Sudeste Região de Andradina

Tudo sobre Sud Mennucci

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
7.355
PIB Total
R$ 226,78 Mi
Per Capita
R$ 30.833,99
Área (km²)
591,300
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

As temperaturas são amenas e a vegetação está em pleno florescimento, tornando as paisagens ainda mais bonitas.

🛡️

Segurança

A cidade é tranquila e possui bons índices de segurança, ideal para um turismo familiar.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Sud Mennucci, uma encantadora cidade situada no interior de São Paulo, cercada pela exuberante Mata Atlântica. Com uma população de 7.355 habitantes, a cidade tem uma rica história ligada à colonização e ao desenvolvimento agrícola. Venha explorar suas raízes e desfrutar de um ambiente natural único!

Principais Atrações

Praça da Matriz

Um local agradável para passeios, com uma bela igreja e área verde, ideal para relaxar e fazer piqueniques.

Laticínio Lalys

Uma fábrica de laticínios que oferece visitas guiadas, onde você pode aprender sobre o processo de produção de queijos e derivados.

Usina do Bicudo

Restos de uma antiga destilaria que se tornaram um ponto de interesse histórico, representando a transformação econômica da região.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica da região?

A agricultura, com destaque para a produção de café, algodão, arroz, e a pecuária.

? Como chegar a Sud Mennucci?

A cidade é acessível por rodovias estaduais que ligam as principais cidades da região.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Sud Mennucci?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Aspectos Históricos:

A história de Sud Mennucci começa por Bandeirantes D’Oeste(atualmente Distrito de Sud Mennucci) Foi naquele território que por volta de 1942, surgiram as duas primeiras casas a margem da Estrada que ligavam Auriflama a Pereira Barreto. Os primeiros habitantes de Sud Mennucci chegaram a cidade no ano de 1943 na Fazenda Bacuri, que na época pertencia ao Município de Pereira Barreto. A caravana era formada por 10 pessoas, entre elas Cícero Castilho Cunha. Eles construíram as primeiras casas na citada Fazenda e outras famílias da região foram chegando para morar e trabalhar nas terras. As primeiras famílias que chegaram a região transformaram terra bruta em plantações de café, algodão, arroz, milho e feijão. Aos poucos essas culturas foram cedendo espaço para formação de pastagem e criação de gado de corte e leite com a implantação do Laticínio Lalys. Em 1980, com a construção de uma Destilaria no município, parte da terra passou a ser usada para produção de álcool e depois açúcar, hoje também energia. Hoje a cana dividi espaço com a agricultura e com a agropecuária.

O nome de Sud Mennucci foi uma homenagem política ao Governo do Estado, ao homem que foi o defensor ferrenho dos direitos dos Professores paulistas e da melhoria da qualidade de ensino do país. O nome ?Pioneiros? não poderia mais ser usado, pois a cidade de Guará no interior de São Paulo tinha um distrito com o mesmo nome Pioneiros antes de Sud Mennucci.

Formação Administrativa:

Através da Lei Estadual nº 233, de 24/12/1948 e 2456, de 30/11/1953, para vigorar respectivamente, em 1949-1953 e 1954-1958, o povoado de Bacuri virou distrito da Comarca de Pereira Barreto, passando a ser chamado Pioneiros. Em 18 fevereiro de 1959 através da Lei Estadual nº 5285 o distrito foi desmembrado do Município de Pereira Barreto vindo a se tornar Município em 10/12/1959.

Fonte: Prefeitura Municipal de Sud Mennucci e IBGE

Autor do Histórico: FLORINDO JACINTO DA SILVA