Sudeste Região de Andradina

Tudo sobre Castilho

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
19.977
PIB Total
R$ 1,39 Bi
Per Capita
R$ 69.494,27
Área (km²)
1.065,800
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

As temperaturas são amenas e a probabilidade de chuvas é baixa, ideal para caminhadas e atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade apresenta uma boa segurança, com um ambiente tranquilo e hospitaleiro para turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Castilho, localizada no interior do estado de São Paulo, é uma cidade que mescla história rica e belezas naturais, estando imersa na Mata Atlântica. Com uma população de cerca de 19.977 habitantes, Castilho se destaca pela sua importância histórica, especialmente ligada à construção da Ferrovia Noroeste do Brasil. A cidade é um convite ao turismo, oferecendo uma experiência única entre cultura e natureza.

Principais Atrações

Estação Alfredo Castilho

Antiga estação ferroviária que marca a história da cidade e serve como ponto de referência cultural.

Parque Ecológico do Vôo Livre

Espaço natural que oferece atividades de ecoturismo e a prática de voo livre.

Igreja Matriz de São José

Uma bela construção que é um símbolo da fé e da cultura local.

Dúvidas Comuns

? Quais atividades posso fazer em Castilho?

Você pode explorar trilhas na Mata Atlântica, visitar pontos históricos e desfrutar de passeios ao longo do rio Paraná.

? Qual é a culinária típica da região?

A culinária local é rica em pratos à base de milho, arroz, feijões e também oferece deliciosas opções de comida típica caipira.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Castilho?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

CASTILHO SÃO PAULO

HISTÓRICO

Em 1934, Armel de Miranda veio para esta região, conseguindo, através da família Ferreira Brito, a doação de um terreno para formar o patrimônio. Outros povoadores aí se fixaram abrindo pequenas lavouras.

Nessa época, chegou à povoação, então conhecida por Vila Cauê, o engenheiro da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, Alfredo Castilho, chefe dos trabalhadores que implantavam a ferrovia na região, ligando os Estados de São Paulo e Mato Grosso, cortando o rio Paraná.

Em 1937, os trilhos já tinham sido implantados, assim como a estação denominada Alfredo Castilho, ao lado da qual se formou a povoação que teve importante função comercial na integração da ferrovia com a navegação do rio Paraná.

Novos contigentes de povoadores vieram se fixar, aumentando o patrimônio e lavouras da região, dedicadas às culturas de algodão, milho, arroz, feijão e amendoim.

Em 1944, a povoação passou a denominar-se Castilho.

A grande fase de desenvolvimento da comunidade iniciou-se somente por volta de 1965 com os serviços de terraplanagem e construção da Usina de Jupiá, atual Engenheiro Souza Dias, integrante do complexo de Urubupungá, inaugurado em 1969. O represamento das águas do rio Paraná evitou as constantes inundações das terras cultivadas, aliando ainda, a irrigação destas, propiciando altas produções agrícolas.

GENTÍLICO: CASTILHENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Castilho, por Decreto-lei nº 14334, de 30 de novembro de 1944, no Município de Andradina com terras desmembradas do Distrito da sede do Município de Andradina.

No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei, para vigorar em 1945-1948, o Distrito de Castilho figura no Município de Andradina.

Assim como no fixado pela Lei Estadual nº 233, de 24-XII-1948 para vigorar em 1949­

53.

Elevado à categoria de Município com a denominação de Castilho, por Lei Estadual nº 2456, de 30 de dezembro de1953, desmembrado de Andradina. Constituído do Distrito Sede. Sua Instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1955.

Fixado o quadro territorial para vigorar no período de 1954-1958, o Município é formado do Distrito Sede. Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1997.

Fonte: IBGE