Sudeste Região de São Mateus

Tudo sobre Jaguaré

Guia completo, dados e turismo em Espírito Santo.

População (2022)
28.931
PIB Total
R$ 963,64 Mi
Per Capita
R$ 33.308,04
Área (km²)
656,400
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

As chuvas são menos frequentes, proporcionando um clima agradável para passeios ao ar livre e exploração das belezas naturais.

🛡️

Segurança

A cidade possui um ambiente tranquilo, com baixo índice de criminalidade, tornando-se um destino seguro para visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Jaguaré, localizado no estado do Espírito Santo, é um município encantador que combina a beleza da Mata Atlântica com uma rica história de colonização. Com uma população de 28.931 habitantes, a cidade destaca-se por suas paisagens naturais e pela cultura dos agricultores que ajudaram a moldar a região.

Principais Atrações

Lagoa de Jaguaré

Uma linda lagoa que oferece vistas deslumbrantes e é ideal para atividades como caminhadas e piqueniques.

Praia do Riacho

Uma praia tranquila e pouco explorada, perfeita para relaxar e apreciar o pôr do sol.

Igreja Matriz de Jaguaré

Um ponto histórico e cultural, a igreja é um marco da cidade e representa a arquitetura local.

Dúvidas Comuns

? Quais são as principais atividades ao ar livre em Jaguaré?

As principais atividades incluem caminhadas na Mata Atlântica, passeios de barco na lagoa e relaxamento nas praias locais.

? Qual a melhor forma de chegar a Jaguaré?

A cidade pode ser acessada de carro pela BR-101, que liga diversas localidades no Espírito Santo.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Jaguaré?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Jaguaré

Espírito Santo - ES

Histórico

Á procura de terras férteis e devolutas, em 06-1946, chegava à região que hoje compreende o município de Jaguaré, procedente de Jaciguá, município de Cachoeiro de Itapemirim uma caravana composta de 14 agricultores e representante do Governo do Estado, Sr. Bértolo Malacarne, que vinha com a responsabilidade de organizar e coordenara colonização daquela área pertencente ao município de São Mateus.

Inicialmente esses agricultores fixaram-se no ponto chamado Ponte do Rio Barra Seca. Dali partiam para a colonização daquela região. A exploração agrícola e extração da madeira foram fatores decisivos no processo de desenvolvimento da região.

A povoação fundada pelos primeiros colonizadores recebeu a denominação de Lagoa de Jaguaré, nome de um capim que existia em abundância na época. Com o tempo, a lagoa foi desaparecendo, e o povoado passou a ser denominado Jaguaré.

Em 13-10-1981, a lei estadual nº 3445 criou o município de jaguaré, com território desmembrado do município de São Mateus. Sua instalação deu-se a 31-01-1983.

Gentílico: jaguarense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Jaguaré, pela lei estadual nº 1951, de 13-01-1964, subordinado ao município de São Mateus.

Em divisão territorial datada de 31-12-1968, distrito figura no município de São Mateus.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-01-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jaguaré, pela lei estadual nº 3445, de 13-10-1981, desmembrado de São Mateus. Sede no antigo distrito de Jaguaré. Constituído de 2 distritos: Jaguaré e Barra Seca. Desmembrado de São Mateus. Instalado em 31-01-1983.

Em divisão territorial datada de 15-08-1988, município é constituído de 2 distritos: Jaguaré e Barra Seca.

Pela lei estadual nº 241, de 23-04-1992, é criado o distrito de Nossa Senhora de Fátima e anexado ao município de Jaguaré.

Em divisão territorial datada de 15-07-1999, o município é constituído de 3 distritos: Jaguaré, Barra Seca e Nossa Senhora de Fátima.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE