Sudeste Região de Linhares

Tudo sobre Rio Bananal

Guia completo, dados e turismo em Espírito Santo.

População (2022)
19.274
PIB Total
R$ 525,68 Mi
Per Capita
R$ 27.274,15
Área (km²)
645,500
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

Durante o mês de maio, as temperaturas são amenas e há menos chuvas, o que permite explorar as belezas naturais e as atividades ao ar livre com conforto.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, com baixo índice de criminalidade, proporcionando tranquilidade para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo ao Rio Bananal, um charmoso município no Espírito Santo, rico em história e natureza. Localizado na exuberante Mata Atlântica, Rio Bananal oferece um ambiente tranquilo e acolhedor, ideal para quem busca um contato mais próximo com a natureza e a cultura local.

Principais Atrações

Cascata do Rio Bananal

Uma linda cachoeira cercada pela vegetação da Mata Atlântica, perfeita para um banho refrescante e momentos de relaxamento.

Igreja Matriz de São Sebastião

Uma construção histórica que representa a fé e a tradição local, com bela arquitetura e um ambiente sereno.

Parque Natural Municipal do Rio Bananal

Um espaço dedicado à preservação da Mata Atlântica, onde os visitantes podem fazer trilhas e observar a fauna e flora locais.

Dúvidas Comuns

? Qual a população de Rio Bananal?

Rio Bananal possui uma população de aproximadamente 19.274 habitantes.

? Qual é a história da fundação do município?

Rio Bananal foi emancipado em 1979, tendo seus primeiros colonizadores chegado à região em 1929.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Rio Bananal?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Rio Bananal

Espírito Santo - ES

Histórico

A região hoje compreendida pelo município de Rio Bananal, pertenceu , até a data de sua emancipação, em 1979, ao município de Linhares. Por volta de 1929, os primeiros colonizadores, Pedro Ceolin, Pedro Rizzo, Abramo Caliman e Alcides Siqueira Campos, em busca de terras férteis e devo lutas, internaram-se na floresta virgem e, seguindo o curso do rio que chamaram de Rio Bananal, pela existência de alguns pés de banana às suas margens, chegaram à confluência deste rio com o Rio Itapimirim, onde fundaram o núcleo de Santo Antônio do Bananal e iniciaram o cultivo agrícola na região.

Mais tarde, em 1937, outro grupo, formado por Egídio Venturim, Luiz Estringer e João Casagrande, chegando à região fundou o núcleo de São Sebastião do Bananal, que, posteriormente, juntamente com o de Santo Antônio, viria constituir a sede do atual município. O incremento da agricultura e a ação religiosa dos padres Pavonianos, contribuíram, de forma decisiva, para o progresso da região que, em 1949, foi elevada à categoria de distrito, com a denominação de Rio bananal.

Gentílico: ribanense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Rio Bananal, pela lei estadual nº 265, de 22-10-1949, subordinado ao município de Linhares.

Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o distrito de Rio Bananal figura no município de Linhares.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-01-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Rio Bananal, pela lei estadual nº 3293, de 14-09-1979, desmembrado de Linhares. Sede no antigo distrito de Rio Bananal. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1983.

Em divisão territorial datada de 18-08-1988, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 3982, de 27-12-1987, é criado o distrito de São Jorge de Tiradentes e anexado ao município de Rio Bananal.

Em divisão territorial datada de 01-06-1995, o município é constituído de 2 distritos: Rio Bananal e São Jorge de Tiradentes.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE