Norte Região de Miracema do Tocantins

Tudo sobre Tocantínia

Guia completo, dados e turismo em Tocantins.

População (2022)
7.459
PIB Total
R$ 191,37 Mi
Per Capita
R$ 25.656,66
Área (km²)
2.601,600
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

junho

Durante o mês de junho, as temperaturas são amenas e as festas juninas trazem uma rica experiência cultural aos visitantes.

🛡️

Segurança

A cidade é tranquila, mas recomenda-se cuidado básico com objetos pessoais.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Tocantínia é uma pequena cidade situada no estado do Tocantins, com uma rica história que remonta ao século XIX. Fundada por Frei Antônio de Ganges, a cidade se desenvolveu às margens do rio Tocantins e é um exemplo da cultura e tradicições do Cerrado. Localizada em uma região rica em biodiversidade, Tocantínia oferece aos visitantes belezas naturais e uma imersão na cultura local.

Principais Atrações

Parque Estadual do Jalapão

Uma das principais atrações naturais da região, famosa por suas dunas, fervedouros e paisagens deslumbrantes.

Catedral de Tocantínia

Uma belíssima construção que representa a fé da comunidade, com estilo arquitetônico que remete à época colonial.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor maneira de chegar a Tocantínia?

A cidade pode ser acessada por rodovia, a partir de Palmas, com opções de transporte público e taxi.

? Quais atividades ao ar livre posso fazer em Tocantínia?

Você pode explorar trilhas, fazer caminhadas, visitar o Jalapão e aproveitar as belezas naturais da região.

Como Chegar

✈️

Aeroporto de Tocantínia

SWTC
Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Tocantínia?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Histórico: Tocantínia-TO

Histórico

Não se tem conhecimento exato da data em que se iniciou o povoado que deu origem à cidade de Tocantínia, mas é opinião geral em que se pode fixa este acontecimento num dos anos anteriores a 1860.

O capuchinhio italiano, Frei Antônio de Ganges, Fundou naquela época uma catequesepara os índios Cherentes no local próximo à fazenda do Capitão Sebastião Lopes de Almeid, à margem direita do rio Tocantins ea uns cinco quilômetro, aproximadamente, acima da barra do ribeirão Piabanha. Consta ter sido o capitão forçado pelos índios a abandonar sua residência, em virtude de não concordar com as providências do padre,que era as de arregimentar pessoas, a fim de construi sua casa e uma capela. Conhecimentonão não se tem completo a respeito do desenvolvimento do incipiente povoado e mesmo do futuro distrito, que recebeu o nome de Piabanha, por existir próximo ao local do ribeirão Piabanha, muito rico em peixes com este nome.

Sabe-se entretanto, que pouco evoluiu o povoado e após o falecimento do Frei Antonio de Gangas, em 1900, entrou em decadência.

Em 1911, entretanto Piabanha já era sede do distrito, fazendoparte do minucípio de Pedro Afonso.

O distritop teve algum progresso no período áureo do garimpo de ouro e diamante exisrentes no local hoje denominado Lajeado. Isto nos anos de 1936 e 1937, aproximadamente. Recebeu o nome de Tocantínia em 20de janeiro de 1936, e foi elevado à categoria de Município, pela Lei n.º 798, de 07-10-53, sendo instalado solenemente em 1º de janeiro do ano seguinte, passando a constituir-se Têrmo Judiciário da Comarca de Pedro Afonso. Em 01-02-55 foi empossado o primeiro prefeito constitucional, Tarquínio Sardinha

GENTÍLICO: Tocantiniense

ASPECTOS GEOGRÁFICOS

O município está situado na região central do Estado do Tocantins próximo a capital Palmas. Suas terras são banhadas pelos rios Tocantins, a oeste e do Sono, a leste. Outro pequeno córregos, afluentes desses cursos de águas, também banham o território municipal. Limita ao norte com Pedro Afonso; ao sul, com Porto Nacional; a leste com Lizarda; e a oeste com Miracema do Tocantins. As coordenadas geográficas da sede municipal são: 9° 35’ de latitude Sul e 48° 24’ de longitude W.Gr., aproximadamente.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geográfia e Estatística IBGE

Autor do Histórico: MÁXIMO LEVI LEITE GOMES