Sudeste Região de Nova Friburgo

Tudo sobre São Sebastião do Alto

Guia completo, dados e turismo em Rio de Janeiro.

População (2022)
7.750
PIB Total
R$ 241,29 Mi
Per Capita
R$ 31.134,06
Área (km²)
397,900
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

Neste mês, o clima é ameno e agradável, ideal para explorar a natureza e as trilhas da região.

🛡️

Segurança

São Sebastião do Alto é uma cidade tranquila com baixo índice de criminalidade, ideal para visitantes que procuram um lugar seguro para relaxar.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a São Sebastião do Alto, um encantador município no estado do Rio de Janeiro, rodeado pela rica biodiversidade da Mata Atlântica e com um histórico fascinante de garimpo no século XVIII.

Principais Atrações

Trilha da Serra do Brigadeiro

Uma incrível trilha que oferece vistas panorâmicas da Mata Atlântica e é ideal para caminhadas e observação de aves.

Cascata do Rio Grande

Uma bela cachoeira rodeada pela natureza exuberante, perfeita para um piquenique e um banho refrescante.

Igreja Matriz de São Sebastião

Uma construção histórica que representa a cultura local e a religiosidade da comunidade.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a São Sebastião do Alto?

O acesso pode ser feito de carro pela BR-116 ou através de transporte público a partir de cidades vizinhas.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, a cidade conta com pousadas e casas de campo que oferecem conforto e contato direto com a natureza.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em São Sebastião do Alto?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

São Sebastião do Alto

Rio de Janeiro - RJ

Histórico

Na segunda metade do século XVIII a constante procura de ouro atraía levas de garimpeiros para as margens dos córregos auríferos, afluentes dos rios Negro, Macuco e Grande. Daí o desbravamento das terras do atual Município de São Sebastião do Alto, habitadas pelos índios Coroados e Goitacàs.

Entre os anos de 1779 e 1786, Os garimpeiros, chefiados pelo legendário Manoel Henrique, mais conhecido pela alcunha de "Mão de Luva", exploraram clandestinamente os tributários desses rios, provocando enérgicas providências militares, por parte do então Vice-rei D. Luiz de Vasconcelos e Souza.

Foi assim que, a partir de 1786, começaram a afluir à região levas de faiscadores, em busca do precioso metal. Dolorosa surpresa os aguardava, pois verificaram que os filões estavam esgotados. Apesar disso outros garimpeiros surgiram, movidos pela ambição. A grande maioria, porém, logo se dirigiu para outras terras. Restou um reduzido número, já adaptado a novas condições de atividade, particularmente à agricultura.

No relatório do Vice-rei D. Luiz de Vasconcelos e Souza, enviado ao governo de Portugal, datado de 20 de agosto de 1789, encontram-se referências ao Município. A criação do arraial de São Sebastião, elevado a curato em 1852, é atribuída aos remanescentes dos garimpeiros.

A partir daquela época, a localidade prosperou rapidamente, a ponto de ser, dois anos depois elevada à freguesia. Em 1861, foi esta desmembrada do Município de Cantagalo e passou a chamar-se São Sebastião do Alto, subordinada ao de Santa Maria Madalena.

Suas lavouras floresciam, o que em grande parte se devia ao escravo negro. Com o advento da abolição, em 1888, O surto de prosperidade terminou.

Graças aos esforços de seus habitantes, São Sebastião do Alto vem acusando atualmente um novo e promissor surto de desenvolvimento, principalmente no setor pecuário.

Gentílico: altense

Formação Administrativa

Freguesia criada com a denominação de São Sebastião do Alto, pelo decreto provincial nº 802, de 28-09-1855, anexada a vila de São Francisco de Paula.

Elevado à categoria de vila com a denominação de São Sebastião do Alto, pelo decreto nº 194, de 17-04-1891, desmembrado de São Francisco de Paula. Sede na vila de São Sebastião do Alto. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-06-1891.

Pelo decreto estadual nº 1, de 08-05-1892 a vila de São Sebastião do Alto, foi extinta, sendo seu território anexada a vila de São Francisco de Paula. Elevado novamente à categoria de vila com a denominação de São Sebastião do Alto, pela lei estadual nº 33, de 07-12-1892.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila aparece constituído de 2 distritos: São Sebastião do Alto e Valão do Barro. Elevado à condição de cidade com a denominação de São Sebastião do Alto, pela lei estadual nº 2335, de 27-12-1929. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município de São Sebastião do Alto permanece com 2 distritos: São Sebastião do Alto e Valão do Barro. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: São Sebastião do Alto e Valão do Barro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE