Sudeste Região de Campos dos Goytacazes

Tudo sobre São Francisco de Itabapoana

Guia completo, dados e turismo em Rio de Janeiro.

População (2022)
45.059
PIB Total
R$ 1,18 Bi
Per Capita
R$ 26.288,44
Área (km²)
1.122,400
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

dezembro a março

Os meses de verão oferecem temperaturas mais quentes e são ideais para aproveitar as belas praias e a natureza exuberante da região.

🛡️

Segurança

Relativamente seguro, mas como em qualquer lugar, recomenda-se atenção aos pertences.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a São Francisco de Itabapoana, um município encantador no estado do Rio de Janeiro, onde a beleza da Mata Atlântica se encontra com a rica história do Brasil colonial. Com uma população de 45.059 habitantes, este destino oferece uma mistura perfeita de cultura, natureza e tranquilidade.

Principais Atrações

Praia de Guaxindiba

Uma das praias mais conhecidas da região, ideal para banhos e relaxamento sob o sol.

Igreja de São João Batista

Uma igreja histórica que remonta ao século XVII, representando a herança cultural do município.

Dúvidas Comuns

? Quais são as principais atrações turísticas em São Francisco de Itabapoana?

As principais atrações incluem a Praia de Guaxindiba e a Igreja de São João Batista, além de várias trilhas e reservas naturais.

? Como chegar a São Francisco de Itabapoana?

A cidade é acessível de carro pela RJ-197, a partir de Campos dos Goytacazes ou outras cidades vizinhas.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em São Francisco de Itabapoana?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

São Francisco de Itabapoana

Rio de Janeiro - RJ

Histórico

O território do Município de São Francisco de Itabapoana, quando da divisão do Brasil em capitanias hereditárias, passou a integrar a Capitania de São Tomé, ou Paraíba do Sul, concedida em 1536 a Pero Góis da Silveira.

Esse donatário se estabeleceu na área em 1539, escolhendo para implantação do núcleo original o lugar que considerou de solo fértil e abrigado do tempo e dos índios Goitacases, que dominavam a região. Houve um entendimento com os indígenas, possibilitando a primeira plantação de cana-de-açúcar, próxima ao Rio Itabapoana.

Após segregar com os locais, retornou a Portugal, ficando em seu lugar alguns portugueses, até que outra expedição comandada pelo seu filho, Gil de Góis aqui aportou. O plantio de cana cresceu, mas também ele teve um desentendimento com as tribos Coroado ao norte e os Goitacases ao sul, e o cultivo foi abandonado. Em 1630, era fundado o povoado de São João Batista da Paraíba do Sul, atual sede do município de São João da Barra, do qual o sertão sanjoanense tem seu território naturalmente separado, ao sul, pelo Rio Paraíba do Sul.

O cultivo da cana-de-açúcar foi logo introduzido naquela área, mas o aldeamento não conseguiu progredir rapidamente, devido aos ataques constantes dos indígenas. A região só voltou a ser efetivamente ocupada quando bandeirantes ergueram um pouso de tropas na capitania, em torno do qual a população começou a se aglomerar, edificando uma capela dedicada a São João Batista da Barra. O núcleo urbano foi elevado à condição de freguesia em 1644, ocasionando maior fluxo de colonizadores, o que permitiu maior desenvolvimento para a lavoura canavieira.

Na década de 1670, a freguesia teve determinada sua autonomia, recebendo o nome de vila de São João da Praia do Paraíba do Sul. Porém, o município foi anexado à capitania do Espírito Santo em 1753, retornando à Província Fluminense em 1832. No ano de 1995, São Francisco de Itabapoana ganha sua autonomia, desmembrado de São João da Barra, ocupando uma área de 1.117km² tornando-se o segundo maior município do Estado do Rio de Janeiro em extensão territorial.

Gentílico: são-Franciscano

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de São Francisco de Itabapoana, pela lei estadual nº 2379, de 10-01-1995, desmembrado de São João da Barra. Sede na vila de São Francisco de Paula, do distrito de Barra Seca. Constituído de 3 distritos: São Francisco de Itabapoana, Barra Seca e Maniva. Todos desmembrados de São João da Barra. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído de 3 distritos: São Francisco de Itabapoana, Barra Seca e Maniva.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE