Norte Região de Araguatins

Tudo sobre São Bento do Tocantins

Guia completo, dados e turismo em Tocantins.

População (2022)
5.654
PIB Total
R$ 73,59 Mi
Per Capita
R$ 13.015,56
Área (km²)
1.105,900
IDH / Bioma
Cerrado e Amazônia
📅

Quando ir

Abril

Neste mês, as temperaturas são agradáveis e as chuvas são menos frequentes, proporcionando condições ideais para passeios ao ar livre e apreciação das belezas naturais.

🛡️

Segurança

A cidade possui um ambiente seguro para visitantes, com uma sensação de tranquilidade e cordialidade entre os moradores.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

São Bento do Tocantins é uma encantadora cidade localizada em meio ao bioma do Cerrado e Amazônia, com uma rica história que remonta à chegada de pioneiros na década de 1930. Com uma população acolhedora de 5.654 habitantes, a cidade oferece um ambiente tranquilo, ideal para quem busca contato com a natureza e a cultura local.

Principais Atrações

Ribeirão São Bento

Um belo local para relaxar e apreciar a natureza, onde é possível praticar pesca e contemplação do ambiente natural.

Praça Central

O coração da cidade, onde acontecem eventos culturais e sociais, ideal para interagir com os moradores locais.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar em São Bento do Tocantins?

A cidade pode ser acessada de carro pela BR-153, e há opções de transporte rodoviário a partir de cidades vizinhas.

? Existem opções de hospedagem na cidade?

Sim, a cidade conta com pequenas pousadas e casas de hóspedes que oferecem uma estadia agradável aos visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em São Bento do Tocantins?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Em 1936, o lavrador Pedro Paca vindo do Estado do Pará veio fixar residência à margem esquerda do Ribeirão São Bento, no então Município de São Vicente do Araguaia, atual município hoje conhecido com o nome de Araguatins.

Nesse ponto, distante 40 km da sede do Município, além do lavrador Pedro Paca também veio residir neste local o ilustre Professor Manoel Filgueiras e o Farmacêutico Mariano Rocha, todos eles imbuídos do espiríto de progresso, plantando pequenas roças e cuidando também pelo desenvolvimento urbano daquele aglomerado rural que aos poucos começava a se transformar em Povoado.

O solo fértil e a densa mata repleta de mogno, madeira nobre de largo uso nas indústrias do sul do País, fez incrementar o desenvolvimento do Povoado que, devido localizar-se às margens do Ribeirão São Bento, passou a chamar-se Lagoa de São Bento.

Em 1958, foi erguida aide Distrito, com o nome de Distrito de São Bento, do município de Araguatins, vindo a instalar-se em 18/05/1965.

Como Distrito, o primeiro Sub-prefeito foi o cidadão Vanor da Costa Parreão; como Juiz de Paz, Eurico Rodrigues Miranda e como primeiro vereador Antonio Figueira, representando o Distrito de São Bento junto à Câmara Municipal de Araguatins; como Delegado do Municipal de Polícia o 1º a ocupar tal cargo foi Manoel Flandeiro, que exerceu o cargo com dignidade e honestidade.

Os movimentos separatistas começaram a ganhar terreno; o vereador Antonio Figueira lutou à Assembléia Legislativa do Estado de Goiás para conseguir a elevação e emancipação do Povoado, era cedo, faltava promulgar a nossa Constituição do Brasil.

Pela Lei Estadual nº 251/91, de 20/02/1991, o Distrito de São Bento foi desmembrado do Município de Araguatins e elevado à categoria de Município com o nome de São Bento de Tocantins.

Em 03/10/1992, foram realizadas as eleições Municipais; sagrou-se vencedor, Oscar Milhomem Fonseca para Prefeito e Ovídio José da Silva para Vice-Prefeito. Em 01/01/1993, foi instalado no Município e dado posse aos seus primeiros Administradores, cuja Câmara Municipal teve como Presidente João Queiroz Neto.

O primeiro cidadão a nascer neste novo Município foi Jonas Ferreira da Silva.

O Padroeiro do lugar é Bom Jesus da Lapa e os festejos são comemorados no dia 28 de julho a 05 de agosto.

Fonte: Escola Estadual Irmãos Filgueiras, revisão do Secretário Municipal João Paulo Rodrigues Carneiro.

Autor do Histórico: ALDÉRCIO DINIZ GUSMÃO