Sudeste Região de Viçosa

Tudo sobre Pedra do Anta

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
3.311
PIB Total
R$ 57,73 Mi
Per Capita
R$ 17.434,91
Área (km²)
163,400
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

As temperaturas são amenas e as chuvas são menos frequentes, proporcionando uma experiência mais agradável para o turismo.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, com um baixo índice de criminalidade, tornando-a ideal para famílias e turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Pedra do Anta, uma charmosa cidade localizada em Minas Gerais, rodeada pela exuberante Mata Atlântica. Desde seu surgimento em 1829, com o primeiro núcleo de povoamento ao redor de uma capela, a cidade cresceu em história e cultura, oferecendo aos visitantes um passeio por suas tradições e belezas naturais.

Principais Atrações

Igreja de São Sebastião

Uma das principais atrações religiosas da cidade, com arquitetura que remete ao estilo colonial mineiro e uma vista panorâmica das redondezas.

Cascata da Pedra do Anta

Um local perfeito para amantes da natureza, onde é possível relaxar em meio à beleza de quedas d'água e trilhas na mata.

Parque Natural Municipal da Pedra do Anta

Um espaço que preserva a biodiversidade local, ideal para caminhadas, piqueniques e observação de fauna e flora nativas.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Pedra do Anta?

A cidade pode ser acessada de carro pelas estradas que ligam a região ao município de Viçosa e outras cidades próximas.

? Existem opções de hospedagem em Pedra do Anta?

Sim, a cidade oferece diversas opções de pousadas e pequenos hotéis para atender aos turistas.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Pedra do Anta?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

O PRIMEIRO NUCLEO DE POVOAMENTO APARECEU POR VOLTA DE 1829, EM TORNO DE UMA CAPELA, CONFIADA À GUARDA DO PADRE ANGELO DA SILVA PEÇANHA, QUE SE FIRMARA NA REGIÃO, CUIDANDO DA CATEQUESE DOS INDIOS E ASSISTENCIA ESPIRITUAL AOS COLONIZADORES QUE CHEGAVAM AO POVOADO.

A PRIMEIRA DENOMINAÇÃO DO POVOADO FOI ANTA, POIS A REGIÃO PERTENCIA, NA ÉPOCA, AO DISTRITO DE ANTA, DO MUNICÍPIO DE MARIANA.

EM 1843 PERTENCIA À GREGUESIA DE PONTE NOVA, E TINHA COMO PADROEIRO SÃO SEBASTIÃO. FOI ELEVADO À CATEGORIA DE DISTRITO, AINDA, EM 1843, COM O NOME DE SÃO SEBASTIÃO DE PEDRA DO ANTA, PERTENCENDO POLITICAMENTE AO MUNICÍPIO DE VIÇOSA.

PERMANECEU COMO DISTRITO DE VIÇOSA ATÉ 1938, QUANDO PASSOU A CONSTITUIR DISTRITO PERTENCENTE AO RECEM CRIADO MUNICIPIO DE TEIXEIRAS, DESMEMBRADO DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA.

A LEI Nº 2.764 DE 30 DE DEZEMBRO DE 1962, DEU FINALMENTE FOROS DE CIDADE À VILA, EMANCIPANDO POLÍTICA E ADMINISTRATIVAMENTE, PASSANDO A CONSTITUIR O NOVO MUNICÍPIO DE PEDRA DO ANTA.

Fonte: INFORMAÇÕES BÁSICAS MUNICIPAIS.

Autor do Histórico: HELIANA MARIA RIBEIRO DA SILVA ARAÚJO