Sudeste Região de Ubá

Tudo sobre Guiricema

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
7.778
PIB Total
R$ 114,43 Mi
Per Capita
R$ 14.712,14
Área (km²)
293,600
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

O clima é ameno, ideal para passeios ao ar livre e aproveitamento das belezas naturais.

🛡️

Segurança

A cidade é tranquila e considerada segura para turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Guiricema, uma encantadora cidade situada no coração da Mata Atlântica, em Minas Gerais. Com uma população de aproximadamente 7.778 habitantes, Guiricema é rica em história e beleza natural. A cidade foi fundada em 1806 e possui um legado que remonta aos primeiros habitantes, os Índios Puris. Aqui, você encontrará uma mistura única de cultura, natureza e tranquilidade.

Principais Atrações

Fazenda do Furriel

Uma histórica fazenda que remonta à fundação de Guiricema, oferecendo tours sobre a história local e a cultura da região.

Rio Bagres

Um belo rio que oferece oportunidades para pesca e passeios naturais, além de ser um ponto importante na história da cidade.

Parque Natural Municipal

Uma área preservada da Mata Atlântica, ideal para trilhas, caminhadas e contato com a natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atração de Guiricema?

A Fazenda do Furriel é uma das principais atrações, oferecendo uma visão única da história e cultura local.

? É fácil encontrar hospedagem na cidade?

Sim, Guiricema conta com várias opções de pousadas e hospedagens, adequadas para diferentes orçamentos.

? Quais atividades ao ar livre posso fazer em Guiricema?

Os visitantes podem explorar trilhas, desfrutar de passeios pelo Rio Bagres e visitar o Parque Natural Municipal.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Guiricema?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Os primeiros habitantes do atual território de Guiricema foram os Índios Puris, que sofrendo oposição e ataques dos Croatos e Cropós, se dirigiram para as florestas do leste presidiense e se localizaram nas planícies e bacia do Rio Bagres.

Nos fins do século XVIII eram concedidas as primeiras cartas de sesmaria para a região dos Bagres, dando, assim, ao que se deduz, o início da ocupação e desbravamento do lugar.

Entretanto, a fundação de Guiricema verificou-se por volta de 1806, quando o furriel José Lucas Pereira dos Santos, português, transitando pela região, deliberou nela instalar-se com seus familiares e escravos, tal a fertilidade da terra. Construiu uma grande fazenda. Outros foram se fixando por ali, alguns a convite do próprio furriel. Em 1825, sua esposa Tereza Maria de Jesus, adoeceu vindo a falecer no dia 24 de novembro do mesmo ano. Como o Rio Bagres não permitisse o transporte do corpo até o distrito do Presídio, atual Visconde do Rio Branco, devido as enchentes, enterrou-a do lado direito do Rio, em local próximo à sede da fazenda e, no mesmo dia, deliberou construir uma capela, com o fim de transladar os restos da esposa para dentro dela. Delimitou grande parte de suas terras que doou à santa e, que hoje, corresponde o atual perímetro urbano de Guiricema. Em 16 de setembro de 1836, foi obtida a competente autorização regencial, assinada pelo pe. Diogo Antonio Feijó, Regente do Império, para a construção da capela, consagrando Nossa Senhora da Encarnação como Padroeira, tudo conforme desejo do furriel José Lucas. Construída a Capela, por volta de 1838, o então povoado dos Bagres se desenvolveu, vindo a ser elevado a categoria de Paróquia pela lei nº 758, de 02 de maio de 1856, com o nome de Nossa Senhora da Encarnação dos Bagres.

O povoado, primitivamente chamado Bagres, em virtude da grande quantidade de peixes dessa espécie que viviam nas águas do Rio local, teve o topônimo alterado para Guiricema, pela Resolução nº 84, de 20 de novembro de 1895. O novo nome, em Tupi, significa "Grande quantidade de bagres".

O distrito foi criado com a denominação de Bagres, por efeito da Lei provincial nº 1899, datada de 19 de julho de 1872, tendo a Lei estadual nº 2 de 14 de setembro de 1891, confirmado sua criação.

Em virtude da resolução municipal nº 84, de 20 de novembro de 1895, foi-lhe dado o novo topônimo de Guiricema.

Por efeito do Decreto-Lei estadual nº 148. de 17 de dezembro de 1938, criou-se o município de Guiricema, constituido dos distritos de Guiricema e Tuiutinga, desmembrados do município de Visconde do Rio Branco. Guiricema perdeu parte do território do seu distrito-sede para formar, no mesmo município o distrito de Vilas Boas, passando assim, a ser constituido com 3 distritos: Guiricema, Tuiutinga e Vilas Boas.

O município de Guiricema encontra-se subordinado à comarca de Visconde do Rio Branco.

Adjetivo Pátrio: Guiricemense

O município está localizado na Mesorregião: Zona da Mata e na Microrregião: Ubá/MG. Com a área de 290km2, limita-se com os municípios de São Geraldo, Ervália, Miraí, Guidoval e Visconde do Rio Branco.

A altitude da sede municipal(Igreja Matriz Nossa Senhora da Encarnação) é de: 300 metros.

Fonte: Informações básicas(IBGE)

Autor do Histórico: JOSÉ ANTÔNIO FELIPPE