Sudeste Região de Rio de Janeiro

Tudo sobre Mesquita

Guia completo, dados e turismo em Rio de Janeiro.

População (2022)
167.127
PIB Total
R$ 2,62 Bi
Per Capita
R$ 15.672,09
Área (km²)
39,100
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Abril

O clima é ameno e agradável, ideal para explorar a cidade e desfrutar das belezas naturais.

🛡️

Segurança

Mesquita é considerada uma cidade segura, com diversas iniciativas de segurança pública.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Mesquita, localizada no estado do Rio de Janeiro, é uma cidade rica em história e natureza, com uma população de aproximadamente 167.127 habitantes. Inserida no bioma da Mata Atlântica, Mesquita oferece uma combinação única de belezas naturais e um rico passado histórico, que inclui a herança do antigo Engenho da Caxueira e o desenvolvimento em torno das estradas de ferro que moldaram sua identidade.

Principais Atrações

Parque Natural Municipal da Cidade de Mesquita

Um espaço verde que oferece trilhas para caminhadas e uma rica biodiversidade da Mata Atlântica.

Cachoeira dos Macacos

Uma bela cachoeira ideal para relaxar e apreciar a natureza.

Antiga Estação de Trem

Uma histórica estação que reflete a época de crescimento ferroviário da cidade.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de me locomover em Mesquita?

Os transportes públicos são eficientes, mas é recomendável o uso de carros para maior comodidade.

? Mesquita possui opções de hospedagem?

Sim, a cidade conta com várias opções de hotéis e pousadas para todos os orçamentos.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Mesquita?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Mesquita

Rio de Janeiro - RJ

Histórico

Registra a história que o Município de Mesquita é oriundo de terras pertencentes ao atual Município de Nova Iguaçu que, após a sua reestruturação ficou subdividido em 5 distritos, quais sejam: Iguassú, Pilar, Merity, Marapicu e Jacutinga.

Num destes distritos, ficava localizado o Engenho da Caxueira, que ficava às margens do rio de mesmo nome, atual canal Dona Eugênia, ao pé do Maciço de Gericinó. Nos arredores deste engenho, cresceu um arraial para fazer frente à demanda de tropeiros e carroceiros que por ali passavam e abasteciam-se na cachoeira que havia nos arredores.

Com a expansão do sistema ferroviário, foram implantadas várias estações sendo que uma delas ficou localizada no centro do antigo arraial da Cachoeira, o qual logo mudou de nome para Jerônymo de Mesquita e posteriormente simplificado para Mesquita. A observação dos primeiros habitantes resultou na transformação do barro das regiões alagadas em tijolos e telhas, servindo de base para a instalação da Companhia Material de Construção Ludolf & Ludolf, junto à margem direita da estação de Mesquita.

Quanto à margem esquerda, mais precisamente ao longo da rua da Cachoeira, algumas pessoas se estabeleciam, mas o destaque estava no entroncamento das vias que ligavam Cachoeira com a Freguesia de Santo Antônio de Jacutinga (atual Prata), e com Maxambomba (atual Nova Iguaçu), onde cada vez mais pessoas fixavam residência.

O desenvolvimento da região deveu-se à implementação da ferrovia e ao declínio da citricultura, o que permitiu o aparecimento de loteamentos, pondo fim aos grandes vazios resultantes da Fazenda da Caxueira e da Companhia Ludolf & Ludolf. Com a edição da Lei Estadual n.º 3.253, de 25 de setembro de 1999, Mesquita é desmembrado de Nova Iguaçu e instalado em 01 de janeiro de 2001.

Gentílico: mesquitense

Formação Adminstrativa

Distrito criado com a denominação de Mesquita ex-povoado, pela lei estadual nº 1472, de 28-04-1952, subordinado ao município de Nova Iguaçu.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Mesquita permanece no município de Nova Iguaçu. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1997.

Elevado à categoria de município com a denominação de Mesquita, pela lei estadual nº 3253, de 25-09-1999, desmembrado de Nova Iguaçu. Sede no antigo distrito de Mesquita. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-2005.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE