Sudeste Região de Afonso Cláudio - Venda Nova do Imigrante - Santa Maria de Jetibá

Tudo sobre Laranja da Terra

Guia completo, dados e turismo em Espírito Santo.

População (2022)
11.094
PIB Total
R$ 187,69 Mi
Per Capita
R$ 16.917,97
Área (km²)
457,000
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

setembro

O clima é ameno e agradável, ideal para explorar a natureza e realizar atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura e tranquila para visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Laranja da Terra é uma charmosa cidade situada no estado do Espírito Santo, cercada pela exuberante Mata Atlântica. Com uma população de aproximadamente 11.094 habitantes, a cidade abriga uma rica história de imigração germânica, refletida na cultura local e nas tradições. Os primeiros colonos chegaram em busca de melhores condições de vida, trazendo consigo uma herança que se faz presente até hoje.

Principais Atrações

Cascata da Aldeia

Uma linda cachoeira em meio à natureza exuberante, perfeita para um piquenique ou um dia em família.

Igreja de Laranja da Terra

Um belo exemplo da arquitetura religiosa local, com detalhes que remetem à história da imigração alemã.

Parque Natural Municipal

Um espaço verde ideal para caminhadas, observação de fauna e flora, e contato com a natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica de Laranja da Terra?

A principal atividade econômica é a agricultura, com destaque para a produção de frutas, especialmente laranjas.

? Laranja da Terra possui opções de hospedagem?

Sim, a cidade conta com pousadas e hotéis que atendem diferentes perfis de visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Laranja da Terra?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Laranja da Terra

Espírito Santo - ES

Histórico

Por volta do ano de 1900, teve início a imigração de colonos de origem alemã, situados em "terra fria" (Região de Santa Leopoldina) para as regiões de altitude mais baixa (rio Guandu e Santa Joana).

Os imigrantes eram geralmente pessoas jovens, que esperavam encontrar na "terra quente" melhores condições de vida, pois comentava-se que essas terras eram abundantes e férteis, além de bem servidas por rios.

Em 1908, os irmãos Seibel estiveram em Laranja da Terra a fim de conhecer a região. Eles eram descendentes de uma família procedente de Rheinhenssen, Alemanha, que imigrou para a região de Rio Farinha, Santa Leopoldina, em 1864.

Em fevereiro de 1910 instalou-se no local, Wilhelm Seibel, o primeiro colono de origem alemã, que até então morava em Alto Santa Joana. Depois vieram seus irmãos Ernest e Nicolau, Karl, Gustav, Julius e Emil. Assim, com a vinda de uma família inteira, teve início em Laranja da Terra, a colonização de descendentes de origem alemã.

Após os Seibel, vieram para Laranja da Terra, outras famílias de colonos, em sua maioria pomeranos, provenientes de Santa Maria de Jetibá, Jequitibá e outras localidades do Município de Santa Leopoldina. Passados dois anos havia em Laranja da Terra cerca de 40 famílias.

Em junho de 1915, a comunidade luterana inaugura a sua 1ª capela, de construção simples, sem torre nem sino. Consta que nesta época, era proibido por lei, que igrejas protestantes construíssem templos com torres. Em 1929, era então inaugurada a nova igreja, de construção mais sofisticada, com altar, pia batismal, torre e sino. É mais ou menos desta época a construção da Igreja Católica. Existiam, até então, duas casas de comercio e cinco residências. Uma única rua margeava o rio sendo parte da estrada para Sobreiro.

Em 1935, foi feita uma demarcação, situando a rua principal onde hoje está localizada. Por esta época foram instalados o cartório e outros serviços como a coletoria. Não existiam ainda escolas e postos de saúde. As professoras lecionavam em casas cedidas pela comunidade. Alguns anos mais tarde era construída uma escola com três salas separadas.

Gentílico: laranjense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Laranja da Terra, pela lei estadual nº 1012, de 30-10-1915, subordinado ao município de Afonso Cláudio.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Laranja da Terra figura no município de Afonso Cláudio.

Assim permanecendo em divisão territoriais datada de 31-12-1936 e 31-12-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito figura no município de Afonso Cláudio.

Em divisão territorial datada de 1-07-1960, o distrito de Laranja da Terra permanece no município de Afonso Cláudio.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-07-1983 (suplemento).

Elevado à categoria de município com a denominação de Laranja da Terra, pela lei estadual nº 4068, de 06-05-1988, desmembrado de Afonso Cláudio. Sede no antigo distrito de Laranja da Terra. Constituído de 3 distritos: Laranja da Terra, Sobreiro e Joatuba. Desmembrado de Afonso Cláudio. Instalado em 01-01-1989.

Em divissão territorial datada de 1-06-1995, o município é constituído de 3 distritos: Laranja da Terra, Joatuba e Sobreiro.

Pela lei municipal nº 256, de 29-12-1998, é criado o distrito de São Luiz de Miranda e anexado ao município de Laranja da Terra.

Em divisão territorial datada de 15-07-1999, o município é constituído de 4 distritos: Laranja da Terra, Joatuba, São Luiz de Miranda e Sobreiro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE