Nordeste Região de Arapiraca

Tudo sobre Lagoa da Canoa

Guia completo, dados e turismo em Alagoas.

População (2022)
18.457
PIB Total
R$ 273,02 Mi
Per Capita
R$ 14.792,00
Área (km²)
88,500
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Julho

Durante o mês de julho, as temperaturas são mais amenas e há menos chuvas, ideal para explorar a região e desfrutar de suas belezas naturais.

🛡️

Segurança

Lagoa da Canoa é considerada uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, proporcionando segurança aos turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Lagoa da Canoa é um encantador município alagoano com uma rica história e uma bela lagoa que dá nome à cidade. Com um bioma de caatinga, a região combina natureza e cultura, proporcionando uma experiência única aos visitantes.

Principais Atrações

Lagoa da Canoa

Uma lagoa serena que oferece atividades como passeios de canoa e observação da natureza.

Igreja Matriz de Lagoa da Canoa

Um belíssimo exemplo de arquitetura religiosa, importante para a história da cidade.

Dúvidas Comuns

? Quais atividades posso fazer em Lagoa da Canoa?

Além de passeios de canoa, você pode explorar trilhas, conhecer a cultura local e visitar a Igreja Matriz.

? Qual é a melhor forma de chegar a Lagoa da Canoa?

A cidade é acessível de carro e ônibus, estando a aproximadamente 130 km de Maceió.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Lagoa da Canoa?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Lagoa da Canoa Alagoas - AL

Histórico

No local onde foi construída a cidade de Lagoa da Canoa existia apenas uma pequena lagoa. Em 1842, dois casais chegaram à região, construíram casas e começaram a plantar e a criar gado. Parte daí a colonização do município.

Outras famílias, anos depois, também começaram a construir no local - já conhecido como Lagoa da Canoa - cujo nome originou-se do fato dos antigos moradores pescarem de canoa na lagoa da região. Os pioneiros na colonização foram José Barbosa, Francisco José Santana e a família Maurício. Quando Arapiraca tornou-se município, Lagoa da Canoa passou a ser um povoado, mas com grande importância no contexto político, econômico e social. Servia como ponto de apoio na estrada que ligava Arapiraca a Traipu e Girau do Ponciano. Além disso, as fazendas de café geravam emprego e renda.

Com a emancipação, Lagoa da Canoa revigorou sua importância econômica. Foi transformada em município autônomo em 28 de agosto de 1962. Do trabalho para a independência participaram José Pereira Lúcio, José Leite, José Ramos Barbosa, José Emiliano de Almeida, Mauro Vieira e outros.

A cidade se transforma para receber os visitantes que prestigiam suas festas. As de maior concentração popular são as que comemoram a Emancipação Política do município (28 de agosto) e a que a população rende homenagens à sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro).

Gentílico: canoense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Traipú o distrito de Lagoa da Canoa.

Pelo decreto estadual nº 2435, de 30-11-1938, o distrito de Lagoa da Canoa deixa de pertencer ao município de Traipú para ser anexado ao município de Arapiraca.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Lagoa da Canoa, figura no município de Arapiraca.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado á categoria de município com a denominação de Lagoa da Canoa, pela lei estadual nº 2472, de 28-08-1962, desmembrado de Arapiraca. Sede no antigo distrito de Lagoa da Canoa. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-01-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital

Pelo decreto estadual nº 2435, de 30-11-1938, transfere o distrito de Lagoa da Canoa do município de Traipu para o de Arapiraca.

Fonte: IBGE