Nordeste Região de São Miguel dos Campos

Tudo sobre Campo Alegre

Guia completo, dados e turismo em Alagoas.

População (2022)
32.106
PIB Total
R$ 734,65 Mi
Per Capita
R$ 22.881,95
Área (km²)
295,100
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

junho

No mês de junho, as temperaturas são amenas e ocorrem festividades juninas, que celebram a cultura local com muita música e comidas típicas.

🛡️

Segurança

Campo Alegre é uma cidade pacata, com baixo índice de criminalidade, o que proporciona um ambiente seguro para turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Campo Alegre, localizado no estado de Alagoas, é uma encantadora cidade que mescla história e natureza, situada no coração da Mata Atlântica. Com uma população de 32.106 habitantes, a cidade oferece um ambiente tranquilo e uma rica herança cultural, sendo um destino perfeito para quem busca contato com a natureza e vivência de aspectos históricos. Com sua fundação ligada a eventos históricos do século XVIII, Campo Alegre se destaca por sua diversidade e potencial turístico.

Principais Atrações

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Uma bela igreja histórica, símbolo da cidade, com uma arquitetura que remete à época colonial e que é um ponto de encontro da população local.

Caminhos da Natureza

Um espaço natural com trilhas, lagoas e áreas verdes, perfeito para caminhadas e piqueniques em meio à Mata Atlântica.

2º Distrito de Mosquito

Parte da história da colonização da cidade, lugar onde se pode observar as belezas naturais e aprender sobre a cultura local.

Dúvidas Comuns

? Quais são os principais eventos que acontecem em Campo Alegre?

Os principais eventos incluem as festividades juninas, que ocorrem em junho, e a festa de Nossa Senhora da Conceição em dezembro.

? Como chegar em Campo Alegre?

Campo Alegre está acessível por rodovias, com ligação a principais cidades da região. O transporte público também é uma opção viável.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Campo Alegre?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Campo Alegre Alagoas - AL

Histórico

Sabe-se que, em fins do Século XVIII, o cacique de uma tribo açona, habitante da região de Porto Real do Colégio, raptou Ana Margarida de Barros, filha de rico proprietário português, que atravessou o rio São Francisco, fugindo da seca que assolava Sergipe. Ana Margarida e o cacique passaram a residir em Salomé (hoje Sebastião) tendo, mais tarde, se casado em Penedo. Dessa união, nasceu Antônio de Barros que, alguns anos depois, chegou ao local onde hoje se ergue a sede do Município de Campo Alegre. No lugar chamado Mosquito de Cima, próximo ao engenho Mosquito, situado em Mosquito de Baixo, comprou pequeno rancho de sapé e cabeças de gado. O fato é considerado como o primeiro passo para a colonização.

Segundo documentos encontrados, já em 1870, falava-se do Distrito de Mosquito, pertencendo a São Miguel dos Campos. O Cartório do Registro Civil data de 1908. Uns missionários que passaram pelo lugarejo deixaram aí uma imagem de Bom Jesus dos Aflitos, Padroeira da Cidade. A toponímia foi mudada pelo Padre Júlio de Albuquerque que, escrevendo a um amigo afirmou: "Isto aqui é "Campo Alegre", pelo fato do povoado ter sido edificado em um Chapadão de onde se vislumbrava belo panorama.

Gentílico: campo-alegrense

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de São Miguel de Campos o distrito de Campo Alegre do Mosquito.

Em divisão administrativa referente ao ano 1933, o distrito de Campo alegre não aparece .

Em divisão territorial datada de 31-XII-1936, o distrito se denomina simplesmente Campo Alegre e figura no município de São Miguel de Campos.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1937, o município aparece grafado São Miguel dos Campos.

Pelo decreto-lei estadual nº 2909, de 30-12-1943, o distrito de Campo Alegre passou a denominar-se Mosquito.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Mosquito ex-Campo Alegre, figura no município de São Miguel dos Campos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Mosquito, figura no município de São Miguel dos Campos.

Pela lei nº 1637, de 05-08-1952, o distrito de Mosquito, voltou a denominar-se Campo Alegre.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Campo Alegre ex-Mosquito, figura no município São Miguel dos Campos.

Elevado à categoria de município coma denominação de Campo Alegre, pela lei estadual nº 2086, de 26-12-1957, desmembrado de São Miguel dos Campos. Sede no antigo distrito de Campo Alegre. Constituído do distrito sede.

Pelo acórdão de superior tribunal federal, de 18-08-1958, (representação nº 358), é extinto o município de Campo Alegre, sendo seu território anexado ao município de São Miguel dos Campos, como simples distrito.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Campo Alegre, pela lei estadual nº 2241, de 08-06-1960, desmembrado de São Miguel dos Campos. Sede no antigo distrito de Campo Alegre. Constituído do distrito sede. Instalado em 16-06-1960.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais

Campo Alegre do Mosquito para simplesmente Campo Alegre alterado, em divisão de1936.Campo Alegre para Mosquito alterado, pelo decreto-lei estadual nº 2909, de 30-03-1943.Mosquito para Campo Alegre alterado, pela lei estadual nº 1637, de 05-08-1952.

Fonte: IBGE