Sudeste Região de Rio de Janeiro

Tudo sobre Japeri

Guia completo, dados e turismo em Rio de Janeiro.

População (2022)
96.289
PIB Total
R$ 1,53 Bi
Per Capita
R$ 15.891,79
Área (km²)
81,900
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Abril

O clima é ameno e há menos chuvas, perfeito para explorar os pontos turísticos ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada tranquila, mas recomenda-se atenção às áreas mais movimentadas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Japeri, um município localizado no estado do Rio de Janeiro, conhecido por suas belezas naturais e rica história cultural. Com uma população de aproximadamente 96.289 habitantes, Japeri é cercada pela exuberante Mata Atlântica e tem raízes que remontam ao século XVIII, oferecendo uma experiência única para os visitantes.

Principais Atrações

Praça de Japeri

Um espaço público agradável para caminhadas e eventos culturais, cercado por árvores e cânions.

Igreja de São Benedito

Uma igreja histórica que representa a fé e a cultura local, atraindo visitantes pela sua arquitetura.

Parque Natural de Japeri

Uma área de preservação da Mata Atlântica com trilhas para caminhadas e oportunidades para observação de aves.

Dúvidas Comuns

? Quais são as atividades mais populares em Japeri?

Os visitantes costumam desfrutar de caminhadas na natureza, visitas a igrejas históricas e eventos culturais na Praça de Japeri.

? É fácil se locomover em Japeri?

Sim, a cidade possui boas opções de transporte público, e algumas áreas podem ser exploradas a pé.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Japeri?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Japeri

Rio de Janeiro - RJ

Histórico

Japeri emancipou-se na década de 1980 do Município de Nova Iguaçu. Durante o seu processo de formação sempre esteve sob influência direta da cidade do Rio de Janeiro e de outros municípios da Região Metropolitana, da qual faz parte. A palavra Japeri é de origem indígena e denominava uma planta semelhante ao junco, que flutuava nos pântanos da região, a qual os índios chamavam yaperi. Esta denominação substituiu o nome de Belém, dado à localidade pelos bandeirantes paulistas responsáveis por sua ocupação, que permaneceram em seu território por quase dois séculos.

Contudo, não existiam tribos indígenas assentadas em Belém, quando se deu sua fundação. Os silvícolas que por aqui passavam eram de tribos Itaguaís, que habitavam as terras às margens do Rio Guandu, onde se acha hoje o município de Itaguaí.

A história de Japeri tem início em 1743, quando de sua fundação, como Morgado de Belém. Posteriormente, o Marquês de São João Marcos deu à localidade grande desenvolvimento. Além de incentivar a lavoura, montou vários engenhos de açúcar, construiu inúmeras casas, erigiu a Igreja do Menino de Deus de Belém, inaugurou a primeira escola e, em 1872, criou um teatro. Ainda por influência do marquês, foi construída a Estrada de Ferro D. Pedro II, cuja estação foi inaugurada em 8 de dezembro de 1858.

A devastação impiedosa de suas matas trouxe como resultado funesto a obstrução dos rios e o seu conseqüente extravasamento motivou a formação de pântanos, onde os miasmas e os mosquitos tornavam a região praticamente inabitável. As terras foram abandonadas e cobriram-se de vegetação inútil, própria de pantanais.

No ano de 1951, a antiga Belém passa a constituir, juntamente com Engenheiro Pedreira, o 6º distrito de Nova Iguaçu, Japeri. Por haver, em um só distrito, duas localidades distintas, foram criadas as Administrações Regionais de Engenheiro Pedreira e de Japeri. Por estarem politicamente constituídas em um único distrito, surgiram os primeiros movimentos emancipatórios. Um plebiscito em 30 de junho de 1991, com a finalidade de obter a emancipação político-administrativa de distrito, resultou na criação do Município de Japeri, constituído pelas localidades de Japeri, Engenheiro Pedreira, Jaceruba e Rio D’Ouro.

Gentílico: japeriense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Japeri, pela lei estadual nº.1472, de 28-04-1952. Sede no povoado de Japeri desmembrado do distrito de Belford Roxo, subordinado ao município de Nova Iguaçu.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o distrito de Japeri permanece no município de Nova Iguaçu.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Japeri, pela lei estadual nº.1902, de 02-12-1991, desmembrado de Nova Iguaçu. Sede no antigo distrito de Japeri. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE