Norte Região de Colinas do Tocantins

Tudo sobre Itacajá

Guia completo, dados e turismo em Tocantins.

População (2022)
6.819
PIB Total
R$ 186,26 Mi
Per Capita
R$ 27.314,86
Área (km²)
3.051,400
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

junho

O clima é mais ameno e as chuvas são raras, tornando as atividades ao ar livre mais agradáveis.

🛡️

Segurança

O nível de segurança em Itacajá é considerado médio, com uma atmosfera tranquila, mas recomenda-se precauções habituais de viagem.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Itacajá, localizado na Mesorregião Oriental do Tocantins, é uma cidade rica em história e natureza, sendo um destino perfeito para quem busca se conectar com as raízes culturais e a beleza do Cerrado. Fundada por Pr. Francisco Colares em 1938, a cidade tem suas origens ligadas ao atendimento dos índios Kraôs e ao desenvolvimento educacional da região. Com uma população de aproximadamente 6.819 habitantes, Itacajá oferece um ambiente acolhedor e histórias fascinantes que encantam os visitantes.

Principais Atrações

Cachoeira do Cajá

Uma linda cachoeira situada próximo ao rio Manoel Alves Pequeno, ideal para banho e recreação.

Igreja Batista de Itacajá

Construção histórica que remete à fundação do município, local de eventos religiosos e culturais.

Praça Central

Espaço público onde ocorrem festividades e feiras, rodeada de árvores e com bancos para descanso.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade turística em Itacajá?

A principal atividade turística é a visita à Cachoeira do Cajá, onde os visitantes podem desfrutar da natureza e praticar atividades aquáticas.

? É seguro caminhar à noite em Itacajá?

Recomenda-se precaução ao caminhar à noite, evitando áreas isoladas e sempre optando por locais mais movimentados.

? Quais são as opções de hospedagem em Itacajá?

As opções de hospedagem incluem pousadas simples e algumas opções de aluguel local, adequadas para diferentes faixas de preço.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Itacajá?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

O município de Itacajá está localizado na Mesorregião Oriental do Tocantins, na Microrregião do Jalapão, com altitude de 196 metros.

A fundação de Itacajá deveu-se aos esforços do missionário batista, Pr. Francisco Colares que ali se radicara em 1938 para evangelizar os Índios Kraôs, que constituíam a maioria dos habitantes da região. Tendo, porém, em vista a necessidade dos sertanejos fundou-se uma escola e um orfanato.

Esta região era antes de 1.938, a sede do 4º distrito fiscal logo após a margem direita do rio Manoel Alves Pequeno (cerca de 20 km abaixo). A vinda do Pastor Francisco Colares para a região, atraiu logo um pequeno grupo de pessoas residentes da circunvizinhança, que formou a vila de Itacajá. A denominação Itacajá é derivada de parte da língua Tupi-Guarani, ITA = pedra; CAJÁ = nome da cachoeira que há acima do porto principal do Rio Manoel Alves Pequeno, CAJÁ é também um fruto do cajazeiro, árvore da família das anacardiáceas, abundante na região na época da povoação.

Inicialmente era conhecida como Porto do Vau, essa denominação deve-se à existência de uma passagem no rio Manoel Alves Pequeno, que dá vau durante os meses de seca na região. Em outubro de 1.938, com interferência do seu fundador, foi instalado o distrito, sendo nomeado para exercer o cargo de subprefeito o Sr. Francisco Colares. Criada pela lei estadual de número 891 de 12/11/1953 Itacajá foi fundada tornando-se um grande município, sua instalação se deu em 01/01/1954.

O primeiro prefeito municipal da cidade foi o Sr. João Borges de Almeida, (falecido em 1997), que recebeu nomeação interina do governador do Estado de Goiás, Pedro Ludovico Teixeira. Em 03/10/1954 houve eleições para Prefeitura Municipal e Câmara Municipal, tendo sido eleito do Sr. João Nolêto Rodrigues com mais sete vereadores.

Situado entre as coordenadas 8° 23’ 30? de latitude Sul e 47° 46’ 06? de longitude Oeste, Itacajá possui clima tropical, com temperatura média entre 30° e 35° graus.

Sua principal fonte de renda é a pecuária. Mas em regime de "plantation" são cultivadas as diversas variedades de milho, arroz, feijão, mandioca etc. Além do comércio varejista, a cidade dispõe de serrarias, olarias, usina para beneficiamento de arroz etc.

Por força dos seus recursos naturais e do modo cativante dos seus habitantes, além de aprazível a cidade é aconchegante. Não raro, tem-se ouvido elogiosos comentários a seu respeito.

A festa religiosa da cidade é em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da Paróquia.

Fonte: Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: ERILDO VICENTE DE OLIVEIRA