Norte Região de Paraíso do Tocantins

Tudo sobre Cristalândia

Guia completo, dados e turismo em Tocantins.

População (2022)
6.371
PIB Total
R$ 177,29 Mi
Per Capita
R$ 27.828,28
Área (km²)
1.848,200
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

junho

Junho é o mês ideal para visitar Cristalândia, pois as temperaturas são mais amenas e as chuvas são menos frequentes, facilitando a exploração dos pontos turísticos e atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Cristalândia é considerada uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, tornando-se um destino seguro para os turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Cristalândia, localizada no coração do Cerrado brasileiro, é uma cidade rica em história e belezas naturais. Com uma população de 6.371 habitantes, a cidade se destaca pelo seu passado de exploração e a descoberta de cristais que atraiu os primeiros colonizadores nos anos 30. Além disso, a localidade oferece um ambiente ideal para quem busca aventura e contato com a natureza.

Principais Atrações

Cataratas do Cristal

Uma bela formação natural onde a água desce em quedas impressionantes entre os cristais de rocha.

Museu Histórico de Cristalândia

Museu que conta a história da cidade e da descoberta dos cristais, com diversas exposições e acervos.

Parque Natural do Cerrado

Área preservada que oferece trilhas e contato direto com a fauna e flora do Cerrado, ideal para caminhadas e passeios.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atração de Cristalândia?

As Cataratas do Cristal são a principal atração, oferecendo paisagens deslumbrantes e um ambiente perfeito para fotos.

? Cristalândia tem opções de hospedagem?

Sim, a cidade oferece pousadas e hotéis que variam em preço e conforto, atendendo a diferentes públicos.

Como Chegar

✈️

Aeroporto de Santa Isabel do Morro

SWIY
Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Cristalândia?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

HISTÓRICO MUNICÍPIO DE CRISTALÂNDIA

As primeiras incursões pelo território onde está situada a cidade de Cristalândia deram-se em 1939.

Benedito Pereira e Antônio Caetano de Meneses, passando um dia em exploração e caçada ao mesmo tempo pelos arredores e local onde hoje existe a cidade de Pium, já informados da existência de ouro e de cristal de rocha na mesma região, foram surpreendidos com pedaços de cristal na superfície da terra. Colhendo diversas amostras do produto encontrado, resolveram, diante da afloração muito abundante, explorar a região. Para tanto, muniram-se de ferramentas mais ou menos apropriadas e abriram diversas catas.

Daquelas perfurações obtiveram resultados satisfatórios, o cristal foi encontrado em grande quantidade e em pequena profundidade.

A deficiência de transporte, a zona desabitada, infestada pelos índios e pelas feras, a falta de gêneros de primeira necessidade para a manutenção dos exploradores, contribuíram para que eles levantassem acampamentos à procura de recursos, seguindo em demanda da vizinha cidade de Peixe. Naquela cidade procuraram a José Dias, de nacionalidade Uruguaia, era dado a mecânico, com pequena oficina para consertos de máquinas, etc. Inteligente com longa prática na vida, avaliou logo o valor de descoberta. Guardou a preciosa carga e organizou uma pequena bandeira, composta de alguns homens de sua confiança, voltanto às margens do ribeirão Piaus. Com poucos dias de trabalho já haviam conseguido extrair uma abastada partida. Voltaram a cidade de Peixe e resolveram ir a Anápolis expor à venda o produto da exploração. Naquela cidade quase ninguém se interessou pela aquisição do precioso mineral, o preço encontrado era irrisório. O Sr. Geraldo Scarpellini, que depois se tornou um dos mais importantes compradores de cristal e que naquela época residia na mesma cidade, comprou a partida por preço insignificante, procurou encorajá-los e, depois chegava a Peixe em um carro, de passagem para Piaus, levando ferros, víveres, medicamentos, etc. Outros carros foram levados com o mesmo fim e à custa de grandes sacrifícios e trabalhos, lutando contra a própria terra, conseguiram alcançar a meta desejada.

Meses depois os exploradores iniciaram as estradas rumo ao sul, em demanda de novas jazidas. Surgiu então o povoado de Itaporá, às margens do ribeirão do mesmo nome. Itaporé (do tupi: Ita=pedra; Porá=branca), isto é, Pedra Branca, cognominado leitosos, primeiros sinais de existência de cristais de rocha.

Em fins de 1943, foram construida as primeiras barracas no local, onde está edificada a cidade de Cristalândia, pertencentes uma ao senhor Pedro Ferreira Braz e a outra ao senhor Veincravel Reis.

Em 1948, o novo povoado, com a denominação de Chapada, foi elevado à categoria de Vila, por ato do então Prefeito de Porto Nacional, Antônio José de Oliveira; decorreram-se os anos; em meados de 1953, por força da Lei Estadual nº 742 de 23/06/1953, passava a gozar dos foros de cidade, já agora com a denominação de Cristalândia, nome escolhido pelos seus habitantes, em virtude da grande quantidade de cristal existente no seu subsolo. Em novembro do mesmo ano, por força da Lei Municipal nº 188 de 10/11/1953, foi criado o distrito de Dueré.

Em meados de 1955, o Município tomou parte no conclave "CONGRESSO NACIONAL DOS MUNICÍPOS NORTE GOIANO", realizado na cidade de Porto Nacional, onde tomaram parte diversas autoridades, inclusive o Sr. Pelópidas Barros, Prefeito Municipal de Cristalândia.

Em 26 de abril de 1956, o Papa Pio XII, cria a Prelazia de Cristalândia pela Bula "Ne quid filiis", com o território desmembrado das supressas Prelazias de Sant’Ana da Ilha do Bananal. Foi confiada pela Santa Sé aos cuidados da Ordem dos Frades Menores. O 1º Bispo - prelado foi Dom Jaime Antônio Shuck, OFM, natural de Pensilvânia, USA, sagrado em 24/02/59.

Cristalândia, 1970

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL/IBGE

Autor do Histórico: MARIA FRANCISCA PEREIRA DOS SANTOS PAOLINI