Norte Região de Guaraí

Tudo sobre Colméia

Guia completo, dados e turismo em Tocantins.

População (2022)
8.941
PIB Total
R$ 182,80 Mi
Per Capita
R$ 20.444,69
Área (km²)
990,700
IDH / Bioma
Cerrado e Amazônia
📅

Quando ir

Julho

É o mês mais seco e tem temperaturas agradáveis, favorecendo a prática de atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Colméia é considerada uma cidade tranquila, com baixas taxas de criminalidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Colméia, um encantador município situado na interseção do Cerrado e da Amazônia, no Estado do Tocantins. Com uma população de 8.941 habitantes, este local se destaca pela sua rica história e belezas naturais, proporcionando uma experiência única para os visitantes.

Principais Atrações

Praça Central de Colméia

Um espaço agradável para lazer e encontros, cercado por restaurantes e lojinhas locais, ideal para conhecer a cultura da cidade.

Estrada da Chapada do Marimbondo

Local onde se deu a fundação de Colméia, com vistas espetaculares da região e um trajeto que revela a rica flora local.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica de Colméia?

A principal atividade econômica é a agricultura, destacando-se nas culturas de soja e milho.

? Existem opções de hospedagem em Colméia?

Sim, a cidade oferece algumas opções de pousadas e hotéis que atendem aos visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Colméia?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

O Município de Colméia está localizado na Mesorregião Ocidental do Tocantins e Microrregião de Miracema, com coordenadas geográficas: 08°43?46? de latitude, 48°45?53? de longitude e altitude de 362m, integrando a 6ª Região Administrativa do Estado. Devido à grande necessidade de transportes o Prefeito Municipal de Araguacema, o Sr. Longuinho Vieira Júnior, resolveu construir uma estrada ligando Couto Magalhães a Guaraí. Chegando à localidade denominada Chapada do Marimbondo, edificou um barracão coberto de zinco, onde começou uma pequena loja, deixando o morador José Ribeiro de Souza para cuidar da mesma e disse: "Aqui iremos formar uma cidade".

Pelo favorecimento da estrada, foram chegando novos moradores com fins comerciais e sociais. Tendo alguns protestantes já radicados na localidade, acharam por bem dar ao lugarejo o nome de Colméia, isto devido à abundância de abelhas que havia na região e por abrigar migradores de diferentes paragens. Aos poucos foram surgindo mais casas comerciais, igrejas e pequenas indústrias, período este em que foi criado o ex-município de Pequizeiro, tendo como 1º prefeito o Sr. João Bezerra de Souza, em 1965.

Por volta de 1966 já havia na localidade a 1ª escola municipal e desse período para cá o progresso de Colméia foi instantâneo, trazendo as condições mínimas para ser Distrito já em 1968, quando a Câmara de Vereadores de Pequizeiro aprovou a Lei que criava o Distrito de Colméia. Já na condição de Distrito Colméia, com a ajuda do Governo Dr. Otávio Lage de Siqueira, foi construído o 1º Colégio Estadual e também a rodovia existente até os dias atuais, a TO-376. Em 1969 foi eleito o 2º prefeito de Pequizeiro, Sr. Abendigá Máximo Rodrigues, que governou de Janeiro de 1971 a Janeiro de 1973, conseguindo também, realizar algumas obras públicas.

Foram prefeitos: Sr. Celso Lacerda Barros, eleito em 1972, que governou até janeiro de 1976, passando o cargo para Antônio Paulino da Silva, eleito em 1976 com o mandato de 4 anos, tendo sido prorrogado por mais 2 anos, sendo que em seu mandato, e observando o grande desenvolvimento do Distrito de Colméia, resolve, juntamente com Câmara Municipal, transferir a sede do Município de Pequizeiro para Colméia. O Município passa a denominar-se Colméia pelos efeitos da Lei nº 8.809, de 14 de maio de 1980, que efetivou a transferência.

Da elevação à categoria de Município até os dias atuais foram eleitos prefeitos de Pequizeiro e Colméia os seguintes senhores: de 1965 a 1968 - João Bezerra de Souza - Pequizeiro, de 1968 a 1971 - Abendigá Máximo Rodrigues - Pequizeiro, de 1971 a 1976 - Celso Lacerda Barros - Pequizeiro, de 1977 a 1982 - Antonio Paulino da Silva - Pequizeiro/ Colméia, de 1983 a 1988 - Antônio Pesconi, de 1989 a 1992 - Jades Mariano Barbosa.

A festa de Padroeiro, Senhor Bom Jesus, é celebrada anualmente a 6 de agosto, embora não seja ainda sede de Paróquia. A cidade está a 237 Km de Palmas e a 1.087 Km de Brasília.

Fonte: Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: ERILDO VICENTE DE OLIVEIRA