Norte Região de Dianópolis

Tudo sobre Arraias

Guia completo, dados e turismo em Tocantins.

População (2022)
10.287
PIB Total
R$ 223,31 Mi
Per Capita
R$ 21.707,98
Área (km²)
5.786,900
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

junho

Esse mês é ideal para visitar Arraias devido ao clima ameno e à festa do tradicional Arraias Folia, que atrai turistas e celebra as raízes culturais da cidade.

🛡️

Segurança

Arraias é geralmente segura, mas é sempre bom estar atento aos pertences e evitar áreas isoladas à noite.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Arraias, uma charmosa cidade situada no estado do Tocantins, é um lugar com rica história e belezas naturais do bioma Cerrado. Com uma população de 10.287 habitantes, a cidade remonta ao período do garimpo no século XVIII, quando escravos em fuga estabeleceram um arraial na região conhecido como Chapada dos Negros.

Principais Atrações

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

Uma bela igreja que representa a história e a cultura religiosa de Arraias, com arquitetura colonial e um ambiente tranquilo.

Cascata do Roncador

Uma magnífica cachoeira localizada nas proximidades, ideal para quem busca contato com a natureza e momentos de lazer.

Museu Histórico de Arraias

Um pequeno museu que preserva a história local, com exposições sobre o garimpo e a colonização da região.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor maneira de chegar a Arraias?

A melhor maneira é de carro, pela BR-153 e depois pela TO-255, que conecta as principais cidades da região.

? Quais são as opções de hospedagem em Arraias?

Existem pousadas e hotéis com boas opções de acomodação, além de algumas casas de veraneio na área rural.

? O que posso fazer em Arraias além de visitar pontos turísticos?

Você pode participar de festas locais, degustar a culinária típica do Cerrado e explorar trilhas e cachoeiras na região.

Como Chegar

✈️

Aeroporto de Arraias

SWRA
Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Arraias?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Arraias

Tocantins - TO

Histórico

Com a descoberta do ouro na região, escravos em fuga, provenientes de São Paulo e da Bahia, refugiaram-se no lugar que passou a ser conhecido como Chapada dos Negros, dando origem ao arraial da Chapada dos Negros. O garimpo da chapada dos Negros era tão rico que, em 1740, Dom Luís de Mascarenhas, o governador da capitania de São Paulo, veio pessoalmente ao arraial e tomou posse dos veios auríferos. Com auxílio do capitão Felipe Antônio Cardoso, filho de Arraias, e com ajuda também dos escravos, mudou o arraial para outro local, distante três quilômetros onde hoje se localiza a cidade. Juntamente com Domingos Pires, definiu um traçado das ruas e fundou o arraial de Nossa Senhora dos Remédios de Arraias.

Ainda no século XVIII, procurando resguardar sua arrecadação aqui na Capitania de Goiás, a Coroa de Portugal instalou postos de fiscalização e arrecadação dos tributos incidentes sobre animais em trânsito de uma capitania para outra. Assim como os "registros" fiscalizavam o ouro, as "contagens" eram especializadas na tributação de gado e outros animais. Contudo, fiscalizavam e arrecadavam outros tributos de quem por ali passasse. A expressão "contagem" foi usada pela primeira vez em Minas Gerais para designar o posto de fiscalização do Ribeirão das Abóboras, que deu origem à atual cidade de Contagem, naquele Estado. Entretanto, foi em Goiás que existiram em maior quantidade. Seus servidores eram os "contageiros". Em 1798, a Rainha D. Maria I determinou a extinção desse cargo, que foi unificado com o cargo de "fiel de registro". Arraias também teve seu posto de contagem denominado "Contagem de Arraias", que foi mencionado em 1812 pelo Padre Luís Antônio da Silva e Sousa.

Gentílico: arraiano

Formação Administrativa

Em 16 de agosto de 1807, o arraial de Nossa Senhora dos Remédios de Arraias foi elevado à condição de Julgado, que, em 18 de março de 1809, foi citado no Alvará de D. João VI criando a Comarca do Norte em 1º de abril de 1833, foi elevada à categoria de vila, instalada em 3 de fevereiro de 1834.

Em meados do século XIX, Arraias perdeu a condição de vila, passando a pertencer a Cavalcante e depois a Monte Alegre de Goiás. Em 31 de julho de 1861, readquiriu a condição de vila, desmembrando-se de Monte Alegre, que voltou a ser povoado agora subordinado a Arraias.

Em 1º de agosto de 1914, Arraias foi elevada à categoria de "cidade", instalada em 19 de setembro do mesmo ano.

Fonte: Prefeitura Municipal de Arraias (TO); Halum, César Hanna. Municípios tocantinenses - suas origens, seus nomes. Palmas: Provisão, 2008.

Autor do Histórico: FERNANDO CÉZAR RODRIGUES PÓVOA