Sul Região de Campo Mourão

Tudo sobre Altamira do Paraná

Guia completo, dados e turismo em Paraná.

População (2022)
3.590
PIB Total
R$ 96,22 Mi
Per Capita
R$ 26.801,67
Área (km²)
386,900
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Setembro

O clima é ameno e as chuvas são escassas, proporcionando melhores condições para atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Moderado, com áreas tranquilas e segurança comunitária.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Altamira do Paraná, um encantador município situado no coração da Mata Atlântica, com uma população de 3.590 habitantes. Conhecida por seus belos cenários naturais e rica história, Altamira do Paraná oferece uma experiência única para os amantes da natureza e da cultura local. O seu nome, que deriva do latim e do tupi, reflete a beleza e singularidade deste lugar. Descubra o que esse destino tem a oferecer!

Principais Atrações

Cascata da Esperança

Uma linda cachoeira rodeada pela vegetação exuberante da Mata Atlântica, ideal para caminhadas e piqueniques.

Praça Central

O coração da cidade, onde ocorrem eventos culturais e feiras, repleta de árvores e bancos para relaxar.

Museu Histórico de Altamira

Um espaço dedicado a preservar a história e cultura local, com exposições sobre a fundação do município.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade turística em Altamira do Paraná?

As atividades ao ar livre, como trilhas e visitas às cachoeiras, são as principais atrações.

? A cidade é segura para turistas?

Sim, a cidade é considerada moderadamente segura, mas é sempre bom estar atento aos cuidados gerais.

? Qual é a gastronomia local?

A região oferece pratos típicos da culinária paranaense, com destaque para as carnes grelhadas e a produção local de queijos.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Altamira do Paraná?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

ALTAMIRA DO PARANÁ

Etimologia - Altamira - Topônimo português e paraense. É palavra formada pelos termos "Alta" e "mira". O termo "Alta" é feminino substantivado do adjetivo "alto", que provém do latim "altus", designando a parte mais elevada de um ponto, região ou cidade, excelso . O termo "mira" origina-se do latim "mirare", que significa cravar a vista em, fitar os olhos em, divisar, alcançar, enxergar.

do - Contração da preposição "de" (posse), com o artigo masculino "o".

Paraná - Origina-se do guarani "Pa’ra", (Pará)...mar + "nã (anã)"...semelhante: semelhante ao mar, rio grande igual ao mar, parente do mar. (FF, AN). Segundo Gonçalves Dias, o termo vem do tupi, "pará-nã", significando rio veloz.

Origem Histórica - A região que abrange o território do município de Altamira do Paraná era um grande vazio demográfico ocupado esparsamente por famílias que se dedicavam ao extrativismo vegetal, primeiramente a erva-mate, depois a madeira. Formou-se então uma pequena povoação, no interior do imenso município de Guarapuava. Em 1943, com a criação do município de Pitanga, o núcleo passou a ter nova sede administrativa, pertencendo à jurisdição do município recém criado.

Através da Lei Estadual º 4.784, de 20 de novembro de 1963, o povoado de Altamira foi elevado à categoria de distrito administrativo, integrando o município de Palmital. Em 27 de abril de 1982, pela Lei Estadual º 7.571, sancionada pelo governador Ney Braga, foi criado o município de Altamira do Paraná, instalado em 1º de fevereiro de 1983.

A denominação Altamira foi dada por consenso da diretoria da Companhia de Colonização e Desenvolvimento -CODAL, numa homenagem à cidade de Altamira do Estado do Pará, em 1962. A CODAL adquiriu área de terras e procedeu ao levantamento topográfico da região já parcialmente habitada, cortou e mediu o sítio urbano em lotes e os colocou à venda, procedendo da mesma forma com a zona rural, aproveitando-se da febre colonizadora que assolava o Paraná no começo dos anos sessenta, do século XX. Município com características econômicas baseada na agropecuária destacando-se a pecuária de corte e leite e, principalmente, a cultura do algodão entre outras.

Fonte:

Autor do Histórico: HELENA JOSÉ DA SILVA DE OLIVEIRA