Nordeste Região de São Benedito - Ipu - Guaraciaba do Norte - Tianguá

Tudo sobre Viçosa do Ceará

Guia completo, dados e turismo em Ceará.

População (2022)
59.712
PIB Total
R$ 603,32 Mi
Per Capita
R$ 10.103,85
Área (km²)
1.311,600
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

maio

Neste mês, as temperaturas são amenas e ocorrem belas festividades locais, além de ser o período mais verde, devido às chuvas.

🛡️

Segurança

A cidade é tranquila, com baixos índices de criminalidade, sendo ideal para passeios em família.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Viçosa do Ceará, situada na Serra da Ibiapaba, é um tesouro do Ceará, conhecida por sua rica história e bela natureza. Com uma população de 59.712 habitantes, a cidade encanta com sua cultura e tradições que remontam aos tempos dos índios Tabajaras e da colonização portuguesa. É um destino ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

Principais Atrações

Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante

Uma bela construção que remonta ao século XVIII, representando a fé e a cultura local.

Cascata do Urubu

Uma incrível cascata em meio à natureza exuberante da caatinga, perfeita para um dia de picnic e contemplação.

Museu Histórico de Viçosa

Museu que abriga objetos e documentos que contam a história da cidade e da região.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Viçosa do Ceará?

A cidade pode ser acessada por meio de rodovias, saindo das principais cidades do Ceará, como Fortaleza, através da CE-040.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Viçosa do Ceará conta com diversas pousadas e hotéis que atendem a diferentes orçamentos e preferências.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Viçosa do Ceará?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

VIÇOSA DO CEARÁ - CE

Historico

Viçosa do Ceará é o primeiro município criado na Serra da Ibiapaba, inicialmente habitada por índios Tabajaras pertencentes ao ramo Tupi, anacé, arariú e croatá do ramo Tapuia. Viçosa foi antiga aldeia de índios dirigida por padres da Companhia de Jesus. Foi desbravada ao findar o século XVI, quando do contato dos índios com os franceses, vindos do Maranhão entre 1590 e 1604, data em que foram expulsos por Pero Coelho de Sousa, quando este fazia tentativas de colonização portuguesa no Ceará.

Carta Régia de 1735 encarregou os jesuítas da direção das aldéias de índios do Ceará. Figurando entre elas a da ibiapaba, origem do atual município.

Em cumprimento à ordem, datada de 14 de setembro de 1758, do governo português, ao ouvidor de Pernambuco, para seqüestrar os bens dos jesuítas e elevar a vila ou lugares as aldeias de índios que fossem retiradas à administração daqueles religiosos, a aldeia da ibiapaba, em 1759, foi ereta em vila, com o nome de vila Viçosa Real da América, cuja instalação se verificou a 7 de junho do mesmo ano " no largo da matriz de Nossa Senhora da Assunção, defronte das casas que interinamente hão de servir de passos do conselho, e na presença de todo povo convocado a toque de sino". A criação do distrito, em outra fonte, é atribuída a provisão de 1759.

Em 1882, a Vila Viçosa da América, aprovado o projeto apresentado pelo deputado provincial Lamartine Nogueira, elevou-se a categoria de cidade com o topônio simplificado para Viçosa.

No ano seguinte ao de sua elevação, aboliu-se a escravidão do município em 29 de setembro.

Acontecimento de suma importância para a vila local seria, quase ao findar do século XIX, a inauguração do telégrafo,( 1894), cujo primeiro operador foi José Gomes Serqueira.

A partir de 30 de dezembro de 1943 o município passou a denominar-se Viçosa do Ceará ( Dec. Lei N° 1.114).

História Religiosa:

A história religiosa de Viçosa do Ceará inicia com a chegada dos jesuítas Luís Figueira e Francisco Pinto, Provindos de Pernambuco no ano de 1607. Anos depois em 1656, Pe. Antônio Ribeiro e Pedro Pedrosa Fundam a missão jesuítica, missão fortalecida, em 1660, com a visita de Pe. Antônio Vieira.

Em 1700 os jesuítas, em pleno trabalho de catequese com os indígenas, construíram a magnífica igreja de N. S. da Assunção. Em 18 de maio de 1759, a missão foi encerrada com a expulsão dos jesuítas pelo marquês de Pompal.

Para eleminar totalmente a influência jesuítica, foi criada no 07 de julho de 1759 a paróquia, que foi entregue aos padres diocesanos.

Pontos Turísticos:

Igreja do Céu:Ponto mais alto da cidade com uma capela dedicada a Nossa Senhora das Vitórias. No alto do templo surge a imagem do Cristo Redentor. O Pólo Turístico dispõe de restaurante, telefone público, centro de convenções, biblioteca, banheiros, área de estacionamento, palco para shows, calçadão e boxes para venda de artesanato e as delícias da culinária local. Para chegar ao local a escolha fica a critério do turista, de carro ou a pé pelos 334 degraus que dão acesso ao santuário.

Divisão Administrativa em 2007

Viçisa do Ceará (sede), General Tiburcio, Lambedouro, Manhoso,Padre Vieira ,Passagem da Onça, Quatiguaba

Fonte:

Autor do Histórico: JOSÉ DA SILVA NASCIMENTO