Nordeste Região de Arapiraca

Tudo sobre Traipu

Guia completo, dados e turismo em Alagoas.

População (2022)
23.565
PIB Total
R$ 296,95 Mi
Per Capita
R$ 12.601,32
Área (km²)
698,000
IDH / Bioma
Caatinga e Mata Atlântica
📅

Quando ir

junho

Durante o mês de junho, a cidade celebra festividades juninas, oferecendo uma rica experiência cultural e gastronômica.

🛡️

Segurança

Traipu é considerada uma cidade tranquila, com um nível de segurança razoável para os turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Traipu, Alagoas! Com uma população de 23.565 habitantes, Traipu é uma cidade que reúne a beleza dos biomas da Caatinga e da Mata Atlântica. Com uma rica história que remonta ao século XVII, seu nome é associado a diversas lendas, como 'muito peixe' ou 'olho d'água do monte'. A cidade, que tem como gentilico 'traipusense' ou 'traipuense', é um destino encantador para quem busca cultura e natureza.

Principais Atrações

Praça Central de Traipu

Um espaço agradável para relaxar e apreciar a arquitetura local, frequentemente utilizado para eventos e feiras.

Rio Traipu

Ideal para passeios de barco e pesca, o rio é um convite para os amantes da natureza.

Igreja Matriz de Traipu

Uma bela construção histórica que representa a herança cultural da cidade.

Caminho da Fé

Uma trilha que oferece vistas espetaculares da paisagem natural da região e é perfeita para caminhadas.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época para visitar Traipu?

A melhor época para visitar Traipu é em junho, durante as festividades juninas.

? O que fazer em Traipu?

Em Traipu, você pode explorar a Praça Central, visitar o Rio Traipu, conhecer a Igreja Matriz e recorrer ao Caminho da Fé.

? Como é a segurança em Traipu?

Traipu é considerada uma cidade tranquila, com bom nível de segurança para os turistas.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Traipu?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Traipu Alagoas - AL

Histórico

O significado do nome Traipu tem dus versões: segundo uns, quer dizer "muito Peixe", segundo outros, "olho d’água do monte". Conta-se que Pedro Gomes, mestre de campo, instituiu um morgado para seus descendentes nos fins do século XVII, dando-lhe o nome de Porto da Folha. O local começou a ter desenvolvimento e constituiu-se em um povoado com o mesmo nome. Posteriormente passou a chamar-se Traipu, em razão de se achar o povoado muito perto da barra do rio do mesmo nome.

Em 1835, foi criada a Vila com o nome de Porto da Folha e, em 1870, recebeu oficialmente, a denominação de traipu. Por ocasião da emancipação, Traipu desvinculou-se dos Distritos de Mata Grande, Santana do Ipanema, Batalha, São Brás e Girau do Ponciano.

Gentílico: traipusense ou traipuense

Formação Administrativa

Distrito criado com denominação de Porto da Folha, pela lei provincial nº 960, de 18-071885. Elevado à categoria de vila com a denominação de Porto da Folha, pela Resolução Provincial nº 19, de 29-04-1835, desmembrado de Penedo. Instalado em 02-08-1838. Pela lei provincial nº 516, de 30-04-1870, a vila de Porto da Folia passou a denominar-se Traipú. Elevado à condição de cidade e sede municipal com a denominação de Traipu, pela lei estadual nº 14, de 16-05-1892. Pela lei estadual nº 34, de 30-05-1893, o município de Traipu adquiriu a extinta vila de Belo Monte como simples distrito. Pela lei nº 82, de 20-07-1895, desmembra do município de Traipu o distrito de Belo Monte. Elevado à categoria de município. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 3 distritos: Traipu, Belo Horizonte e Lagoa da Canoa.

Pelo decreto-lei estadual nº 2435, de 30-11-1938, é criado o distrito de Mucambo e anexado ao município de Traipu. Sob o mesmo decreto o município adquiriu o distrito de São Brás, do município de Arapiraca e perdeu o distrito de Lagoa da Canoa para o município de Arapiraca.

Pelo decreto-lei estadual nº 2909, de 30-12-1943, o distrito de Belo Horizonte passou a denomina-se Ponciano e o distrito de Mucambo a denominar-se Feira Grande. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 5 distritos: Traipu, Belo Horizonte, Belo Monte, Feira Grande ex-Mucambo e São Brás.

Por Ato das Disposições Constitucionais Transitórias de 09-07-1947, desmembra do município de Traipu o distrito de Belo Monte. Elevado à categoria de município. Sob a mesma lei desmembra do município de Traipu os distritos de São Brás e Feira Grande, para formar o novo município de São Brás.

Pela lei estadual nº 2101, de 15-07-1958, desmembra do município de Traipu o distrito de

Ponciano. Elevado à categoria de município com a denominação de Girau do Ponciano. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal

Porto da Folha para Traipu alterado, pela lei provincial nº 516, de 30-04-1870.

Fonte: IBGE