Sudeste Região de Manhuaçu

Tudo sobre Taparuba

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
3.387
PIB Total
R$ 49,07 Mi
Per Capita
R$ 14.487,75
Área (km²)
193,100
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Abril

É o início da temporada de chuvas na região, proporcionando paisagens verdes e agradáveis temperaturas.

🛡️

Segurança

Taparuba é uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade e um ambiente seguro para turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Taparuba, um encantador município de Minas Gerais, localizado na rica Mata Atlântica. Com uma população de 3.387 habitantes, a cidade é um refúgio de tranquilidade, história e natureza. Taparuba possui um passado fascinante que remonta ao século XIX, quando a construção da capela de São José deu início à formação do povoado. Hoje, oferece uma combinação única de cultura, tradição e belezas naturais.

Principais Atrações

Capela de São José

Construída em 1881, esta capela é o marco histórico da cidade, com belos vitrais e um ambiente sereno que atrai visitantes e fiéis.

Cachoeira do Córrego do Ouro

Uma linda cachoeira cercada pela vegetação da Mata Atlântica, ideal para um dia de lazer em contato com a natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual é a forma mais comum de transporte até Taparuba?

A forma mais comum é de carro, através da BR-262, que liga Taparuba a cidades vizinhas.

? O que levar ao visitar Taparuba?

Recomenda-se levar roupa leve, sapatos confortáveis para caminhada, protetor solar e uma câmera para fotos das belezas naturais.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Taparuba?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Taparuba

Minas Gerais - MG

Histórico

Com o expansionismo das bandeiras e a criação de arraiais como a da Vila José Pedro, atual Ipanema, muitas famílias migraram em busca de estabelecimento econômico e social. A região onde se encontra o município de Taparuba teve seu início em função da ocupação de familiares dos mesmos desbravadores da cidade de Ipanema, os senhores Severino Alves Pereira e José Rodrigues Teodoro, e organização de pequenas lavouras agrícolas ao redor de córregos vizinhos a atual cidade.

O marco da construção fora a iniciativa de erguer uma capela em 1881 para consolidar a instalação do povoado e facilitar a ida a cultos, em função da distâncias das terras dos posseiros da sede do arraial do Rio José Pedro. O terreno para a construção foi doado pelo Sr. Gabriel Rodrigues. E com a ajuda de muitas pessoas, foi erguida a capela de São José, sendo a primeira missa celebrada pelo Padre Crespo. A iniciativa de construção da capela foi o marco fundador do povoado que desde então passou a se chamar São José da Ponte Nova. Este nome foi dado em função do povoado ser dividido pelo Rio José Pedro, necessitando de uma ponte para o encontro dos dois lados do arraial.

Com o crescimento do pequeno comércio local, o estabelecimento de algumas casas e a construção da primeira escola, no início do século XX o então arraial da Ponte Nova ganhou espaço em meio a política local e se tornou distrito de Manhuaçu, no ano de 1911. O nome do distrito vinha apresentando problemas aos moradores do município em função do extravio de correspondência para o também distrito Ponte Nova, já existente, e não agradava os moradores em função de seu tamanho. Em consulta a um indígena da região, descobriu-se que para os antigos moradores Ponte significava ?tapa? e Nova significava ?ruba?. A junção das duas palavras indígenas deu origem ao novo nome do distrito, que fora acatado em Lei no dia 07 de setembro de 1923, com a presença do pároco local e do primeiro prefeito do município de Ipanema.

Gentílico:

Formação Administrativa

Fonte: Prefeitura Municipal de Taparuba (MG)

Autor do Histórico: MARIA LÚCIA DE ANDRADE NOGUEIRA