Nordeste Região de Arapiraca

Tudo sobre Tanque d’Arca

Guia completo, dados e turismo em Alagoas.

População (2022)
5.796
PIB Total
R$ 92,16 Mi
Per Capita
R$ 15.899,93
Área (km²)
129,500
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Setembro

O clima é ameno e as festividades locais atraem visitantes, permitindo experiências culturais únicas.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para visitantes, mas é sempre recomendável estar atento aos pertences pessoais.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Tanque d'Arca, uma charmosa cidade localizada no coração da Mata Atlântica em Alagoas. Com uma população acolhedora de 5.796 habitantes, este município é rico em história e tradições, oferecendo uma incrível combinação de beleza natural e cultura local.

Principais Atrações

Oitizeiro Histórico

Um antigo oitizeiro que é um marco da cidade e remete à origem do nome Tanque d'Arca. É um local encantador para relaxar e apreciar a natureza.

Sítio Carrapato

Um patrimônio histórico que remete às primeiras famílias que habitaram a região, ideal para explorar a história local.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época para visitar Tanque d'Arca?

Setembro é considerado o melhor mês devido ao clima ameno e às festividades.

? Quais são as principais atrações da cidade?

As atrações incluem o Oitizeiro Histórico e o Sítio Carrapato, ambos repletos de história e beleza natural.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Tanque d’Arca?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Tanque D’Arca

Alagoas

Histórico

O atual município de Tanque D`Arca originalmente era uma mata virgem e antes da colonização havia apenas uma picada neste mata, o único caminho a Palmeira dos Índios e Anadia. No local onde hoje se localiza a cidade, havia em tanque de água natural sob a sombra de um oitizeiro.

Contam os moradores antigos que uma arca com muitos e variados objetos foi deixado por um grupo de ciganos ? após um grande período de acampamento ? exatamente à sombra do oitizeiro, despertando a curiosidade da população local. Esse fato marcou o cotidiano dos moradores, que, a partir dele, decidiram modificar o nome da localidade para Tanque D` Arca.

As primeiras famílias que habitaram a região eram originárias de Pernambuco e entre elas destacavam-se as de Manoel Vitorino, Manoel Barbosa e João Alemão, que lideravam as instalações. Os primeiros locais a serem habitados foram as terras onde hoje estão o sítio Carrapato e as ruas José Garcez e Hernani Almeida, onde foram construídas as casas dos novos moradores. Com o crescimento populacional no local, iniciou-se a monocultura da cana-de-açúcar na região. O povoado se desenvolveu rapidamente e logo foram construídos armazéns para a compra de cereais e instalado um descaroçador de algodão.

O território que pertencia a Anadia só foi desmembrado em 1962, através da Lei nº 2507, mas sua instalação oficial só ocorreu no ano seguinte.

Hoje, Tanque D` Arca tem se destacado como o mais novo pólo do cultivo de flores como as bromélias, vendidas em grande quantidade. Seus principais festejos são a festa da emancipação e a da padroeira, Nossa Senhora Mãe do Povo.

SITUAÇÃO: Microrregião de Palmeira dos Índios. Limites com Belém, Anadia, Maribondo e Mar Vermelho. Situa-se 280 metros acima do nível da mar. Coordenadas Geográficas 9º 32’10" de latitude sul e 36º 25’37" de longitude W. Gr.

CLIMA: Temperado. Máxima de 30º e mínima de 24º.

ÁREA: 155,97 Km².

Fonte: IBGE