Sudeste Região de Ubá

Tudo sobre Tabuleiro

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
4.014
PIB Total
R$ 65,73 Mi
Per Capita
R$ 16.375,44
Área (km²)
211,100
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Setembro

O clima é ameno e a festa de São Miguel acontece no dia 29, atraindo visitantes para celebrações culturais e religiosas.

🛡️

Segurança

Tabuleiro é uma cidade pacata e segura, ideal para viajantes em busca de tranquilidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Tabuleiro, uma encantadora cidade do estado de Minas Gerais, cercada pela exuberância da Mata Atlântica e rica em história! Com uma população de aproximadamente 4.014 habitantes, Tabuleiro oferece um mergulho na cultura mineira, desde suas tradições até sua gastronomia.

Principais Atrações

Igreja Senhor Bom Jesus da Cana Verde

Uma bela igreja histórica que é o coração espiritual da cidade, com arquitetura colonial encantadora.

Caminho dos Tropeiros

Uma trilha histórica que conta a trajetória dos tropeiros que passavam pela região, ideal para caminhadas e reflexões.

Praça da Matriz

Um ótimo local para relaxar e apreciar a natureza, com muitos bancos e áreas verdes.

Dúvidas Comuns

? Quais são as principais festividades de Tabuleiro?

A principal festividade é a festa de São Miguel, celebrada no final de setembro, com celebrações religiosas e culturais.

? Como chegar a Tabuleiro?

Tabuleiro pode ser acessada por estrada, partindo de cidades próximas como Ubá e Muriaé, através de ônibus ou carro.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Tabuleiro?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Tabuleiro

Minas Gerais - MG

Histórico

Assim como outros municípios da Zona da Mata, a região onde se localiza o município de Tabuleiro teve como seus primeiros habitantes índios das tribos Croatos e Cropós. Na segunda metade do século XVIII, Por volta de 1767, o Padre José Manoel de Jesus Maria inicia o processo de catequese dos índios na então freguesia do Mártir São Manoel dos Rios Pomba e Peixe dos Índios Croatos e Cropós, sendo que 74 anos depois, pela lei provincial de 7 de abril de 1841, foi criado o curato do Senhor Bom Jesus da Cana Verde no local onde hoje funciona a própria sede da prefeitura municipal de Tabuleiro.

Tudo indica que a origem do nome de Tabuleiro remete ao modo como viajantes tropeiros e mascates denominavam a região, pois, quando por ali passavam, eram recebidos pelos moradores vendendo doces, pães, bolos e alimentos diversos em tabuleiros de madeira que eram colocados nas janelas das casas.

Tabuleiro, assim como outros municípios da região, viveu sob a hegemonia de uma pratica política comum na época; o patriarcalismo. Figuras como João Floriano, Oscavo Gonzaga Prata e Alcebíades Mendes Ferreira, grandes fazendeiros, exerceram grande influência política e econômica na região na segunda metade do século XIX e início do século XX..

Uma das primeiras casas da região é o sitio Campo Belo Vendinha que possui esse nome em alusão a um pequeno mercadinho que funcionava na proximidade do sitio e foi construída entre 1890 e 1891 pelo fazendeiro Francisco Ferreira Ramos. Originariamente o atual sítio possuía 96 alqueires e produzia e comercializava essencialmente café. O município alias, destacou-se na produção de café e segundo o jornal Tribuna do Tabuleiro era comum tropas de burros trazendo sacas de café das fazendas distantes e dos carros de bois que entravam cantando nas ruas de Tabuleiro. (Oliveira, s/n)

Destaca-se no município a figura histórica do padre e político Geraldo Cândido de Paiva que empreendeu mudanças na paróquia, incentivando teatro e música e as festas religiosas (...) edificou as capelas de Santa Rita (Botafogo), Nossa Senhora (Igrejinha do Acácio), bem como a Capela de Nossa Senhora do Rosário, localizada na praça de mesmo nome.

Há ainda dentro do município a comunidade rural do Botafogo que, segundo a secretaria de cultura do município Luzia Andresa Paz e Silva, são remanescentes de quilombolas e encerram um grande patrimônio cultural do município.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Taboleiro, pela lei provincial nº 1275, de 02-01-1866, e lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Pomba.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Taboleiro figura no município de Pomba.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pela lei nº 336, de 27-12-1948, o município de Pomba teve sua denominação alterada para Rio Pomba.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Taboleiro figura no município de Rio Pomba (ex-Pomba).

Elevado á categoria de município com a denominação de Tabuleiro, pela lei nº 1039, de 12-12-1953, desmembrado de Rio Pomba. Sede no atual distrito de Tabuleiro (ex-Taboleiro). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-901-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Retificação de grafia

Taboleiro para Tabuleiro, alterada pela lei nº 1039, de 12-12-1953.

Fonte: Prefeitura Municipal