Nordeste Região de Picos

Tudo sobre São José do Piauí

Guia completo, dados e turismo em Piauí.

População (2022)
6.597
PIB Total
R$ 68,08 Mi
Per Capita
R$ 10.319,08
Área (km²)
364,900
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Junho

Durante o mês de junho, a cidade celebra as festividades juninas, proporcionando uma experiência cultural rica e animada, além de um clima ameno.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, com um ambiente tranquilo propício para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a São José do Piauí, um encantador município do estado do Piauí, onde a rica história e a beleza natural da caatinga se encontram. Com uma população de 6.597 habitantes, São José do Piauí é um destino ideal para quem busca tranquilidade e um mergulho na cultura local.

Principais Atrações

Igreja Matriz de São José

Um patrimônio histórico de grande importância, a igreja apresenta uma bela arquitetura e abriga diversas celebrações religiosas e festividades locais.

Largo São José

Praça central da cidade, ideal para passeios à tarde e convivência com os moradores locais. Local onde Antonio Pedro Bezerra iniciou o comércio da região.

Dúvidas Comuns

? Qual a principal atividade econômica de São José do Piauí?

A economia da cidade é predominantemente voltada para a agropecuária, com ênfase na criação de gado.

? Como chegar em São José do Piauí?

A cidade pode ser acessada por meio de rodovias estaduais, estando próxima a Picos, que é um importante centro regional.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em São José do Piauí?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

São José do Piauí

Piauí - PI

Histórico

A origem do município de São José do Piauí-PI iniciou-se no mesmo contexto de quase todas as povoações piauienses. Em 1900 esta região chamada de Baixões, já pertencia ao município de Picos. Em 1910, a família Borges Leal administrava uma fazenda de gado nas Várzeas de Picos, que foi ramificando por todo o município.

Onde é hoje São José do Piauí existia a fazenda Monte Alegre — Núcleo de criação de gado. Sendo assim o município se originou das fazendas de criação de gado. O Sr. Antonio Pedro Bezerra, foi o primeiro comerciante da região, ele comercializava: querosene, sal, potassa e outras coisas importantes da época. O Sr. Antonio Pedro Bezerra era proprietário de uma gleba situada exatamente onde hoje é o Largo São José e redondezas, suas terras na maioria foram loteada pelo mesmo para o povo, pois tinha interesse que esse lugar se desenvolvesse. E assim começou a construção de casinhas feitas de taipa. E o lugar ficou conhecido como Tapera

O Sr. Antonio Pedro Bezerra, com recursos próprios, construiu uma Capela e dois padres trouxeram uma imagem do santo ″São José″, e colocaram na capela, estava formada a base do futuro povoado, que foi batizado com o nome de ″São José da Tapera″. Na década de 40, o progresso da região, era um desejo ardente nos corações te todos que aqui viviam. Outro grande comerciante desta terra foi o Sr. Firmino Inácio Bezerra, que muito fez para o desenvolvimento deste município, pois com recursos próprios abril a primeira estrada carroçal, ligando o Povoado São José do da Tapera a Ipiranga do Piauí.

Com o crescimento do Povoado a Capela até então construída estava ficando pequena, com essa necessidade começaram então um árduo e prazeroso trabalho na construção da Igreja com a participação voluntária do Povoado. E em 31 de janeiro do ano de 1945 a então sonhada Igreja estava pronta. Os Padres José Inácio de Jesus Madeira e Joaquim Rufino dava assistência religiosa no Povoado de seis em seis meses.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de São José do Piauí, pela Lei Estadual nº 2562, de 19-12-1963, desmembrado do município de Picos.

Sede no atual distrito de São José do Piauí (ex-povoado de São José).

Constituído do distrito sede. Instalado em 12-12-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1981, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: www.cnm.org.br