Sudeste Região de Teófilo Otoni

Tudo sobre São José do Divino

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
3.464
PIB Total
R$ 53,05 Mi
Per Capita
R$ 15.313,51
Área (km²)
328,700
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

Neste mês, o clima é ameno e as chuvas são menos frequentes, proporcionando ótimas condições para explorar a cidade e suas belezas naturais.

🛡️

Segurança

São José do Divino é considerada uma cidade segura, com baixa criminalidade e um ambiente tranquilo para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

São José do Divino é uma charmosa cidade no interior de Minas Gerais, com uma população de aproximadamente 3.464 habitantes. Situada em meio à rica vegetação da Mata Atlântica, a cidade tem um histórico fascinante que remonta a 1932 quando foi fundada pelo Capitão Messias Gonçalves. Com uma atmosfera pacata e acolhedora, é o local perfeito para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

Principais Atrações

Capela de São José

Uma capela histórica construída por Dornélio Martins, que representa a fé e a tradição local, celebrando as origens da cidade.

Córrego do Divino

Um belo córrego que margeia a cidade, ideal para caminhadas em meio à natureza e momentos de relaxamento.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica de São José do Divino?

A principal atividade econômica é a agricultura, com cultivo de produtos como café e hortaliças, além do comércio local.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, existem diversas pousadas e casas de hóspedes que oferecem uma estadia aconchegante e conexão com a comunidade local.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em São José do Divino?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

O povoado de São José do Divino surgiu em 1932, quando o Capitão Messias Gonçalves e sua turma, de volta de uma viagem que fizeram a Itambacuri, por alí passaram, encontrando os primeiros moradores, quais sejam, as famílias de José Moreira, Manoel Ribeiro Viana, Dornélio Martins da Cruz e João Ciriaco. Achando o local de boa acolhida, resolveu o Capitão Messias Gonçalves, passar alguns dias na região, ocasião em que resolveu marcar posse de terras para as famílias que chegavam. Sendo grande o número de famílias que vieram a procura de terras para a lavoura, aproveitou para demarcar o local onde seria erguido um futuro povoado, batizando-o por São José do Divino, em homenagem a São José, e por estar à margem do Córrego do Divino.

Em 1935, o padre capuchinho, Frei Inocêncio de Cômisa, vindo de São Jorge(hoje Nova Módica), chega a São José do Divino, celebrando missa na capela mandada construir por Dornélio Martins. De imediato, o Frei Inocêncio mandou abrir uma estrada ligando São José do Divino a São Jorge, ficando a administração a cargo do senhor Benjamim Soares, em 1942.

Com a abertura da estrada, Itambacuri estaria ligado aos mais distantes povoados, o que permitiria facilidade de progresso para a região.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:

Fundado em 1932, pelo Capitão Messias Gonçalves, o povoado de São José do Divino foi elevado a distrito pela Lei nº 336, de 27 de dezembro de 1948. Pela Lei nº 1.039, de 12 de dezembro de 1953, perdeu parte de seu território para o distrito de Nova Módica. Pela Lei nº 2.764, de 30 de dezembro de 1962, foi elevado a município, com território desmembrado do município de Itambacuri.

FORMAÇÃO JUDICIÁRIA:

O município de São José do Divino está jurisdicionado a Comarca de Itambacuri, de 2º entrância, desde sua emancipação.

TURISMO E EVENTOS:

Está localizado no município de São José do Divino o maior paredão de pedras das Américas. Trata-se da PEDRA RISCADA, um monólito de granito com 1.260 metros de altura do solo ao topo, faz parte do maçiço da Serra dos Aimorés, a 450 Km de Belo Horizonte, região que concentra os maiores afloramentos de granito do Brasil, e abriga uma reserva de Mata Atlântica . Sua face de maior extensão foi escalada em 2002 por um grupo de cinco alpinistas, feito divulgado na revista Època de 4 de novembro de 2002. Foi uma façanha histórica, a escalada da Pedra Riscada durou 8 dias, o projeto foi desenvolvido pela Photoverde Produções, empresa especializada em documentação e divulgação de atividades ao ar livre.

Em sua sede, comemora-se o Carnaval, as festas juninas, o Natal, o 7 de Setembro, além da Festa do Padroeiro São José, no dia 19 de março, com barraquinhas e leilões de prendas oferecidas pelos fiéis ao Santo Padroeiro.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: GILMAR MORAES DE FREITAS