Sul Região de Toledo

Tudo sobre São José das Palmeiras

Guia completo, dados e turismo em Paraná.

População (2022)
3.957
PIB Total
R$ 99,04 Mi
Per Capita
R$ 25.028,05
Área (km²)
182,400
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

Neste mês, o clima é ameno e as paisagens estão mais verdes, proporcionando uma experiência agradável para os visitantes.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, com um ambiente tranquilo e acolhedor para os turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a São José das Palmeiras, uma charmosa cidade localizada no estado do Paraná, rodeada pela exuberância da Mata Atlântica. Com uma população de 3.957 habitantes, a cidade é um destino que une história, cultura e natureza. Fundada no final da década de 60, a região prosperou com a cultura do café, seguida pela monocultura do algodão. Venha explorar suas belezas!

Principais Atrações

Caminho dos Cafés

Rota que permite conhecer a história da cultura do café na região, com visitas a antigas plantações e degustações.

Parque Natural de São José

Área de preservação da Mata Atlântica, ideal para caminhadas e observação da fauna e flora locais.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar em São José das Palmeiras?

A cidade pode ser acessada por meio de transporte rodoviário, com ônibus que conectam a principais cidades do Paraná.

? Existem opções de hospedagem na cidade?

Sim, há pequenas pousadas e hotéis que oferecem conforto a preços acessíveis.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em São José das Palmeiras?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

São José das Palmeiras

Paraná - PR

Histórico

São José, teve seu início no final da década de 60 (sessenta), sendo que os primeiros colonizadores que aqui chegaram, vieram da região norte do estado e de outros estados da federação, sendo que a cultura do café estava em seu auge na ocasião, e as terras desta região apresentavam-se propícia a instalação desta cultura devido aos baixos preços das terras e a sua alta fertilidade, houve também interesse pela cultura de hortelã, mas com geada em 1975 que quase dizimou a cultura do café e houve uma escalada na erradicação desta cultura, e sendo os colonizadores a maioria de origem do norte do país, os quais tem uma grande identificação com a cultura do algodão, o que levou a região novamente quase que totalmente para a monocultura do algodão, e outro ponto favorável a isto foi a alta produtividade conseguida com esta cultura e a sobra de mão de obra da época pois estavam praticamente saindo da monocultura do café, que era uma grande empregadora de mão de obra, esta tendência persistiu até recentemente, sendo que área de cultura do algodão nunca ocupou área inferior a 50% da área total do município.

Nesta década o que tem se observado é uma crescente mudança na estrutura fundiária do município de São José das Palmeiras, devido a sua topográfia bastante acentuada e os baixos preços das terras, está levando a formação de grandes áreas de pastagem a qual já está levando a formação de grande áreas de pastagem a qual já está atingido quase 50% da área total do município e o que pode ser verificado é uma difícil reversão desta tendência, já que com o baixo uso de tecnologia o que é característico da maioria dos pequenos produtores, deixou o mesmo em situação bastante difícil, pois as terras perderam a fertilidade e já não produzem como antes, e os mesmos não possuem recursos para reverterem isto, o que deixa aos mesmos uma única opção, vender as suas pequenas propriedades e procurar novas fronteiras agrícolas.

O que nos leva a perspectivas de que brevemente a área agricultável do município deve ficar em torno de 25% da área total, sendo o restante ocupado por área destinada a pastagens.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São José, pela lei estadual nº 7159, de 17-06- 1979, com terras desmembradas do distrito de São Clemente, subordinado ao município de Santa Helena.

Elevado à categoria de município com a denominação de São José das Palmeiras, pela lei estadual nº 8075, de 17-08-1980, desmembrado do município de Santa Helena. Sede no atual distrito de São José das Palmeiras (ex-povoado de São José). Constituído do distrito sede. Instado em 01-01-1986.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

São José para São José das Palmeiras, alterado pela lei estadual nº 8075, de 17-08-1980.

Fonte: