Sudeste Região de Belo Horizonte

Tudo sobre São José da Lapa

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
26.090
PIB Total
R$ 625,20 Mi
Per Capita
R$ 23.963,01
Área (km²)
47,900
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

abril

Nesse mês, as temperaturas são amenas e há menor probabilidade de chuvas, proporcionando um clima agradável para passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade possui um ambiente tranquilo e é considerada segura para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a São José da Lapa, uma pequena cidade mineira cheia de história e belezas naturais. Localizada em meio ao bioma do Cerrado, a cidade é perfeita para quem busca um passeio tranquilo e repleto de cultura.

Principais Atrações

Jardim da Praça Dumas Chalita

Um local histórico onde a antiga capelinha foi construída, cercado por belas árvores e ótimo para caminhadas.

Pedreiras de São José da Lapa

Um lugar interessante para conhecer a história da cidade e suas antigas atividades de extração de pedras.

Córrego da Fazenda

Um espaço natural que oferece uma vista linda e oportunidades para quem gosta de atividades ao ar livre, como caminhadas e piqueniques.

Dúvidas Comuns

? Quais são as opções de transporte para chegar a São José da Lapa?

Os visitantes podem chegar de carro, pois a cidade está localizada a aproximadamente 30 km de Belo Horizonte, além de existirem serviços de ônibus que ligam a cidade à capital.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, São José da Lapa oferece algumas opções de pousadas e hotéis que atendem a diversos perfis de turistas.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em São José da Lapa?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

São José da Lapa

Minas Gerais - MG

Histórico

O município surgiu com a fundação de um povoado no final do século XIX, quando Joaquim de Souza Menezes, considerado o fundador, casado com Maria Joaquina da Conceição, filha de Manoel Dias da Cunha, o primeiro proprietário das terras, que estendia até às pedreiras, terras estas adquiridas do rei de Portugal, quando recebeu o documento denominado Carta de Sesmaria.

Manoel Dias da Cunha era casado com Ana dos Santos Ferreira. No local haviam grandes pedreiras onde fazia constantes visitas juntamente com sua esposa e assim tomou posse das terras, ainda inculta e por volta de 1870 construiu a sede da fazenda à margem direita do córrego.

Na mesma época construi uma capelinha, onde hoje é o jardim da praça Dumas Chalita, no centro da cidade e gradativamente, foram sendo vendidas pequenas áreas, perto da capela, dando origem ao povoado.

Antes, porém, na década de 1840, João dos Santos Ferreira adquiriu terras no local, onde hoje é conhecido por Várzea do Pari, entre Perobas e Nova Granja. Daí várias pessoas foram adquirindo terras, como João Caetano Alves de Deus, casado com Maria Rattax Foureaux no local denominado Nova Granja.

As primeiras famílias que aqui chegaram viram a pedreira com sua pedras escuras e vários formatos e as compararam com caras feias, como as figuras que eram colocadas na proa dos barcos usados pelo antigos navegadores, para espantarem os monstro dos mares, daí surgiu o nome do povoado de ″Carrancas″.

As primeiras famílias que chegaram para ocuparem o povoado foram: Menezes, Dias, Souza, Costa, Ferreira, Santos, Silva, Gonçalves. Mais tarde foram chegando: os Marques, Siqueira, Gomes, Guimarães, Alves, Pereira e Lopes, dentre outros que vieram na época da exploração das pedreiras.

O nome de São José da Lapa surgiu em razão de uma figura parecida com a imagem de São José formada pelas águas que escorria do paredão da pedreira e foi oficializado pelo maestro Dumas Chalitas, em 22 de julho de 1953.

Mesmo passado todo este tempo, somente em 13 de maio de 1975, com a edição da lei estadual nº 6769 o povoado foi elevado à categoria de distrito.

E em 1992, após o referendo popular, o distrito foi transformado em município pela lei estadual nº 10704 de 27 de abril.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São José da Lapa, pela lei estadual 6769, de 13-05-1976, subordinado ao município de Vespasiano.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de São José da Lapa figura no município de Vespasiano.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de São José da Lapa, pela lei estadual nº 10704, de 27-04-1992, desmembra do município de Vespasiano. Sede no antigo distrito de São José da Lapa. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE.