Sudeste Região de Guanhães

Tudo sobre São João Evangelista

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
15.315
PIB Total
R$ 253,11 Mi
Per Capita
R$ 16.526,80
Área (km²)
478,200
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

Nesta época, o clima é ameno e agradável, ideal para atividades ao ar livre e para explorar as belezas da natureza.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura e tranquila, com um ambiente acolhedor para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

São João Evangelista é uma encantadora cidade situada no estado de Minas Gerais, rodeada pela magnífica Mata Atlântica. Com uma população de 15.315 habitantes, este município guarda em sua história o legado de seus primeiros moradores e a influência da cultura mineira, que pode ser percebida em suas tradições e belezas naturais.

Principais Atrações

Igreja Matriz de São João Evangelista

Uma bela igreja que representa a história e a cultura religiosa da cidade, atraindo fiéis e turistas pela sua arquitetura e importância histórica.

Parque Natural de São João Evangelista

Um espaço verde que oferece trilhas e oportunidades para o ecoturismo, perfeito para quem busca contato com a natureza e a rica biodiversidade da Mata Atlântica.

Museu de Arte Sacra

Um museu que abriga um acervo de arte sacra, retratando a história da religiosidade na região e a herança cultural dos primeiros moradores.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor época para visitar São João Evangelista?

A melhor época para visitar é em maio, devido ao clima ameno e possibilidades de atividades ao ar livre.

? Quais são as principais atrações turísticas?

As principais atrações incluem a Igreja Matriz, o Parque Natural e o Museu de Arte Sacra.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em São João Evangelista?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

São João Evangelista

Minas Gerais - MG

Histórico

São João Evangelista teve sua origem na fazenda de propriedade do Capitão Idelfonso da Rocha Freitas, que ali se estabeleceu entre os anos de 1815 e 1820, atraído pela fertilidade do solo. Mais tarde, o pioneiro capitão separou uma área de suas terras onde posteriormente seria construído um povoado. Possivelmente, como em outros municípios mineiros, a primeira edificação foi uma capela, em torno da qual se erigiram pequenas casas de pouso para fazendeiros que viessem assistir os Ofícios Divinos. Com o tempo, outros moradores foram chegando e o arraial se formou.

Guarda a tradição local o nome de alguns dos primeiros moradores: Antônio Pedro Gonçalves, Valeriano Coelho da Rocha, Manoel Coelho da Rocha, João Gualberto Gonçalves, José Pedro Gonçalves, Sebastião da Costa Rocha, Zeferino Monteiro de Carvalho, Cornélio José Pimenta, Arthur Borges do Amaral, Santos José Ribeiro, Raimundo e Clarimundo José Alves, Vicente e Honório Luiz da Rocha, além de outros, que se constituíram troncos de famílias até hoje radicadas , em sua maioria, no município.

Gentílico:

Formação Administrativa

A criação do município se deu em 1911, com território desmembrado do de Peçanha. Sua instalação solene se deu em 1º de junho de 1912. A Comarca de São João Evangelista foi criada em 08/10/1948 e se instalou a 15 de novembro do mesmo ano, abrangendo dois municípios, o da sede (São João Evangelista) e o de Coluna, na época, recém-criado.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: GERALDO GOMES DE OLIVEIRA