Norte Região de Marabá

Tudo sobre São João do Araguaia

Guia completo, dados e turismo em Pará.

População (2022)
13.664
PIB Total
R$ 186,89 Mi
Per Capita
R$ 13.677,55
Área (km²)
1.279,900
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

outubro

É um período com clima mais ameno e menos chuva, ideal para explorar as belezas naturais e participar de festividades locais.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, mas recomenda-se precauções habituais de viagem.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

São João do Araguaia é uma cidade encantadora no estado do Pará, Brasil, que combina história, cultura e belezas naturais. Fundada em 1779, à margem esquerda do rio Tocantins, a cidade tem uma rica herança indígena e colonial que encanta a todos que a visitam.

Principais Atrações

Igreja de São João Batista

Uma das principais igrejas da cidade, representando a cultura religiosa local.

Forte Nossa Senhora de Nazaré

Ruínas de um fortim histórico que proporciona uma vista panorâmica do rio Tocantins.

Rio Tocantins

Um dos principais rios da região, ideal para passeios de barco e pesca.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a São João do Araguaia?

A melhor forma é por meio de transporte rodoviário, com acesso facilitado a partir de cidades vizinhas.

? Quais são as opções de hospedagem?

A cidade oferece pousadas e hotéis simples, com opções acessíveis para todos os bolsos.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em São João do Araguaia?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

São João do Araguaia Pará - PA

Histórico

A ORIGEM histórica do município de São João do Araguaia, situado sudeste do estado do Pará, na zona fisiográfica do itacaiunas, data de 1779, quando o Governador Capitão-General José de Nápoles Tello de Meneses, determinou a fundação de um lugar que se localizasse à margem esquerda do rio Tocantins. O objetivo da iniciativa era facilitar a colonização da região.

Nas proximidades do local escolhido, que denominou-se São Bernardo da Pederneira, existia um mocambo chefiado por Maria Aranha, donde foi construída a povoação primitiva de São João do Araguaia. Esse fato ocorreu logo após a coexistência pacífica dos habitantes dos dois núcleos populacionais que, com isso, atraiu a sujeição do Governo.

Em 1870, foram fundados, também, na região, um novo povoado com o nome de Alcobaça e um pequeno fortim à beira do rio Tocantins, sob a inovação de Nossa Senhora de Nazaré.

Dez anos depois, seguindo a mesma idéia de colonizar o alto Tocantins, o Governador e Capitão-General Francisco de Souza Coutinho, organizou uma expedição mercantil comandada pelo Cabo Tomaz de Souza, para estabelecer comunicação com o Estado de Goiás. O êxito alcançado acarretou o surgimento de ouras expedições, incentivando assim, o intercâmbio comercial entre o Pará e Goiás. com isso, em 1797, o alferes Joaquim José Maximino para lá se dirigiu e, após, reconstruir o forte de Nossa Senhora de Nazaré, reuniu a população de Alcobaça e São Bernardo e fundou o registro de Itaboca, mais tarde transferido para a margem esquerda do Tocantins, entre o Seco do Bacabal e a Praia do Tição. Nessa ocasião passou a chamar-se São João do Araguaia, por ter-se à vista, o rio Araguaia.

A povoação definitiva desse registro, formou-se em 1850, quando após à criação de uma colônia militar na região, o tenente Constâncio Dias Martins, acompanhado de uma parte das praças e famílias da Colônia Santa Teresa e do Frei Manoel Procópio do Coração de Maria, mudou-se para São João do Araguaia.

Em 1901, a localidade adquiriu categoria de povoado, e, em 1908, foi elevada a Vila e Município. Entretanto, em 1922, veio a ser anexado ao município de Marabá, por ocasião de sua extinção. Essa situação perdurou até 1961 quando através da Lei nº 000/00 foi emancipado sendo entretanto efetivamente instalado o município apenas em 1962, quando dali desanexou-se para emancipar-se política e administrativamente, em definitivo.

Gentílico: são-joanense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de vila com a denominação de São João do Araguaia, pela lei estadual nº 1069, de 05-11-1908, desmembrado de Baião. Sede no atual vila de São João do Araguaia. Constituído do distrito sede. Instalado em 18-03-1962.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 2116, de 03-11-1922, o município é extinto, sendo seu território anexado ao município de Marabá. Sob a mesma lei acima citado ao perder a autonomia, passou a denominar-se São João da Ponta.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito já denominado São João da Ponta, figura no município de Marabá.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 3131, de 31-10-1938, o distrito de São João da Ponta voltou a denominar-se São João do Araguaia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de São João do Araguaia ex-São João da Ponta, permanece no município de Marabá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960

Elevado à categoria do município com a denominação de São João do Araguaia, pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961, desmembrado de Marabá. Sede no antigo distrito de São João do Araguaia. Constituído de 3 distritos: São João do Araguaia, Apinagés e São Raimundo do Araguaia ex-Santa Isabel do Araguaia. Desmembrado de Marabá. Instalado em 18-03-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: São João do Araguaia, Apinagés e São Raimundo do Araguaia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela lei estadual nº 5448, de 10-05-1988, desmembra do município de São João do Araguaia o distrito de São Raimundo do Araguaia. Para formar novo município de Brejo Grande do Araguaia.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído de 2 distritos: São João do Araguaia e Apinagés.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital

São João do Araguaia para São João da Ponta alterado, pela lei estadual nº 2116, de 01-111922.São João da Ponta para São João do Araguaia alterado, pelo decreto-lei estadual nº 3131, de31-10-1938.

Fonte: IBGE