Sudeste Região de São João del Rei

Tudo sobre São João del Rei

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
90.225
PIB Total
R$ 3,01 Bi
Per Capita
R$ 33.306,20
Área (km²)
1.464,300
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

O clima é ameno, e ocorrem festividades culturais, como a Semana Santa, atraindo muitos turistas.

🛡️

Segurança

Moderada, com áreas turísticas seguras e policiamento presente.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

São João del Rei é uma charmosa cidade mineira que encanta os visitantes com sua rica história e arquitetura colonial. Situada a 180 km de Belo Horizonte, é um destino ideal para quem busca cultura, natureza e um mergulho na história do Brasil. Com uma população de aproximadamente 90.225 habitantes e inserida na Mata Atlântica, a cidade foi um importante ponto de passagem durante o ciclo do ouro, atraindo bandeirantes e aventureiros.

Principais Atrações

Igreja de São Miguel e Almas

Uma das mais importantes igrejas barocas de Minas Gerais, famosa por sua rica ornamentação e histórico.

Museu da Música

Dedicado à preservação da história musical de Minas Gerais, com diversas exposições e concertos.

Passeio de Maria Fumaça

Um passeio turístico de trem que liga São João del Rei a Tiradentes, oferecendo uma vista incrível da paisagem mineira.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal dança típica da região?

A dança dos Violeiros é uma das mais tradicionais, representando a cultura caipira de Minas.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, a cidade oferece diversas pousadas e hotéis que atendem a diferentes faixas de preço.

Como Chegar

🚌

Terminal Rodoviário

Rodoviária de São João Del Rei
Telefone:(0xx32)3373-4700

Ver no Mapa →
✈️

Aeroporto de São João del-Rei

SNJR

Endereço:

Endereço: Rodovia BR-383, km.95
Telefone: (0xx32)3371-8966

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em São João del Rei?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

SÃO JOÃO DEL REI MINAS GERAIS Monografia - n.º 100 Ano: 1963

ASPECTOS HISTÓRICOS Os primeiros povoadores de São João del Rei foram paulistas, atraídos pelos cascalhos auríferos da bacia do rio das Mortes, que "assoalhavam o caminho trilhado pelos bandeirantes", denunciando os grandes depósitos de ouro da região. Em fins do século XVII, Tomé Portes del Rei, procedente de Taubaté, fixou-se as margens do rio das Mortes, no local a que chamava, por ser passagem de todas as embarcações "Porto Real da Passagem". Nesse local, ainda hoje denominado Porto Real, teve início o primeiro arraial. Em 1702 faleceu Tomé Portes del Rei, a quem fora conferido o direito de cobrança da passagem no Rio das Mortes. Sucedeu-o seu genro Antônio Garcia da Cunha. Até 1703, a importância do povoado decorria de sua situação como ponto de ligação com os Sertões de Caeté e a região das minas do Carmo, Ouro Preto e Sabará.

De 1703 a 1704, o português Manuel João de Barcelos descobriu, nas fraldas dos montes, ricas manchas de ouro, e os paulistas Pedro do Rosário e Lourenço da Costa iniciaram os trabalhos de faiscação Forasteiros e aventureiros começaram a afluir. Nas encostas das serras, atualmente denominadas Senhor do Monte e Mercês, onde ainda há reservas de ouro, surgiu o outro arraial - o do Rio das Mortes - com sua igrejinha (no local denominado Morro da Forca) consagrada a Nossa Senhora do Pilar, originando-se ai São João del Rei.

Na guerra entre paulistas e emboabas, ainda no início do século XVIII, foi o arraial do Rio das Mortes fortemente abalado com a morte e o afastamento dos paulistas, aos quais foram usurpadas as minas. Apesar dessas lutas e disputas, a povoação continuou a prosperar.

A construção da estrada de ferro (1878-1881) e a chegada, em 1886, de imigrantes italianos, procedentes de Bolonha e Ferrara, aceleraram o progresso do Município. Esses imigrantes, destinados a agricultura, localizaram-se na Várzea do Marçal, onde formaram as colônias do Marçal, Recondego e Felizardo, e na Fazenda José Teodoro. Posteriormente, grande número de sírios fixou-se no Município, dedicando-se de preferência ao comércio.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA E JUDICIÁRIA

A freguesia de Nossa Senhora do Pilar data de 16 de fevereiro de 1724. O Município foi criado com sede no antigo arraial do Rio das Mortes e território desmembrado do termo da antiga Vila Rica - mais tarde Ouro Preto - a 8 de dezembro de 1713, recebendo o nome de São João del Rei, em homenagem a D. João V. A Lei provincial n.º 93, de 6 de março de 1838, concedeu à sede municipal foros de cidade. Em 1953 perdeu o distrito de Nazareno para formar novo Município. Segundo a divisão administrativa vigente, o Município é composto dos distritos de São João del Rei (sede), Arcângelo, São Gonçalo do Amarante, Emboabas, Rio das Mortes, São Sebastião da Vitória e foram desmembrados os de Cassiterita e Santa Rita, ainda não instalados.

A comarca, criada com o nome de Rio das Mortes em 1714, recebeu, por força da Lei estadual número 11, de 13 de novembro de 1891, a denominação de São João del Rei.

Fonte: IBGE