Norte Região de Belém

Tudo sobre Santo Antônio do Tauá

Guia completo, dados e turismo em Pará.

População (2022)
27.461
PIB Total
R$ 475,57 Mi
Per Capita
R$ 17.317,98
Área (km²)
537,600
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

junho

Neste mês, as chuvas são menos frequentes, proporcionando melhores condições para passeios ao ar livre e festividades culturais.

🛡️

Segurança

Relativamente seguro, com presença de autoridades locais, mas recomenda-se atenção com objetos pessoais.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Santo Antônio do Tauá é um encantador município do Pará, situado na imensidão da Amazônia. Com uma população de aproximadamente 27.461 habitantes, a cidade carrega um rico patrimônio histórico e cultural, sendo marcada pelo desbravamento da região no século XIX e a influência do movimento da Cabanagem. A natureza exuberante e as tradições locais fazem deste destino uma ótima opção para os amantes do turismo ecológico e cultural.

Principais Atrações

Igreja de Santo Antônio

Um dos principais cartões-postais da cidade, com arquitetura colonial e rica história religiosa.

Praia do Macaco

Uma bela praia fluvial onde os visitantes podem relaxar e disfrutar de um ambiente natural, ideal para a pesca e passeios de barco.

Reserva Extrativista do Igarapé Piri

Área de proteção ambiental rica em biodiversidade, onde ecoturistas podem observar a fauna e flora locais.

Dúvidas Comuns

? Quais as opções de transporte para chegar em Santo Antônio do Tauá?

É possível chegar à cidade por via terrestre ou fluvial, partindo de Belém, a capital do Pará.

? Quais são as principais festividades locais?

A Festa de Santo Antônio, comemorada em junho, e o Festival de Verão, que celebra a cultura local com música e dança.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Santo Antônio do Tauá?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Santo Antônio do Tauá Pará - PA

Histórico

O DESBRAVAMENTO da região onde se localiza Santo Antônio do Tauá, teve início no século XIX, quando os adeptos do movimento da Cabanagem instalaram-se nas matas do atual município de Vigia, inclusive na Vila de São Raimundo dos Borralhos. Para atingir a Capital do Estado os cabanos utilizavam-se dos rios ali existentes, bem como dos caminhos que foram abrindo, nos quais surgiram diversas povoações.

Em 1890, vieram para o Estado do Pará alguns espanhóis. O então Governador José Paes de Carvalho, objetivando povoar e incrementar a agricultura nesse território, cedeulhes uma área de terras, nas expectativa de que os recém-chegados a explorassem e a cultivassem. Para isso, mandou construir três barracões que lhes serviram de alojamento e também supriu-lhes de mantimentos até aguardarem a colheita dos produtos.

Entretanto, a permanência desses espanhóis foi de curta duração, restando somente os três barracões.

Em 1901, deram entrada na Capital do Estado inúmeras famílias nordestinas chefiadas pelo major potiguar Manoel Cornélio Barbosa Cordeiro Peixoto, fundador da Cidade. Na ocasião, pleiteou e obteve do Governador Augusto Montenegro a mesma área de terras antes doada aos espanhóis.

Em conseqüência da implantação da agricultura e de um engenho de açúcar, a localidade desenvolveu-se, vindo a adquirir categoria de município, em 1961.

O município recebeu a denominação de Santo Antônio do Tauá, em homenagem ao Padroeiro da Cidade e, também, ao rio Tauá que banha grande parte do seu território.

Tauá é topônimo de origem indígena e significa "barro amarelo".

Gentílico: tauaense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Vigia o distrito de Santo Antônio.

Pelo decreto-lei estadual nº 4505, de 30-12-1943, o distrito de Santo Antônio passou a denominar-se Santo Antônio do Tauá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Santo Antônio do Tauá permanece no município de Vigia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santo Antônio do Tauá, pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961, desmembrado de Vigia. Sede no antigo distrito de Santo Antônio, atual Santo Antôno do Tauá. Constituído de 2 distritos: Santo Antônio do Tauá e Espírito Santo do Tauá. Criado pela mesma lei acima citado. Instalado em 24-031962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Santo Antônio do Tauá e Espírito Santo do Tauá.

Pela lei estadual nº 3149, de 21-12-1964, é criado o distrito de São Raimundo de Borralhos e anexados ao município de Santo Antônio do Tauá.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Santo Antônio do Tauá, Espírito Santo do Tauá e São Raimundo de Borralhos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE