Sul Região de Cornélio Procópio ¿ Bandeirantes

Tudo sobre Santo Antônio do Paraíso

Guia completo, dados e turismo em Paraná.

População (2022)
2.125
PIB Total
R$ 105,83 Mi
Per Capita
R$ 49.802,82
Área (km²)
165,900
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

setembro

Durante setembro, as temperaturas são amenas e a cidade acolhe festividades locais, proporcionando uma experiência cultural rica.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada bastante segura, com baixo índice de criminalidade e uma comunidade acolhedora.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Santo Antônio do Paraíso é uma encantadora cidade localizada no estado do Paraná, rodeada pela exuberante Mata Atlântica. Com uma população de aproximadamente 2.125 habitantes, a cidade possui um rico histórico de colonização, crescimento e preservação cultural, tornando-se um destino perfeito para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

Principais Atrações

Capela de Santo Antônio

Uma capela simples e charmosa que homenageia o padroeiro da cidade, símbolo da fé e história local.

Caminho das Águas

Uma trilha que permite aos visitantes explorar a beleza natural do entorno, com fauna e flora típicas da Mata Atlântica.

Café e Cultural

Uma pequena propriedade que oferece passeios pelo cultivo do café e práticas culturais, com degustações e interação com produtores locais.

Dúvidas Comuns

? Quais atividades posso fazer em Santo Antônio do Paraíso?

Você pode explorar trilhas, visitar plantações de café, conhecer a capela local e aproveitar a hospitalidade dos moradores.

? A cidade possui hospedagem para turistas?

Sim, existem opções de pousadas e casas de visitantes disponíveis na cidade.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Santo Antônio do Paraíso?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Santo Antonio do Paraíso ? PR

Histórico

A partir de 1936, várias famílias advindas de outras regiões, pois a terra fértil nesta região mostrava um futuro promissor,principalmente no cultivo do café e de outras culturas de subsistência.

A primeira denominação do lugar foi Patrimônio do Dez, pois ficava a dez quilomêtros de distância da estrada que liga Nova Fátima à Congonhinhas. Depois de um tempo ficou conhecido como Santo Antonio do Pary, homenagem ao santo padroeiro e a um rio que banha a região.

Em 1950, João Geraldis, que possuía uma grande quantidade de terra naquela região, inicia a colonização na área, começa a medir os lotes urbanos e começa a vender estas terras, que em pouco tempo foram compradas. Geraldis viu seu desejo se concretizar, várias famílias vindo de outras partes do Estado começam a promover o desenvolvimento da cidade. Ainda na década de 1950 construíram uma capela e colocaram uma imagem de Santo Antônio.

O nome de Santo Antonio do Paraíso é uma homenagem ao santo padroeiro e paraíso é para diferenciá-la da cidade homônima.

Gentílico: Santo-Antonienses

Formação Administrativa

Em 14/11/1954, pela Lei Estadual n° 1.542, foi criado o distrito judiciário, com denominação de Santo Antonio do Pary, em território pertencente à São Jerônimo da Serra.

A Lei n° 4.245, de 25/07/1960, criou o município, com território desmembrado de São Jerônimo da Serra, cuja instalação ocorreu no dia 29/10/1961, com a posse de seu primeiro prefeito Sr. Alcides Aleixo de Oliveira. Em 12/05/1964, pela Lei Estadual n° 4.865, o município passou a denominar-se Santo Antonio do Paraíso.

Fonte:

Autor do Histórico: BELMIRO BACHETT