Sudeste Região de Uberaba

Tudo sobre Santa Juliana

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
15.734
PIB Total
R$ 860,48 Mi
Per Capita
R$ 54.689,34
Área (km²)
723,800
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

maio

O clima é ameno e há festivais locais que celebram a cultura e a gastronomia da região.

🛡️

Segurança

Moderado, com presença policial, mas é sempre bom estar atento ao entorno.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Santa Juliana é um encantador distrito localizado em Minas Gerais, conhecido por sua rica história e beleza natural. Com uma população de cerca de 15.734 habitantes, a cidade se desenvolveu por meio da agricultura, devido à fertilidade de suas terras. O povoado teve seu início com a construção de uma capela em 1842 e seus laços históricos são profundos, envolvendo bandeirantes e suas lendas. Venha descobrir as maravilhas deste destino que mistura cultura, história e natureza.

Principais Atrações

Igreja de Nossa Senhora das Dores

Uma charmosa capela histórica que remonta à fundação do povoado, repleta de arte sacra e simbolismo local.

Ribeirão Santa Juliana

Uma bela área natural onde é possível fazer caminhadas e contemplar a flora do Cerrado, além de ser um lugar de descanso e tranquilidade.

Praça da Matriz

Um local agradável para relaxar, com coqueiros e espaços verdes, frequentemente utilizado para eventos culturais e festivais.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar em Santa Juliana?

A melhor forma é de carro, saindo de Araxá, que está a aproximadamente 40 km de distância.

? Existem opções de hospedagem na cidade?

Sim, existem pousadas e pequenas casas de hóspedes que oferecem conforto e um atendimento acolhedor.

? Há opções de passeios guiados na região?

Sim, é possível encontrar guias locais que oferecem passeios pela parte histórica e natural da cidade.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Santa Juliana?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Fazendeiros vindos de Uberaba e Araxá adquiriram suas propriedades rurais e transferiram suas residências para terras próximas ao Rio Araguari.

O início do povoado se deu com a construção de uma modesta capela, sob a invocação de Nossa Senhora das Dores, em meados de 1842. A primeira imagem da santa foi doada e trazida de Baependi/ MG, pelo fazendeiro Sr. José Ferreira Chaves.

Conta-se também que os bandeirantes, em suas passagens, encontraram um ribeirão e em sua proximidade havia um casebre de família humilde, cuja mulher tinha o nome de Juliana e o apelido de Santa. Assim, os bandeirantes deram esse nome ao ribeirão.

A padroeira e o ribeirão de Santa Juliana batizaram o povoado com o nome de "Dores de Santa Juliana". Pela excelência das terras, que se prestam a agricultura, o lugar se desenvolveu rapidamente.

O distrito de Dores de Santa Juliana, pertencente ao município de Araxá, foi criado pela Lei provincial nº2153 de 15/11/1875 e mantido pela Lei estadual nº 2 de 14/09/1891. Nota-se que no quadro da "Divisão Administrativa de 1936" o distrito figura sob a denominação de Santa Juliana.

Em 17/12/1938, pelo Decreto-lei estadual nº 148 o distrito foi elevado à categoria de cidade, com a criação do município de Santa Juliana, constituído de um único distrito, o da sede.

Na divisão territorial do Estado, decretado pela Lei nº 336 de 27/12/1948, foram criados os distritos de Pedrinópolis e Zelândia, até então, não tendo sido instalados, por motivo de divisão. Posteriormente, Santa Juliana perde território com a emancipação de Pedrinópolis, em 1962.

Fonte: Ferreira, J.P., 1959, Enciclopedia dos Municipios Brasileiros; Arquivo da Agência e Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: ANTÔNIO SÉRGIO DE MELO QUEIROZ