Sudeste Região de Barbacena

Tudo sobre Santa Bárbara do Tugúrio

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
4.208
PIB Total
R$ 70,59 Mi
Per Capita
R$ 16.776,14
Área (km²)
194,600
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

As temperaturas são amenas e ocorrem diversas festividades locais, proporcionando uma experiência autêntica.

🛡️

Segurança

A cidade é tranquila e segura, ideal para famílias e turismo de aventura.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Santa Bárbara do Tugúrio, uma charmosa cidade em Minas Gerais, com uma rica história e belezas naturais da Mata Atlântica. Com uma população de 4.208 habitantes, esta cidade oferece um mergulho genuíno nas tradições mineiras e na cultura local.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Santa Bárbara

Uma bela igreja histórica que remete à fundação do povoado, com arquitetura colonial preservada.

Cascata do Tugúrio

Uma impressionante quedas d'água localizada em um ambiente natural exuberante, perfeita para um dia de lazer ao ar livre.

Praça da Matriz

Um espaço agradável para relaxar, com áreas para pic-nic e eventos comunitários que celebram a cultura local.

Dúvidas Comuns

? Quais são as opções de hospedagem em Santa Bárbara do Tugúrio?

A cidade oferece pousadas e pequenas acomodações, com opções que variam de simples a mais confortáveis.

? Existem trilhas para caminhada na região?

Sim, há várias trilhas na mata, perfeitas para caminhadas e exploração da exuberante vegetação local.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Santa Bárbara do Tugúrio?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Santa Bárbara do Tugúrio

Minas Gerais - MG

Histórico

Os primitivos habitantes foram os índios Purís, oriundos da nação Tupí, que com os Coroados, os Carijós e muitos outros, formavam as tribos chamadas humildes, que se refugiaram no interior, quando rechassadas pelas tríbos mais fortes, que eram os Goitacazes e Tamaios, que por sua vez, também se viram obrigados a abandonar o litoral, já sendo conquistado pelos colonos, e posteriormente ocupado por portugueses, que aqui também chegaram afim de explorar a agricultura e a criação de bovinos.

Em meados do século XVIII, o Sr. Fernando José de Almeida e Souza e sua esposa Bárbara Marcelina de Paula Correia, vindos de São João del Rei, fixaram residência em Barbacena e, o Senhor Fernando, tendo comprado terras aqui, construiu uma fazenda, que denominou Tugúrio. Em torno da fazenda foi surgindo um povoado, e o proprietário sendo católico, pensou em construir uma capela. Tendo encontrado apoio dos fazendeiros vizinhos, e conseguido a devida autorização das autoridades eclesiásticas, ergueu em sua própria terra uma capelinha com o nome de Santa Bárbara, capela esta que foi filial da Borda do Campo, sendo benta em 06-09-1764. Tornou-se curato por provisão de 13-11-1866.

Gentílico: tugrense

Formação Administrativa

Foi criado o Distrito de Santa Bárbara, pertencente ao Município de Barbacena, pela Lei n° 128 de 14-03-1839. Esta foi tornada sem efeito, pois, em 07-10-1882, a Lei n° 2.951, criou o Distrito da Capela de Santa Bárbara, têrmo de Barbacena.

A Lei n° 3.798, de 16-08-1889, elevou o Distrito de Capela Santa Bárbara à Freguesia. Canônicamente, a Capela de Santa Bárbara, somente tornou-se Freguesia por provisão de 15-04-1941, quando erigida a nova Paróquia por D. Helvécio Gomes de Oliveira, sendo que antes, porém, como capela pertenceu também à Barbacena. O Decreto-Lei n° 148, de 17-12-1938, alterou a denominação de Capela de Santa Bárbara para Tugúrio.

Ao ser criado o Município por força da Lei Estadual n° 2.764 de 30-12-1962, fez voltar a denominação anterior, ou seja Santa Bárbara, que unindo à Tugúrio (que significa buraco), nome da antiga fazenda na região que pertenceu ao seu fundador, o Sr. Fernando José de Almeida e Souza, originando portanto Santa Bárbara do Tugúrio.

Alterações distritais

Pela Lei n° 6.769 de 13-05-1976, criou-se o Distrito de Bom Retíro.

Fonte: Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: MÁRCIO JOSÉ GUIMARÃES