Nordeste Região de Porto Calvo - São Luís do Quitunde

Tudo sobre Porto Calvo

Guia completo, dados e turismo em Alagoas.

População (2022)
24.071
PIB Total
R$ 412,85 Mi
Per Capita
R$ 17.151,30
Área (km²)
307,900
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

setembro

O clima é ameno e as chuvas são escassas, ideal para atividades ao ar livre e visitas às praias.

🛡️

Segurança

Relativamente seguro, recomenda-se cuidados básicos.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Descubra Porto Calvo, um dos mais antigos municípios do estado de Alagoas, com uma rica história que remonta ao século XVI. Localizado na belíssima região da Mata Atlântica, Porto Calvo oferece uma combinação única de herança cultural e natureza exuberante. Venha explorar suas praias, história e a acolhedora hospitalidade local!

Principais Atrações

Igreja de São Sebastião

Uma das mais antigas do município, com arquitetura colonial e rica história religiosa.

Praia de Porto Calvo

Uma linda praia com areia branca e águas mornas, perfeita para relaxar e passeios em família.

Ruínas dos Engenhos

Vestígios da antiga cultura canavieira da região, com uma rica história que remonta aos tempos de Cristóvão Lins.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Porto Calvo?

O município é acessível por carro, principalmente através da BR-104, e também por ônibus a partir de Maceió.

? Existem opções de hospedagem?

Sim, Porto Calvo oferece várias opções de pousadas e hotéis que atendem a diferentes orçamentos.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Porto Calvo?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Porto Calvo Alagoas - AL

Histórico

O município de Porto Calvo é a freguesia mais antiga do Estado, pois já existia no século

XVI. Sua fundação é atribuída a Cristóvão Lins, a quem foram doadas terras que se estendiam do rio Manguaba ao Cabo de Santo Agostinho. Nesta região, ele iniciou a cultura canavieira no Estado, construiu uma capela e sete engenhos.

Porto Calvo foi um dos primeiros locais a ser habitado pelos portugueses. A cruzada organizada por Cristóvão Lins percorreu parte do litoral, expulsando os índios e se apossando de suas terras. Pelo que fez, o Rei de Portugal lhe conferiu o título de alcaide-mor de Porto Calvo. O povoado foi se formando com o movimento entre o Norte e o Sul, assumindo características de vila nos primeiros 30 anos do século XVII.

A origem do nome vem de uma lenda na qual um velho calvo, que morava às margens do rio, construiu um porto, conhecido como o "porto do calvo". Quando foi elevada à vila, passou a se chamar Bom Sucesso, em homenagem à vitória de Matias de Albuquerque contra os holandeses. Sempre presente em fatos políticos, Porto Calvo tem pelo menos uma figura que é destaque na história nacional: Domingos Fernandes Calabar, considerado traidor da pátria por ter se aliado aos holandeses para combater espanhóis e portugueses. Alguns historiadores, porém, acreditam que ele teria sido, na verdade, um herói, que acreditava que os holandeses eram os mais indicados para desenvolver o Brasil, que vivia miseravelmente sob o jugo de portugueses e espanhóis.

A freguesia, sob invocação de N. Sra. da Apresentação foi criada em torno de 1617. A elevação da vila à cidade em 1889, através da resolução 1.115. Como atrativos (além da própria história), a cidade oferece a igreja Matriz (datada de 1610), o Alto da Forca e o rio Manguaba, além das festas da padroeira (21/11) e da Emancipação (12/04).

Gentílico: porto-calvense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Bom Sucesso, em fins do século XVI.

Elevado à condição de vila com a denominação de Bom Sucesso. Sede na antiga povoação de Bom Sucesso. em 23-04-1636. Instalada em, 20-04-1855.

Pela lei nº 1054, de 27-06-1889, é criado o distrito de Leopoldina e anexado a vila de Porto Calvo.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Porto Calvo, pela resolução provincial nº 1115, de 14-11-1889.

Pela lei estadual nº 321, de 12-06-1901, desmembra do Porto Calvo o distrito de Leopoldina.Elevado á categoria de município.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 3 distritos: Porto Calvo, Jacuípe e Jundiá.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto lei estadual nº 2909, de 30-12-1943, o distrito de Jacuípe passou a denominar-se Jacuitinga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: Porto Calvo, Jacutinga e-x-Jacuipe e Jundiá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Pela lei estadual nº 2099, de 15-07-1958, desmembra do município de Porto Calvo o distrito de Jacutinga. Elevado à categoria de município com a denominação anterior Jacuípe. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Porto Calvo e Jundiá. Pela lei estadual nº 2292, de 26-08-1960, desmembra do município de Porto Calvo o distrito de Jundiá. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.Alteração toponímica municipal: Bom Sucesso para Porto Calvo alterado, pela provincial nº 1115, de 14-11-1889.

Fonte: IBGE

SITUAÇÃO GEOGRÁFICA: Microrregião do litoral norte alagoano, limites com Jundiá, Matriz de Camaragibe, Porto de Pedras, Japaratinga, Maragogi e Jacuípe.

35 metros acima do nível do mar.

Autor do Complemento: CREMILSON CAMPOS VIANA