Sudeste Região de Conselheiro Lafaiete

Tudo sobre Piranga

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
17.018
PIB Total
R$ 200,18 Mi
Per Capita
R$ 11.762,72
Área (km²)
658,800
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

O clima é ameno e ideal para passeios ao ar livre, além de coincidir com eventos culturais locais.

🛡️

Segurança

Piranga é considerada uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, oferecendo segurança para turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Piranga, uma encantadora cidade localizada em Minas Gerais, conhecida por seu rico histórico e belezas naturais. Com uma população de aproximadamente 17.018 habitantes, Piranga é um destino perfeito para aqueles que buscam tranquilidade e uma imersão na cultura da Mata Atlântica.

Principais Atrações

Igreja Matriz de São José

Uma importante construção histórica com belos altares e uma arquitetura colonial impressionante.

Cascata do Guarapiranga

Uma bela cascata cercada pela natureza exuberante da Mata Atlântica, ideal para relaxar e desfrutar da paisagem.

Parque Natural Municipal da Usina

Uma área de preservação que oferece trilhas, piqueniques e uma rica biodiversidade de fauna e flora.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Piranga?

A cidade pode ser acessada de carro pelas rodovias MG-329 e BR-262, além de ser servida por ônibus que partem de cidades próximas.

? Há opções de hospedagem em Piranga?

Sim, há pousadas e hotéis que oferecem conforto e atendimento de qualidade aos visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Piranga?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Piranga

Minas Gerais - MG

Histórico

Piranga significa .barro vermelho. e designa também uma planta da família das Begoniáceas, da qual os indígenas da região extraiam tinta vermelha para pintar o corpo.

Guarapiranga, que significa "pássaro vermelho", era a denominação anterior de origem indígena. O bandeirante João de Siqueira Afonso, chefiando um grupo de paulistas, internou-se pela Capitania de Minas Gerais, vindo estabelecer na região banhada pelo rio Guarapiranga, sua base de operações, em busca de minerais preciosos.

Em fins de século XVII, achava-se em formação o povoado, que cresceu rapidamente até ser, em 1718, elevado à categoria de curato.

O distrito se deve à Provisão de 16 de fevereiro de 1718 e o Município à Lei provincial n° 202, de 1° de abril de 1841, ocorrendo a instalação em junho do ano seguinte. Suprimido pela Lei provincial n° 1.249, de 17 de novembro de 1865, é restaurado, desmembrado do de Mariana, por Lei provincial n° 1.537, de 20 de julho de 1868, e reinstalado a 14 de março do ano seguinte. Mais tarde, a Lei provincial n° 1.729, de 5 de outubro de 1870, confere à vila categoria de cidade.

Aparece na Divisão Administrativa, em 1911, com 9 distritos: Piranga, Pinheiros, Santo Antônio do Pirapetinga, Calambau, Oliveira, Braz Pires, Conceição do Turvo, Porto Seguro e Guaraciaba. Perde, porém, os distritos de Conceição do Turvo (1923), Braz Pires (1938), Guaraciaba (1948), Porto Firme, Piraguara e Calambau (1953) para formação de novos municípios. Atualmente, compõe-se do distrito sede e dos de Pinheiros Altos e Santo Antônio de Pirapetinga.

A Comarca, criada pela Lei provincial n° 3.702, de 27 de julho de 1889, recebeu a denominação de Piranga, em face da Lei estadual n° 11, de 13 de novembro de 1891. A Lei estadual n° 375, de 19 de setembro de 1903, determinou sua supressão, o que se verificou a 21 de novembro do ano seguinte. Restaurou-a, porém, a Lei estadual n° 663, de 18 de setembro de 1915, ocorrendo a reinstalação a 1° de dezembro de 1917.

Gentílico: piranguense

Formação Administrativa

Fonte: IBGE