Norte Região de Capanema

Tudo sobre Peixe-Boi

Guia completo, dados e turismo em Pará.

População (2022)
8.285
PIB Total
R$ 72,33 Mi
Per Capita
R$ 8.729,87
Área (km²)
451,300
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

Julho

Esse período coincide com a época de férias escolares e o clima na região é mais ameno, ideal para atividades ao ar livre e passeios pelo rio.

🛡️

Segurança

Relativamente seguro, mas recomenda-se cuidados básicos ao transitar.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Peixe-Boi, um município encantador localizado no coração da Amazônia paraense. Com uma população acolhedora de 8.285 habitantes, a cidade oferece uma rica história e uma biodiversidade única, marcada pela presença do famoso peixe-boi. Venha explorar este destino que combina natureza, cultura e história!

Principais Atrações

Rio Peixe-Boi

Um dos principais atrativos naturais da região, onde você pode observar a fauna local e praticar atividades aquáticas.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Uma bela igreja que representa a herança cultural e religiosa de Peixe-Boi, instalada no centro da cidade.

Reserva Extrativista do Rio Peixe-Boi

Um espaço protegido que oferece atividades de ecoturismo e educação ambiental, onde é possível aprender sobre a biodiversidade da Amazônia.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Peixe-Boi?

A forma mais comum de chegar é através de Brasília ou Belém de avião, seguido de transporte terrestre até Peixe-Boi.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, existem pequenas pousadas e hotéis que oferecem acomodações confortáveis para os visitantes.

? É seguro nadar nos rios da região?

Embora a natação seja popular, recomenda-se cautela e a consulta a guias locais sobre áreas seguras.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Peixe-Boi?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Peixe-Boi

Pará - PA

Histórico

O desbravamento da região, onde está situado o atual município, teve início em 1885, quando os primeiros colonos subiram o rio Peixe-boi e se estabeleceram em sua confluência com rio Timboteua e igarapé Jaburu.

O território de Peixe-boi, localizado a nordeste do Estado do Pará, pertenceu, inicialmente, ao município de Nova Timboteua, donde foi desmembrado. Sabe-se que, em tempos remotos, ali existiu uma estação da extinta estrada de ferro de Braganç. Inaugurada em 1907. Em decorrência dessa estrada, surgiram diversas povoações que originaram os atuais municípios da zona bragantina.

Com a expansão das culturas da fibra e da malva, entre outras, a localidade se desenvolveu e, em 1961, adquiriu categoria de município e sua Sede foros de Cidade.

O topônimo deve-se ao rio que banha o município e, também, ao fato de existir, nos rios e lagos da Amazônia, o peixe-boi, mamífero da família dos triquequideos, gênero trichehus, que se alimenta das ervas ribeirinhas e chega a medir 3 metros de comprimento, pesando até 2.000 quilos.

Gentílico: pixe-boiense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de João Pessoa o distrito de Peixe-Boi.

Pelo decreto-lei estadual nº 2972, de 31-03-1938, o município de João Pessoa passou a denominar-se Igarape-Açu, passando o distrito de Peixe-Boi a figurar no município de Igarapé-Açu.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Peixe-Boi figura no município de Igarapé-Açu ex-João Pessoa.

Pelo decreto-lei estadual nº 4505, de 30-12-1943, desmembra do município de Igarapé-Açu o distrito de Peixe-Boi para formar o novo município de Nova Timboteua.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Peixe-Boi, permanece no município de Nova Timboteua.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação Peixe-Boi, pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961, desmembrado de Nova Timboteua. Sede no antigo distrito de Peixe-Boi. Constituído de 2 distritos: Peixe-Boi e Tauarzinho.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Transferências distritais

Pelo decreto-lei estadual nº 2972, de 31-03-1938, transfere o distrito de Peixe-Boi domunicípio de João Pessoa para o de Igarapé-Açu.

Pelo decreto-lei estadual nº 4505, de 30-12-1943, transfere o distrito de Peixe-Boi domunicípio de Igarape-Açu para o município de Nonatimboteua.

Fonte: IBGE