Sudeste Região de Itajubá

Tudo sobre Pedralva

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
10.760
PIB Total
R$ 182,68 Mi
Per Capita
R$ 16.977,51
Área (km²)
218,000
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

O clima é ameno e agradável, ideal para atividades ao ar livre e para explorar as belezas naturais da região.

🛡️

Segurança

Pedralva é considerada uma cidade segura, ideal para visitantes que buscam relaxar e explorar sem preocupações.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Pedralva, um encantador município situado no coração da Mata Atlântica em Minas Gerais. Com uma população de aproximadamente 10.760 habitantes, Pedralva é um destino ideal para quem busca tranquilidade, rica história e a beleza natural das montanhas. Descoberta em 1763 pelos bandeirantes, a cidade tem um passado histórico fascinante que se reflete em sua arquitetura e cultura.

Principais Atrações

Igreja Matriz de São Sebastião

Uma bela igreja que representa a história religiosa e cultural da cidade, com arquitetura colonial.

Cachoeira do São Sebastião

Uma das mais belas cachoeiras da região, ideal para banho e trilhas em meio à natureza exuberante.

Centro Histórico

Área que preserva casarões e a cultura local, onde é possível aprender mais sobre a história de Pedralva.

Dúvidas Comuns

? Quais são as opções de hospedagem em Pedralva?

A cidade oferece pousadas e hotéis com preços variados, proporcionando conforto e uma boa experiência aos visitantes.

? Existem restaurantes bons na cidade?

Sim, Pedralva conta com diversos restaurantes que servem pratos típicos da culinária mineira e opções de lazer.

Como Chegar

🚌

Terminal Rodoviário

Estação Rodoviária em Pedralva - Minas Gerais Tel: (35) 3663-1247

Rua Cel Canuto, s/n
Centro - Pedralva - MG - CEP: 37520-000

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Pedralva?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

O Município de Pedralva, foi descoberto no ano de 1763, pelos Bandeirantes, recebendo então o nome de PEDRA BRANCA DE SANTA CATARINA, em virtude de uma pedra muito branca, existente na serra que divisa este município com o de Natércia (ex Santa Catarina).

O primeiro morador foi o coronel Joaquim Machado de Abreu, importante fazendeiro, capitalista e possuidor de grandes cabedais, tendo sido nomeado Cavalheiro da Ordem de Cristo, por Decreto do Imperador Dom Pedro II. Foi ele o doador do terreno destinado ao patrimônio de freguesia. Em virtude da lei provincial de 14 de julho de 1832, a localidade foi elevada a categoria de Distrito e passou a receber o nome de SÃO SEBASTIÃO DA CAPITUBA. Pela Lei nº 2.650 de 4 de novembro de 1880 passou o Distrito a denominar-se SÃO SEBASTIÃO DA PEDRA BRANCA. Em 30 de outubro de 1884, pela lei provincial nº 3.275, o Distrito foi elevado a categoria de Município, ficando a cidade investida na respectiva categoria de Vila sem fórum, compreendendo 3 distritos: o da Sede, o de São José do Alegre e o de Campos de Maria da Fé. A instalação do Município verificou-se no dia 7 de maio de 1887.

Pela Lei Estadual nº 2 de 14 de Setembro de 1.891, o município de São Sebastião de Pedra Branca, passou a denominar-se PEDRA BRANCA. O nome de Pedra Branca por haver outros em Minas foi permutado no primeiro congresso geográfico de Belo Horizonte em 1909, pelo de BELA VISTA, nome que não adquiriu os termos de aceitação pela população.

Em 1911, pela Lei nº 556, foi desmembrado de seu território, o Distrito de Campo de Maria da Fé que passou a pertencer ao município deste nome. Ficou o município composto de dois distritos, o da Sede e o de São José do Alegre.

No dia 1º de janeiro de 1939, na conformidade do Decreto-Lei Estadual nº 148 de 17 de dezembro de 1938 e normas gerais firmadas pela Lei Orgânica Nacional nº 311 de 2 de março de 1938, Pedra Branca recebeu os foros de Cidade, ficando a sede do Distrito de São José do Alegre, investida na correspondente categoria de Vila.

Em 1º de janeiro de 1944, passou Pedra Branca a denominar-se PEDRALVA (pedra + alva), em virtude do Decreto-Lei Estadual nº 1.058 de 31 de Dezembro de 1943.

Em virtude da Lei Estadual nº 1.039 de 12 de dezembro de 1953, foi desmembrado de seu território o Distrito de São José do Alegre que passou a pertencer ao município do mesmo nome. Ficou o município de Pedralva a partir desta data, composto somente de um Distrito, que é o Distrito da Sede.

Fonte: Prefeitura Municipal de Pedralva

Autor do Histórico: EUGÊNIO PACELLI MORAES RENNÓ