Nordeste Região de Palmeira dos Índios

Tudo sobre Paulo Jacinto

Guia completo, dados e turismo em Alagoas.

População (2022)
6.576
PIB Total
R$ 109,87 Mi
Per Capita
R$ 16.707,73
Área (km²)
118,500
IDH / Bioma
Caatinga e Mata Atlântica
📅

Quando ir

Setembro

É o período da estação seca, ideal para visitar as belezas naturais e explorar o patrimônio histórico.

🛡️

Segurança

Moderada, com um ambiente tranquilo e acolhedor.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Paulo Jacinto, Alagoas! Davos um mergulho na história e cultura deste encantador município, que combina a beleza da Caatinga e Mata Atlântica com um rico patrimônio histórico. Aqui, você encontrará hospitalidade, natureza exuberante e opções para relaxar e se aventurar.

Principais Atrações

Capela de Nossa Senhora da Conceição

Construída por Antônio de Sousa Barbosa, é um marco histórico que destaca a fé e a cultura local.

Caminhos da Caatinga

Atrações naturais que permitem aos visitantes explorar a flora e fauna do bioma da Caatinga, com trilhas e passeios indicados.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Paulo Jacinto?

A cidade é acessível de carro, por meio da AL-220, e também há opções de transporte público.

? Existem opções de hospedagem em Paulo Jacinto?

Sim, existem pousadas e pequenas acomodações que oferecem conforto e a calorosa hospitalidade dos locais.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Paulo Jacinto?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Paulo Jacinto Alagoas - AL

Histórico

O município de Paulo Jacinto teve como primeiro nome o de Lourenço de Cima, pois, havia outro denominado Lourenço de Baixo ou São Lourenço, propriedade agrícola de Lourenço Veiga, o qual construiu uma capela sob a invocação daquele Santo. O Lourenço de Cima, objeto dos presentes dados históricos, originou-se em uma capela erigida, em suas terras, por Antônio de Sousa Barbosa – homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Antônio, considerado fundador, era paraibano, e, em 1835, transportou-se com sua família e haveres, construindo uma casa residencial e uma capela, conforme costume nas famílias abastadas e religiosas.

Fez doação de considerável patrimônio de terras para assegurar a subsistência e conservação da capela a Nossa Senhora da Conceição, em cujas vizinhanças, em terreno daquele patrimônio, foram construídas as primeiras casas de taipa para moradia dos novos habitantes que, atraídos pela fertilidade do solo e amenidade do clima, para aí afluíram. Dadas as necessidades ambientais, surgiu o primeiro estabelecimento comercial, pertencente a JoséCarolino, na margem das estradas que vindas de cima – Palmeira dos Índios e do sertão – íam das no Riacho do Meio ( município de Viçosa) e no Pilar. Os primeiros habitantes da povoação agricultores não desprezavam os negócios e , assim, trocavam as mais diversas mercadorias.

Com a inauguração, em 1911, da estação da Estrada de Ferro da "Great Western", o Povoado passou a chamar-se Paulo Jacinto, homenagem a Paulo Jacinto Tenório, filho de Quebrangulo e que havia doado à citada Companhia uma áres de terras destinada aos serviços da nova via de comunicação.

Gentílico: paulo-jacintense

Formação Administrativa

Em divisões territorias datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Quebrangulo o distrito de Paulo Jacinto.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Paulo Jacinto, pela lei nº 1747, de 02-12-1953, desmembrado de Quebrangulo. Sede no antigo distrito de Paulo Jacinto expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE