Nordeste Região de Pão de Açúcar - Olho d'Água das Flores ¿ Batalha

Tudo sobre Palestina

Guia completo, dados e turismo em Alagoas.

População (2022)
4.325
PIB Total
R$ 45,91 Mi
Per Capita
R$ 10.615,26
Área (km²)
48,900
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

maio

É durante o mês de maio que a região costuma receber as primeiras chuvas, fazendo com que a caatinga floresça e ganhe cores vibrantes, além de ser um período de festividades locais.

🛡️

Segurança

Palestina é considerada uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Palestina, um pequeno município localizado no coração da Caatinga em Alagoas. Com uma história rica e cheia de eventos significativos, Palestina é um destino que combina tradições rurais, hospitalidade e beleza natural. Venha explorar suas origens e encantos!

Principais Atrações

Praça da Igreja Matriz

Um espaço agradável para lazer e eventos, onde as tradições e a cultura local se encontram.

Cascata do Retiro

Uma bela cachoeira localizada nos arredores da cidade, ideal para um dia em contato com a natureza.

Feirinha de Artesanato

Um lugar para encontrar produtos locais, como bordados e comidas típicas da região, aberta todos os sábados.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Palestina?

A cidade é acessível por meio de rodovias estaduais e distritais, sendo possível chegar de carro ou ônibus a partir de cidades maiores como Delmiro Gouveia.

? O que posso fazer em Palestina?

Você pode explorar as belezas naturais, visitar pontos turísticos locais, participar de festividades e aproveitar a culinária típica.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Palestina?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Palestina

Alagoas - AL

Histórico

Por volta de 1880, a área onde hoje está o município de Palestina era uma fazenda que pertencia a Joaquim Félix de Melo e Manoel Januário de Carvalho. Depois que eles morreram, as famílias seguiram para outra região.

Em 1940, José Ferreira de Melo, vindo de Pão de Açúcar, chegou à antiga fazenda. Lá, instalou uma mercearia e um entreposto de compra de cereais. Montou, em seguida, uma fábrica de laticínios que produzia, na época, cerca de 10 mil litros de leite por dia, além de umdescaroçador de algodão. Nessa época, o local era conhecido como Retiro de Cima.

Em pouco tempo formou-se um pequeno povoado. A primeira feira foi instalada pelos moradores em 1949. O comércio começou a se expandir e Retiro se desenvolveu.

Além de José Ferreira de Melo - considerado fundador são lembrados na região, como pioneiros, Manoel Silvino de Carvalho, Pedro Félix de Melo, Arestides Joaquim de Carvalho, Josué Rodrigues de Carvalho, Manoel Joventino de Carvalho, Pedro e Manoel Joaquim de Carvalho.

José Ferreira de Melo encabeçou o movimento pela emancipação. Em 1962, através da Lei 2.469, o povoado de Retiro passou a ser o município de Palestina, que recebeu este nome por motivos religiosos.

Nos finais de semana, a atração de Palestina é o Açude do DNOCS, onde a população pesca e mergulha para aplacar o calor. As festividades do município resumem-se na festa do padroeiro Sagrado Coração de Jesus (29 de junho) e nas comemorações da Emancipação Política (27 de agosto).

Gentílico: palestinense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Palestina ex-povoado de Retiro, pela lei estadual nº 2469, de 27-08-1962, desmembrado de Pão de Açúcar. Sede no atual distrito de Palestina ex-povoado de Retiro. Constituído do distrito sede. Instalado em 08-09-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE