Sudeste Região de Juiz de Fora

Tudo sobre Paiva

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
1.474
PIB Total
R$ 27,30 Mi
Per Capita
R$ 18.521,71
Área (km²)
58,400
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

Nesta época, o clima é ameno e há menos chuvas, proporcionando condições ideais para explorar a natureza e participar das festividades locais.

🛡️

Segurança

A cidade é tranquila e segura, ideal para famílias e turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Paiva, uma encantadora cidade de Minas Gerais, rodeada pela exuberância da Mata Atlântica e rica em história. Fundada em 1907 por João Ferreira de Paiva, a cidade é um destino ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

Principais Atrações

Igreja de São Sebastião

Uma bela igreja construída no local da primeira missa campal celebrada em 1907. É um marco histórico e cultural da cidade.

Cruzeiro de São Sebastião

Local onde o grande cruzeiro foi erguido por João Ferreira de Paiva, simbolizando a fundação do arraial. Ideal para quem aprecia história.

Trilhas da Mata Atlântica

Caminhadas e trilhas que permitem a imersão na biodiversidade do bioma da Mata Atlântica, com a possibilidade de avistar fauna e flora locais.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade turística em Paiva?

A principal atividade é o ecoturismo, incluindo trilhas e visitas a pontos históricos.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Paiva oferece pousadas e pequenas hospedagens com preço acessível e conforto.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Paiva?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Paiva

Minas Gerais - MG

Histórico

Por volta de 1906, graçando forte epidemia, um abastado fazendeiro da região, Sr. João Ferreira de Paiva, fez promessa a São Sebastião de providenciar a fundação de um arraial, caso a epidemia se debelasse. Cessado o surto, o fazendeiro fez erigir no local um grande cruzeiro que, mais tarde, foi transladado, em procissão, para o local denominado Santa Rosa, onde o dito João Ferreira de Paiva adquira cinco alqueires geométricos de terreno, doados ao patrimônio comum, para início do arraial. No dia 8 de julho de 1907, foi rezada missa campal no sítio, onde hoje se ergue a igreja de São Sebastião, a qual foi construída mais tarde, pelo filho do fundador do arraial, secundado pelos moradores.

Com o avanço da via férrea que ligaria Santos Dumont a Mercês, movimentou-se João Ferreira de Paiva no sentido de conseguir a modificação do traçado inicial, fazendo com que a via passasse pelo arraial então em franco desenvolvimento. Com empenho político, através de seu particular amigo, o senador Bias Fortes, pai, conseguiu seu intento. Ao inaugurar-se a nova estação, Paulo de Frontin, que viera para as solenidades, sugeriu que o nome fosse trocado de Santa Rosa para o de Paiva, em homenagem ao fundador do povoado. Assim, explica-se a fundação do núcleo inicial e a origem do topônimo.

A usina hidrelétrica local foi construída em 1927: o Grupo Escolar, inaugurado em 1932; no mesmo ano, instalou-se a Agência Postal do Correio. Em 1948 os principais filhos do lugar se movimentaram numa campanha pela emancipação administrativa, o que só aconteceu em 1953 com a criação do município.

Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de Paiva (ex-povoado de Estação de Paiva), pela Lei nº 336, de 27-12-1948, criado com território desmembrado do distrito de Oliveira Fortes, subordinado ao município de Barbacena.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Paiva, figura no município de Oliveira Fortes.

Elevado à categoria de município com a denominação de Paiva, pela Lei nº 1039, de 12-12-1953, desmembrado de Barbacena.

Sede no antigo distrito de Paiva. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE