Nordeste Região de Santana do Ipanema

Tudo sobre Ouro Branco

Guia completo, dados e turismo em Alagoas.

População (2022)
11.446
PIB Total
R$ 110,45 Mi
Per Capita
R$ 9.649,57
Área (km²)
204,800
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Junho

Durante o mês de junho, ocorrem as festas juninas, que são uma verdadeira celebração da cultura nordestina, com comidas típicas, danças e eventos culturais.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada tranquila, mas recomenda-se sempre atenção aos pertences pessoais.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Ouro Branco é uma encantadora cidade situada no estado de Alagoas, conhecida por suas ricas tradições, história fascinante e paisagens naturais do bioma da Caatinga. Com uma população de aproximadamente 11.446 habitantes, Ouro Branco oferece aos visitantes uma experiência única que mistura história e cultura nas suas raízes.

Principais Atrações

Igreja de Santo Antônio

Capela em estilo barroco que remonta ao início da formação da cidade, um patrimônio histórico e religioso importante.

Museu Municipal

Espaço que guarda a história de Ouro Branco, com peças que contam a trajetória da cidade e do seu povo.

Cajueiro Centenário

Um imenso cajueiro que é um símbolo da cidade e que está na origem do seu nome, oferecendo um espaço de interação com a natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual a principal atração turística de Ouro Branco?

A principal atração é a Igreja de Santo Antônio, que é uma importante referência histórica e cultural.

? Como chegar a Ouro Branco?

Ouro Branco pode ser acessado por rodovia, a partir da cidade de Arapiraca, que fica a aproximadamente 60 km de distância.

? Quais são os melhores pratos típicos da região?

Os visitantes devem experimentar pratos como a carne de sol, o sarapatel e a pamonha, que fazem parte da culinária alagoana.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Ouro Branco?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Ouro Branco

Alagoas - AL

Histórico

O povoado onde hoje está o município de Ouro Branco começou a surgir por volta de 1830, mas só em 1881, quando Domingos Gomes mandou construir uma capela de pedra, é que moradores das regiões vizinhas começaram a se mudar para lá.

Domingos Gomes chegou ao município vindo de Minas Gerais, e logo comprou terras da família Paranhos. Líder na época, escolheu o padroeiro Santo Antonio e deu o nome de OlhoD’Água do Cajueiro (nome de uma cacimba que ficava embaixo de um grande cajueiro conhecido na região) à vila que se formava.

Depois de alguns anos, Gomes regressou a Minas e seu filho, Francisco Gomes, deu novadimensão e novo nome ao povoado, que passou a se chamar Olho D’Água do Chicão. Em 1901, foi elevado à categoria de vila e chegou a sofrer ataques dos bandos de Lampião e Antonio Purcino.

Anos mais tarde, chegou à vila Antonio Giló de Campos que, impressionado com a brancura das imensas plantações de algodão, escolheu o nome Ouro Branco para a futura cidade. A partir dessa época, a cidade não parou de crescer, incentivando Luiz Gonzaga de Carvalho,

José Limeira Lima, Francisco Sotero Ângelo e José Soares da Silva a iniciarem o movimento pela emancipação. O município, porém, só foi desmembrado de Santana do Ipanema em 1962 através da Lei 2.445.

Ouro Branco chamou a atenção da comunidade científica, que tem realizado estudos geológicos em dois de seus pontos atrativos: a Pedra da Capelinha e o Lajedo Grande. Entre as festividades destacam-se a festa do padroeiro (01 a 13 de junho), a festa do dia da Independência (7 de setembro) e a da Emancipação Política (21 de junho).

Gentílico: ouro-branquense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ouro Branco ex-povoado, pela lei nº 2050, de 09

08-1957. Criado com terras desmembrado do distrito de Maravilha, subordinado ao município de

Santana de Ipanema. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Ouro Branco, figura no município de Santana de Ipanema. Elevado à categoria de município com a denominação de Ouro Branco, pela lei estadual nº 2445, de 17-05-1962, desmembrado de Santana de Ipanema. Sede no atual distrito de Ouro Branco ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-06-1962. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE