Sul Região de Campo Mourão

Tudo sobre Nova Cantu

Guia completo, dados e turismo em Paraná.

População (2022)
6.790
PIB Total
R$ 348,11 Mi
Per Capita
R$ 51.267,45
Área (km²)
555,500
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Maio

O clima é ameno e as chuvas são menos frequentes, permitindo explorar as belezas naturais e a cultura local.

🛡️

Segurança

Nova Cantu é uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, proporcionando segurança aos visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Nova Cantu é um encantador município paranaense, situado em meio à exuberante Mata Atlântica. Com uma rica história agrícola e cultural, Nova Cantu é um destino ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Sua fundação remonta a 1964, mas a região já era habitada por agricultores que trouxeram diversas etnias, contribuindo para um ambiente multicultural.

Principais Atrações

Cachoeira do Cantu

Uma belíssima cachoeira cercada pela vegetação da Mata Atlântica, ideal para um relaxante piquenique ou um mergulho.

Praça da Igreja Matriz

Um espaço aconchegante, onde os visitantes podem apreciar a arquitetura local e participar de eventos e festivais.

Rota das Etnias

Um passeio que celebra as diversas culturas que colonizaram a região, com experiências gastronômicas e artísticas.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Nova Cantu?

A melhor forma é de carro, acessando pela PR-462 e PR-243.

? Onde posso me hospedar em Nova Cantu?

A cidade oferece pousadas acolhedoras e opções de hospedagem simples e confortáveis.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Nova Cantu?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

História

O município foi uma das últimas fronteiras agrícolas do Paraná. Sua ocupação ocorreu por volta de 1955.

O povoado formado próximo ao rio Cantu levou o nome do rio e prosperou de terra fértil. Os migrantes vindos da região paranaense e de outras regiões brasileiras desenvolveram suas plantações e trouxeram a cultura de variadas etnias.

Criado através da Lei Estadual nº 4778 de 29 de novembro de 1963, e instalado em 14 de dezembro de 1964, foi desmembrado de Roncador.

Seu nome é uam homenagem a Cantù, município italiano na região da Lombardia.

Geografia

Possui uma área é de 543,780 km² representando 0,2728 % do estado, 0,0965  % da região e 0,0064 % de todo o território brasileiro. Localiza-se a uma latitude 24°40’22" sul e a uma longitude 52°34’08" oeste, estando a uma altitude de 555 m. Sua população estimada em 2005 era de 9.071 habitantes.

Demografia

Dados do Censo - 2007

População Total: 7.795

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,698

IDH-M Renda: 0,614

IDH-M Longevidade: 0,656

IDH-M Educação: 0,824

Hidrografia

Rio Cantu

Etimologia. Nova Feminino substantivado de ?novo?, que se origina do latim ?novu?, e refere-se à novidade, vida nova, notícia de pouco tempo, recente.

    Cantu Sobrenome de origem geográfica, de étimo desconhecido. É referência ao Rio Cantu, que nasce na Serra da Pitanga, afluente da margem direita do Rio Piquiri, contribuinte do Rio Paraná. É também nome local da Serra Geral, ao N. do Rio Cantu.

Origem Histórica. É antiga a movimentação na região, por conta de atividades de ?safristas? e de madeireiros. A primeira povoação que deu origem ao atual município é contemporânea à construção da estrada que demandava de Guarapuava a Campo Mourão, passando por Pitanga, em torno de 1920.

Esta via foi feita em cima de uma antiga ?picada?, utilizada pelos desbravadores da região, incluindo os de Nova Cantu. O nome da cidade é de origem geográfica, em referência ao Rio Cantu, que nasce na Serra da Pitanga e deságua no Rio Piquiri, banhando o território do município. Em informação pouco consistente, a prefeitura dá como origem do nome o sobrenome de uma família catarinense que ?passou a freqüentar a região dedicando-se à compra de suínos e o lugar por muito tempo ficou conhecido como região dos Cantu, ou seja, do comprador de porcos?.

A empresa paulista Colina Agropecuária, dona de parte da Gleba 6 - Colônia Cantu, procedeu à comercialização de lotes e legalização de outros. O responsável por esta ação foi dr. David Thiessem. A partir de 1939, formou-se um povoado com casas de comércio nas proximidades do Rio Tonete. Em 1955, Ademar Caramuru Saldanha pleiteou junto ao governo estadual a legalização de área de 80 alqueires, sendo que 50% foi destinado às pessoas interessadas em troca das derrubadas e destocas de lotes urbanos e rurais.

Formou-se então um povoado no Vale do Rio Cantu, não muito distante do Piquiri. Em 06 de janeiro de 1961, pela Lei Estadual n.º 4.311, foi criado o Distrito Administrativo, sendo cartorário o sr. Alvadi Monticelli. Lutaram pela emancipação local os senhores Diniz Borgio, Jaime Jovino Vendramin, José Carlos Marques Estima e Emiliano Bonifácio Campigollo, dentre outros. Pela Lei Estadual n.º 4.788, de 29 de novembro de 1963, foi criado o município de Nova Cantu, com território desmembrado de Roncador. A instalação deu-se no dia 14 de dezembro de 1964. O primeiro prefeito foi o sr. Lindolfo Ferreira Ávila. Segundo a legislação, a grafia correta do município é Nova Cantú.

Fonte:

Autor do Histórico: HELENA JOSÉ DA SILVA DE OLIVEIRA