Sudeste Região de Muriaé

Tudo sobre Muriaé

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
104.108
PIB Total
R$ 2,66 Bi
Per Capita
R$ 25.502,90
Área (km²)
841,700
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Setembro

O clima é ameno, ideal para caminhadas ao ar livre e festividades locais, além de ser uma época com menor concentração de chuvas.

🛡️

Segurança

Muriaé é considerada uma cidade segura, com baixos índices de criminalidade, mas como em qualquer lugar, recomenda-se atenção e cuidados básicos.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Muriaé é uma cidade encantadora no estado de Minas Gerais, rodeada pela exuberante Mata Atlântica e rica em história. Com uma população de 104.108 habitantes, a cidade é um destino perfeito para quem busca natureza, cultura e um mergulho nas tradições mineiras.

Principais Atrações

Largo do Rosário

Um dos pontos históricos da cidade, onde se iniciou a povoação de Muriaé e abriga uma bela capela.

Parque de Exposições

Espaço que recebe eventos culturais e exposições agropecuárias, oferecendo um panorama da cultura local.

Cascata do Salto

Uma linda cachoeira localizada na zona rural, perfeita para um dia de lazer em contato com a natureza.

Dúvidas Comuns

? Quais são as opções de transporte em Muriaé?

A cidade conta com transporte urbano e táxis disponíveis para locomoção. Para quem vem de outras cidades, há terminais de ônibus com rotas frequentes.

? O que não posso deixar de experimentar na culinária local?

Não deixe de provar os pratos típicos mineiros, como o pão de queijo, feijão tropeiro e as deliciosas doces caseiros.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Muriaé?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

MURIAÉ MINAS GERAIS Monografia n.º 34 Ano: 1955

ASPECTOS HISTÓRICOS

A REGIÃO que hoje compreende o Município de Muriaé foi, primitivamente, habitada pelos índios Puris. A própria colonização do território fez-se pelo comércio de brancos e indígenes. Em 1817, Constantino José Pinto, com 40 homens, comerciando ervas e raízes medicinais estabeleceu contato com os aborígines; desceu pelo rio Pomba e atingiu o Muriaé onde aportou, construindo seu abarracamento no mesmo lugar em que existe agora o Largo do Rosário. As trocas vantajosas então feitas fizeram-no pensar em construir uma povoação no local. Havendo, porém, desinteligência entre um de seus homens e um dos chefes da tribo, Constantino, temendo um ataque dos selvagens, obteve reforço, comandado pelo Sargento João do Monte, sob cuja proteção construiu as primeiras habitações, formando uma aglomeração primitiva. Sete anos depois, foi autorizada a edificação de uma capela, tendo sido seu primeiro capelão o Padre Joaquim Teixeira de Siqueira. Em 12 de março de 1845, a povoação tornou-se sede da freguesia da Glória, prerrogativa perdida e restabelecida anos depois.

Consolidada sua situação, o progresso da nova localidade foi constante, principalmente a partir de 1886, data da inauguração da Estação da Estrada de Ferro Leopoldina na sede municipal. Em 1910, é criado o serviço de luz e força; no ano seguinte, o de águas e esgotos e, em 1913, o telefônico urbano.

A inauguração da auto-estrada Rio-Bahia em 1939 colocou o Município de Muriaé em plano destacado no quadro econômico da zona a que pertence.

Formação administrativo-judiciária O Distrito de Muriaé foi criado em 7 de abril de 1841. Sua elevação a categoria de vila deu-se em 16 de maio de 1855.

O nome simplificado de Muriaé, anteriormente São Paulo do Muriaé começa a vigorar em 30 de agosto de l911, em virtude da Lei estadual n.° 556.

De acordo com a divisão administrativa vigente a 31 de dezembro de 1954, Muriaé compõe-se de 7 distritos: Muriaé, Belisário, Boa Família, Bom Jesus da Cachoeira, Itamuri, Pirapanema e Rosário da Limeira.

A Comarca de Muriaé data de 25 de novembro de 1865 e, atualmente, compõe-se dos seguintes termos: Muriaé, Laranjal e Patrocínio do Muriaé.

Fonte: IBGE