Sul Região de Maringá

Tudo sobre Munhoz de Melo

Guia completo, dados e turismo em Paraná.

População (2022)
3.951
PIB Total
R$ 136,94 Mi
Per Capita
R$ 34.659,83
Área (km²)
137,000
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Abril

É o mês ideal para visitar, pois a temperatura é agradável e as chuvas são menos frequentes, permitindo explorar as belezas naturais da região.

🛡️

Segurança

Munhoz de Melo é considerada uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Munhoz de Melo é um encantador município localizado no Paraná, cercado pela rica biodiversidade da Mata Atlântica. Com uma população de 3.951 habitantes, a cidade possui um histórico fascinante, marcado por sua fundação ligada ao cultivo do café e ao comércio de terras. Venha explorar suas tradições e belezas naturais!

Principais Atrações

Igreja Matriz São Sebastião

Uma bela construção que é um dos marcos da cidade, refletindo a arquitetura típica da região.

Praça da Bíblia

Um espaço público ideal para relaxar e desfrutar de eventos locais, cercado por áreas verdes.

Café do Museu

Uma experiência única que combina história e sabores, onde os visitantes podem degustar cafés locais.

Dúvidas Comuns

? Qual é a distância de Munhoz de Melo para as cidades vizinhas?

Munhoz de Melo está a aproximadamente 20 km de Astorga e a 50 km de Maringá.

? É possível encontrar hospedagem na cidade?

Sim, a cidade oferece opções de pousadas e hotéis para atender os visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Munhoz de Melo?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

HISTÓRICO DE MUNHOZ DE MELO - PARANÁ

Sabe-se que, desde os seus primeiros dias, quando ainda fazia parte do Município de Astorga, o seu desenvolvimento equiparou-se a outras comunidades daquela região, onde floresceu uma cultura diferente, tomou vulto e robusteceu uma civilização construída sob o influxo do café e do comércio de terras.

As primeiras pessoas que chegaram à localidade foram os pioneiros: Olivério Bahls, Artur Moreira, Ricardo Daleski, Raimundo Pedro de Souza e Jorge Ricardo de Lima.

A primeira denominação dada à localidade foi Interventor Manoel Ribas. Onde, pouco tempo depois, surgiria um novo povoado estabelecendo-se com objetivo de cultivar a terra, plantando café e cereais.

Sem chegar a ser distrito, em 1955 foi criado o município com a denominação de Interventor e com território desmembrado do Município de Astorga.

Pela Lei Estadual nº. 2553, de 7 de janeiro de 1956, o Município de Interventor passou a denominar-se Munhoz de Melo em homenagem ao Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, na época, Desembargador José Munhoz de Mello.

Sua população na década de 60 atingia o total de 14.000 habitantes, em conseqüência do surto cafeeiro, caindo para 10.700 habitantes na década de 70. Com o corte do café, principal economia da região, houve uma grande evasão da população da zona rural indo à procura dos grandes centros, caindo o número de habitantes para 4.900 na década de 80.

Gentílico: munhozenses.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Interventor, pela lei estadual n°. 2473, de 03 de Novembro de 1955, desmembrado do Município de Astorga. Sede no povoado de Interventor. Constituído do distrito sede. Instalado em 14 de Dezembro de 1956.

Pela Lei Estadual n°. 2553, de 07 de Janeiro de 1956, o Município de Interventor passou a denominar-se Munhoz de Melo.

Em divisão territorial datada de 1° de Julho de 1960, o Município já denominado Munhoz de Melo é constituído do distrito sede.

Pela Lei Estadual n°. 4782, de 29 de Novembro de 1963, é criado o distrito de Fernão Dias e anexado ao município de Munhoz de Melo.

Em divisão territorial datada de 31 de Dezembro de 1963, o Município é constituído de 2 distritos: Munhoz de Melo e Fernão Dias.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14 de Maio de 2001.

Alteração Toponímica Municipal: Interventor para Munhoz de Melo alterado, pela Lei Estadual n°. 2553, de 07de Janeiro 1956.

Fonte: IBGE E PREFEITURA MUNICIPAL