Nordeste Região de Delmiro Gouveia

Tudo sobre Mata Grande

Guia completo, dados e turismo em Alagoas.

População (2022)
21.844
PIB Total
R$ 354,59 Mi
Per Capita
R$ 16.233,02
Área (km²)
908,000
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Setembro

Neste mês, o clima é mais ameno, proporcionando uma experiência mais agradável para explorar a cidade e suas atrações.

🛡️

Segurança

Mata Grande é considerada uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade, proporcionando segurança aos visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Mata Grande, situada no estado de Alagoas, é uma cidade que oferece um rico patrimônio histórico e uma natureza exuberante, marcada pelo bioma da caatinga. Fundada em 1791, a cidade tem suas raízes ligadas à doação de terras por João Gonçalves Teixeira e sua esposa. Com uma população de cerca de 21.844 habitantes, Mata Grande encanta os visitantes com sua história e belezas naturais.

Principais Atrações

Serra da Onça

Uma formação rochosa impressionante que oferece vistas panorâmicas da região e é ideal para caminhadas e contato com a natureza.

Capela Nossa Senhora da Conceição

Histórica capela, primeira construção religiosa da região, que testemunha a fundação da cidade.

Fonte do Cumbe

Uma bela fonte que abastece a cidade, situada em um ambiente natural tranquilo, perfeito para relaxar e apreciar a natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Mata Grande?

A forma mais comum é de carro, seguindo pela BR-316. Há também opções de ônibus que conectam a cidade com as principais cidades da região.

? Quais atividades podem ser feitas na cidade?

Os visitantes podem desfrutar de trilhas na Serra da Onça, conhecer a história local nas igrejas e participar de festividades culturais durante o ano.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Mata Grande?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Mata Grande Alagoas - AL

Histórico

O nome de Mata Grande veio de fato de ter a povoação sido edificada junto à serra do mesmo nome e que é coberta de uma vasta fértil e verdejante mata.

O povoamento do núcleo que deu origem à atual cidade de Mata Grande teve início em 1791, quando por escritura de doação, João Gonçalves Teixeira e sua mulher, Maria Luiza, doavam uma parte de terra, denominada Cumbe, situada nas Matas de Santa Cruz, para aí edificada uma capela sob a invocação Nossa Senhora da Conceição.

Cumbe, foi então a primeira denominação e ainda, hoje, é o nome de uma fonte que abastece a cidade e ao contraforte da Serra da Onça.

De acordo, ainda com a escritura acima citada, sabe-se que João Alves Teixeira instalou uma fazenda de gado que constituiu o primeiro núcleo de população o qual estava localizado onde se encontra hoje a cidade de Mata Grande. João Gonçalves erigiu, logo abaixo de sua residência, uma capelinha de taipa que, como era de praxe, servia também de cemitério, ao lado esquerdo do prédio de um grupo escolar. Ergueu em frente, grande cruz de madeira, feita ao tronco de enorme maçarandubeira ali existente. Dessa árvore de gigantesco porte, herdou o arraial o nome de Mata do Pau Grande.

Escrituras de 1808, documentam-lhe o nome de Mata do Pau Grande, de freguesia de Nossa Senhora da Saúde de Tacaratu. Sua denominação passou a ser Mata Grande em 1835.

Gentílico: mata-grandense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de vila com denominação de Mata Grande, pela lei provincial nº 18, de18-03-1837, desmembrado de Porto da Folha (mais tarde Traipú).

Pela lei provincial nº 43, de 04-05-1846, a vila é extinta.

Elevado novamente à categoria de vila com a denominação Mata Grande, pela lei nº 197, de 28-06-1852. Reinstalada em 27-09-1852.

Pela lei provincial nº 516, de 30-04-1860, Mata Grande passou a denominar-se Paulo Afonso.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Mata Grande, pela lei estadual nº 328, de 05-06-1902.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município de Paulo Afonso é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 1144, de 25-05-1929, o município de Paulo Afonso passou a denomina-se Mata Grande.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada em 2007.

Alterações toponímicas municipais

Mata Grande Paulo Afonso alterado, pela lei provincial nº 516, de 30-04-1860. Paulo Afonso para Mata Grande alterado, pela lei estadual nº 1144, de 25-05-1929.

Fonte: IBGE