Sul Região de Umuarama

Tudo sobre Maria Helena

Guia completo, dados e turismo em Paraná.

População (2022)
5.865
PIB Total
R$ 134,46 Mi
Per Capita
R$ 22.925,15
Área (km²)
486,200
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Abril

O clima é ameno e as festividades da colheita do café atraem turistas.

🛡️

Segurança

A cidade possui um ambiente tranquilo e seguro para turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Maria Helena, uma charmosa cidade no noroeste do Paraná, cercada pela exuberante Mata Atlântica e repleta de história. Fundada em 1947, Maria Helena é fruto do movimento colonizador que buscava terras férteis para o cultivo do café, atraindo muitos imigrantes de São Paulo e Minas Gerais. Aqui, você encontrará uma combinação única de natureza rica e um histórico fascinante.

Principais Atrações

Praça da Matriz

Um belo espaço público com um jardim bem cuidado, ideal para relaxar e apreciar a paisagem local.

Igreja Matriz de Maria Helena

Uma igreja histórica que representa a arquitetura religiosa da região, perfeita para os amantes de história e cultura.

Chácara do Café

Um espaço que reconstitui a história do ciclo do café, com visitas guiadas e degustações.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época para visitar Maria Helena?

A melhor época é em abril, quando ocorrem as festividades da colheita do café e o clima é agradável.

? Como chegar a Maria Helena?

Maria Helena está a uns 30 km de Umuarama e pode ser acessada pela Rodovia PR-323.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Maria Helena?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

A cidade de Maria Helena assim como a maioria das cidades do noroeste do Paraná surgiu do movimento colonizador em busca de terras para o plantio do café. A partir do início do século XX a ampliação da área cafeeira, proporcionou a criação de muitas cidades, numa onda que se deslocava de leste para oeste, desbravando todo o norte do estado. Este era o tempo da euforia do café, provocada pelos altos preços pós-guerra, no mercado internacional.

Em 1947 o Sr. Moacir Loures Pacheco proprietário da colonizadora do Paraná Ltda, conseguiu oficializar junto ao governo como de sua propriedade as terras, que hoje constituem o município de Maria Helena. O nome foi escolhido pelo Sr. Moacir e seu sócio Sr. Mário de Aguiar Abreu, uma homenagem à filha deste último.

A área de terra pertencente à Colonizadora foi dividida em lotes, sítios e chácarasque foram vendidas à pessoas que migraram principalmente dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

A fundação da sede foi em 1953, ergueu-se um cruzeiro onde hoje está situada a igreja Matriz de Maria Helena. Antes disso várias famílias algumas da região nordeste do país já haviam se instalado aí, atraídas pelos baixos custos e longos prazos para pagamento das terras. Também vieram algumas famílias de origem nipônicas provenientes de Marialva e Mandaguari, cidades vizinhas a Maringá. Estes imigrantes encontraram na região cerca de

400 famílias xetás, nações indígenas que habitavam o noroeste do estado e hoje já consideradas extintas.

Pela Lei n.º 12 de 25 de abril de 1955, Maria Helena foi elevada à categoria de distrito pertencente ao município de Peabiru, porém mais tarde com a criação do município de Cruzeiro do Oeste, pelo advento da lei n.º 253 de 28 de novembro de 1954, privilegiou toda a área do Norte Novíssimo como era chamada esta região. Cruzeiro do Oeste sendo

elevada a município, Maria Helena passou a ser distrito e teve como interventor o Sr. José Wanderley Buscarons. Neste período registrou-se um grande crescimento populacional, como também ampliou o desenvolvimento agrícola e comercial.

Foi elevada a categoria de município apenas em 25 de julho de 1960, com a lei número 4.245, desmembrando-se de Cruzeiro do Oeste e sendo instalada em 15 de novembro de 1961. A comunidade comemora o aniversário da cidade no dia 25 de julho e o dia da padroeira, Nossa Senhora das Graças, em 15 de agosto.

Fonte: Prefeitura Municipal de Maria Helena

Autor do Histórico: SEBASTIÃO APARECIDO DE AZEVEDO