Sul Região de Curitiba

Tudo sobre Mandirituba

Guia completo, dados e turismo em Paraná.

População (2022)
27.439
PIB Total
R$ 665,07 Mi
Per Capita
R$ 24.238,13
Área (km²)
379,200
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Setembro

É a época da colheita da camomila, quando os campos estão floridos e a temperatura é agradável, ideal para passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

Mandirituba é considerada uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade, proporcionando uma visita segura aos turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Mandirituba, uma encantadora cidade no estado do Paraná, rica em história e natureza. Localizada na região da Mata Atlântica, Mandirituba não só é famosa por sua produção de camomila, mas também por seu patrimônio histórico que remonta à época dos índios e dos primeiros colonizadores. Venha descobrir o que essa cidade tem a oferecer!

Principais Atrações

Igreja Matriz de Mandirituba

Um belo exemplo da arquitetura religiosa da região, a Igreja Matriz é um ponto de encontro e devoção para a comunidade local.

Parque Natural Municipal da Camomila

Um parque que celebra a famosa produção de camomila da região, com trilhas para caminhadas e áreas para piquenique.

Museu Histórico de Mandirituba

Um pequeno museu que preserva a história da cidade, com exposições sobre a vida dos primeiros colonizadores e a cultura local.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atração em Mandirituba?

A principal atração é a produção de camomila, que pode ser explorada através do Parque Natural Municipal da Camomila.

? Como chegar a Mandirituba?

Mandirituba está localizada a cerca de 50 km de Curitiba, acessível pela Rodovia BR-376.

? Existem opções de hospedagem em Mandirituba?

Sim, a cidade oferece algumas pousadas e hotéis com preços acessíveis para todos os bolsos.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Mandirituba?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Mandirituba

Paraná - PR

Histórico

Os primeiros ocupantes destas paragens foram os índios que deram esta denominação em função da existência de Manduri que são abelhas nativas, produtoras de um excelente mel.

Por volta de 1879, as terras foram requeridas na Paróquia de São José dos Pinhais. A partir de 1900, com a abertura de estradas, iniciou-se a aglomeração que deu origem à cidade.

Em Mandirituba existem alguns minérios como a areia, a cerâmica, o saibro e o granito. Seu grande potencial está na agricultura, pois classifica-se como o maior produtor nacional de camomila (Matricaria Chamomilla).

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de São José dos Pinhais o distrito de Mandirituba.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Mandirituba, pela lei estadual nº 4245, de 25-07-1960, desmembrado de São José dos Pinhais. Sede no antigo distrito de Mandirituba. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-11-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 5532, de 20-02-1967, é criado o distrito de Areia Branca do Assis e anexado ao município de Mandirituba.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Mandirituba e Areia Branca do Assis.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela lei estadual nº 7521, de 16-11-1981, é criado o distrito de Fazenda Rio Grande e anexado ao município de Mandirituba.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 3 distritos: Mandirituba, Areia Branca do Assis e Fazenda Rio Grande. .

Assim permencendo em divisão territorial datada de 1988.

Pela lei estadual nº 9213, de 26-01-1990, desmembra do município de Mandirituba o distrito de Fazenda Rio Grande. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 2 distritos: Mandirituba e Areia Branca do Assis.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: